Pastorícia?Querem ver que a "onda terrorista" que atacou coordenadamente a Serra da Estrela foi um grupo de miudos???
E esta hein!!!
Quanto a ignição de hoje...falemos daqui a uns dias, mas a pista andará a volta do queijo da Serra...
Pastorícia?Querem ver que a "onda terrorista" que atacou coordenadamente a Serra da Estrela foi um grupo de miudos???
E esta hein!!!
Quanto a ignição de hoje...falemos daqui a uns dias, mas a pista andará a volta do queijo da Serra...
Muito possível, mas não me apressaria a retirar essa conclusão. Ainda há uns poucos pastores em Loriga, mas o ritual da subida à serra no Verão já não acontece praticamente porque não faltam terrenos e courelas para o gado "limpar" junto à vila.Quanto a ignição de hoje...falemos daqui a uns dias, mas a pista andará a volta do queijo da Serra...
Para tentar perceber, críticas o pessoal que fala de "terrorismo" e afins, mas apontas já, sem certeza que este de Loriga se deve à pastorícia? Não estarás a fazer o mesmo que os outros?Um desafio: puxem "a fita atrás" agora. Leiam/ouçam as declarações de politicos, comandantes, responsaveis pela proteção civil nacional e local...mesmo os inúmeros posts aqui neste forum...um grupo de miúdos e reacendimentos, "so" isto...nada de "terroristas" dos eucaliptos ou dos interesses turisticos, etc etc etc...conseguem os "eco urbanitas" deitar-se logo a noite e dormir descansados?
no entanto 34,5% dos incêndios investigados, não foi possível apurar as causas.... Podem estar muitos incêndios com causa de incendiarismo ainda incluídos neste grupo... Se eu fosse um incendiário não ia deixar provas/rasto de que tinha sido feita uma ignição propositada.... daí, esses incêndios serem mais difíceis de provar a sua causa, minha opinião, claro.De acordo com o último relatório do ICNF (dados até 15/08), em 2022 o incendiarismo imputável representa apenas 22% do total de ignições que têm uma causa investigada/atribuída.Há portanto quase 80% de outras razões relacionadas com o uso do fogo e acidentais.
Eu o que sei é que no último mês e meio já vi o fogo paredes meias com a casa onde estava a passar férias, já vi o Parque Natural onde cresci dizimado nas suas áreas mais intactas, e agora estou a ver o meu pequeno paraíso a ser mais uma vez esventrado. Enquanto isso, os "ignóbeis dos eco-urbanistas" estão na sua vida em qualquer das grandes cidades do país, alheios ao facto de haver muito eucalipto, muita negligência ou muito miúdo incendiário.Um desafio: puxem "a fita atrás" agora. Leiam/ouçam as declarações de politicos, comandantes, responsaveis pela proteção civil nacional e local...mesmo os inúmeros posts aqui neste forum...um grupo de miúdos e reacendimentos, "so" isto...nada de "terroristas" dos eucaliptos ou dos interesses turisticos, etc etc etc...conseguem os "eco urbanitas" deitar-se logo a noite e dormir descansados?
Sleet, o incêndio está a ir em que direção, sabes?Eu o que sei é que no último mês e meio já vi o fogo paredes meias com a casa onde estava a passar férias, já vi o Parque Natural onde cresci dizimado nas suas áreas mais intactas, e agora estou a ver o meu pequeno paraíso a ser mais uma vez esventrado. Enquanto isso, os "ignóbeis dos eco-urbanistas" estão na sua vida em qualquer das grandes cidades do país, alheios ao facto de haver muito eucalipto, muita negligência ou muito miúdo incendiário.
Não são os eco-urbanistas que sofrem e passam noites em claro sejam quais forem as causas, disso pode ter a certeza.
Continua na mesma encosta onde começou, havia sobretudo o risco de progredir para sudeste na direcção de Alvoco da Serra mas com a entrada dos meios aéreos conseguiram parar a progressão nesse sentido.Sleet, o incêndio está a ir em que direção, sabes?
Se passa Loriga, a zona da levada que vai até à Aldeia da Cabeça, pode ficar complicado. Ou se for em direção à Lapa dos Dinheiros, pois essa zona entre o Rio Alva, Lapa dos Dinheiros e a Senhora do Desterro ainda tem, felizmente, muitas árvores.
que fala de "terrorismo"
O marcador no mapa de fogos.pt tem a cor de como estando em resolução. Na informação detalhada ainda não, apesar da última actualização estar indicada às 15:13, mas na página do ProCiv está efectivamente indicado em resolução ("EM RESOLUÇÃO – Incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido").