Seguimento - Incêndios 2022

Incendio de Loriga a neste momento:
4Nbk8J.jpg

Início a um quarto para as três da madrugada, 17ºC, HR 93%, vento fraco < 10 Km/h, povoamento florestal. :disgust:

É mesmo aquela hora óptima e são as condições meteorológicas ideais para que se produza um reacendimento espontâneo...

• Revirar os Olhos
Reactions: "Charneca" Mundial
Relocalizado, mesmo assim com provável incerteza do local exacto de início (pode distar até umas poucas centenas de metros).
Longe de qualquer acesso ou trilho (o mais próximo estará a cerca de 500 metros. Terreno impossível de percorrer a pé e de noite.
Como é que esta ignição foi feita?

UfvcrH7.jpg

Detalhe do terreno na zona provável de início.
Jkp0MnZ.jpg

Estado actual dos meios no "terreno":

• Triste
Notícia no CM. Às 23h37.
"
O fogo voltou a deflagrar, esta noite de segunda-feira, no parque natural da serra da Estrela.
O alerta foi dado, cerca das 22h00, para os bombeiros da Guarda, para um incêndio florestal em Eira da Pedra, Loriga, Seia, mas os bombeiros ficaram impossibilitados de chegar às chamas por completa falta de acessos.
Foram mobilizados, até ao momento, 34 operacionais e 12 viaturas.
A única forma de chegar à frente do fogo é de forma apeada mas a orografia do terreno oferece muitos perigos aos combatentes.
Segundo apurou o CM já esta madrugada, caso o incêndio consiga sobreviver à baixa humidade que se faz sentir na zona, o objetivo é cercar o perímetro do fogo e que às primeiras horas da manhã os meios aéreos consigam rapidamente travar o fogo e evitar a propagação das chamas a povoamentos florestais existentes naquela região da serra da Estrela."

Visto desde Tábua (30 Km):

• Triste
Querem mesmo queimar a Serra da Estrela toda :( O incêndio era bem visível do concelho de Nelas. Fiquei logo com a sensação que seria próximo da garganta de Loriga. Que tristeza.
No Domingo, lá fui para mais uma volta de bike à Torre e depois ainda fui a Manteigas...até dói a alma:( e agora, mais uma parte a arder

Sim, Penha dos Abutres e não da Águia, como escrevi. Mas onde viste essa informação? Consegues observar o fogo desde Seia, não é possível pois não?

Não, mas eu estou em Loriga, que é a minha terra natal. E a vantagem de Loriga é que é uma espécie de anfiteatro a céu aberto, da vila (que está ao fundo do Vale Glaciar) consegue ter-se vista para os montes todos em volta. E portanto, tal como eu muita gente aqui viu o incêndio a começar, os bombeiros saíram logo por essa hora. O pin-point já foi atualizado para um local mais próximo do que referi.
O início foi muito lento, a humidade do ar estava muito elevada e havia inclusive algum nevoeiro na orla da serra, e durante cerca de 20 minutos praticamente não passou do mesmo pontinho. Houvesse algum tipo de acesso para ali e tinha sido imediatamente apagado. Só que não há, e mesmo tentando pelo mato e pelas rochas seria sempre uma boa hora de caminhada pelo menos... é como disse, quem o deitou sabia bem o que estava a fazer.

Entretanto o incêndio continua a meia encosta, espero que os meios aéreos que já chegaram o consigam debelar antes de descer até à praia fluvial.

Querem ver que a "onda terrorista" que atacou coordenadamente a Serra da Estrela foi um grupo de miudos???
E esta hein!!!
Quanto a ignição de hoje...falemos daqui a uns dias, mas a pista andará a volta do queijo da Serra...

A noticia que publico é do Publico, mas a pista ja vinha a ser seguida ha uns bons dias