Seguimento - Incêndios 2022

Desculpem, é da Visão

Quanto a ignição de hoje...falemos daqui a uns dias, mas a pista andará a volta do queijo da Serra...
Muito possível, mas não me apressaria a retirar essa conclusão. Ainda há uns poucos pastores em Loriga, mas o ritual da subida à serra no Verão já não acontece praticamente porque não faltam terrenos e courelas para o gado "limpar" junto à vila.
Acresce a hora da ignição, propositada para aproveitar inteiramente a janela em que os meios aéreos não podiam operar. Não tenho estas pessoas como muito informadas em relação a este tipo de acontecimentos, mas tudo é possível. Seja como for numa coisa eu concordo, quem foi não deve andar muito longe.

Um desafio: puxem "a fita atrás" agora. Leiam/ouçam as declarações de politicos, comandantes, responsaveis pela proteção civil nacional e local...mesmo os inúmeros posts aqui neste forum...um grupo de miúdos e reacendimentos, "so" isto...nada de "terroristas" dos eucaliptos ou dos interesses turisticos, etc etc etc...conseguem os "eco urbanitas" deitar-se logo a noite e dormir descansados?

• Gosto
Reactions: Scan_Ferr
De acordo com o último relatório do ICNF (dados até 15/08), em 2022 o incendiarismo imputável representa apenas 22% do total de ignições que têm uma causa investigada/atribuída.Há portanto quase 80% de outras razões relacionadas com o uso do fogo e acidentais.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Um desafio: puxem "a fita atrás" agora. Leiam/ouçam as declarações de politicos, comandantes, responsaveis pela proteção civil nacional e local...mesmo os inúmeros posts aqui neste forum...um grupo de miúdos e reacendimentos, "so" isto...nada de "terroristas" dos eucaliptos ou dos interesses turisticos, etc etc etc...conseguem os "eco urbanitas" deitar-se logo a noite e dormir descansados?
Para tentar perceber, críticas o pessoal que fala de "terrorismo" e afins, mas apontas já, sem certeza que este de Loriga se deve à pastorícia? Não estarás a fazer o mesmo que os outros?
E atenção, nem estou a dizer que estás errado em relação a este incêndio, só me parece que estás a extrapolar um exemplo de um grupo de jovens(a ser verdade a notícia) para uma quase generalização, que é basicamente o que faz quem diz que é por causa de eucaliptos e ou por causa disto ou daquilo.

Já percebi que estás ligado à área(penso não estar enganado), seria muito mais interessante, assim entendas, tentar dentro do conhecimento que tens, explicar certas e determinadas coisas(que eu e os restantes leitores, até podem não entender) do que mandares sempre umas bocas de superioridade quando fazes publicações. Sinceramente parece-me que os eco urbanistas(sejam lá quem forem) não devem dormir nada descansados ao ver o nosso país arder, da mesma forma que penso que tu também não. Quase me parece uma medição de "pilinhas" (desculpem a expressão).

De acordo com o último relatório do ICNF (dados até 15/08), em 2022 o incendiarismo imputável representa apenas 22% do total de ignições que têm uma causa investigada/atribuída.Há portanto quase 80% de outras razões relacionadas com o uso do fogo e acidentais.
no entanto 34,5% dos incêndios investigados, não foi possível apurar as causas.... Podem estar muitos incêndios com causa de incendiarismo ainda incluídos neste grupo... Se eu fosse um incendiário não ia deixar provas/rasto de que tinha sido feita uma ignição propositada.... daí, esses incêndios serem mais difíceis de provar a sua causa, minha opinião, claro.

Eu o que sei é que no último mês e meio já vi o fogo paredes meias com a casa onde estava a passar férias, já vi o Parque Natural onde cresci dizimado nas suas áreas mais intactas, e agora estou a ver o meu pequeno paraíso a ser mais uma vez esventrado. Enquanto isso, os "ignóbeis dos eco-urbanistas" estão na sua vida em qualquer das grandes cidades do país, alheios ao facto de haver muito eucalipto, muita negligência ou muito miúdo incendiário.
Não são os eco-urbanistas que sofrem e passam noites em claro sejam quais forem as causas, disso pode ter a certeza.

Última edição:
Eu o que sei é que no último mês e meio já vi o fogo paredes meias com a casa onde estava a passar férias, já vi o Parque Natural onde cresci dizimado nas suas áreas mais intactas, e agora estou a ver o meu pequeno paraíso a ser mais uma vez esventrado. Enquanto isso, os "ignóbeis dos eco-urbanistas" estão na sua vida em qualquer das grandes cidades do país, alheios ao facto de haver muito eucalipto, muita negligência ou muito miúdo incendiário.
Não são os eco-urbanistas que sofrem e passam noites em claro sejam quais forem as causas, disso pode ter a certeza.
Sleet, o incêndio está a ir em que direção, sabes?
Se passa Loriga, a zona da levada que vai até à Aldeia da Cabeça, pode ficar complicado. Ou se for em direção à Lapa dos Dinheiros, pois essa zona entre o Rio Alva, Lapa dos Dinheiros e a Senhora do Desterro ainda tem, felizmente, muitas árvores.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Sleet, o incêndio está a ir em que direção, sabes?
Se passa Loriga, a zona da levada que vai até à Aldeia da Cabeça, pode ficar complicado. Ou se for em direção à Lapa dos Dinheiros, pois essa zona entre o Rio Alva, Lapa dos Dinheiros e a Senhora do Desterro ainda tem, felizmente, muitas árvores.
Continua na mesma encosta onde começou, havia sobretudo o risco de progredir para sudeste na direcção de Alvoco da Serra mas com a entrada dos meios aéreos conseguiram parar a progressão nesse sentido.
Houve de resto uma grande melhoria na última hora e parece muito mais controlado neste momento, embora continue a haver diversos focos espalhados pela zona da Garganta de Loriga e numa pequena frente que desce lentamente para a praia fluvial.

que fala de "terrorismo"

Mas um fogo ateado deliberadamente e de forma consciente, pensada com o intuito de prejudicar ou criar grandes danos, seja porque motivo for, não é um acto de terrorismo?

Ou pelo menos não deveria ser equiparado a um acto de terrorismo? Como o outro engenheiro que andava a espalhar artefactos incendiários que depois controlava, isso é o quê?

Claro que não falamos ( a princípio ) em fundamentalistas islâmicos, ou bombistas suicidas, nem as motivações são (?) as mesmas, mas é sim, um acto de terrorismo (organizado ou individual) pois visa criar danos ou insegurança numa sociedade através de incêndio.

Se em Portugal há terrorismo incendiário (organizado) isso já não sei, mas mesmo individualmente é um acto de terrorismo e deveria ser tratado como tal, juridicamente e em termos de penas exemplares, não é como muitos a serem tratados como "coitadinhos" e "maluquinhos" muitos são isso aos olhos da sociedade, mas não chegam fogo ao que é deles... pois... :rolleyes:

Última edição:

ztNw1u3.jpg

GTqPgAw.jpg

O marcador no mapa de fogos.pt tem a cor de como estando em resolução. Na informação detalhada ainda não, apesar da última actualização estar indicada às 15:13, mas na página do ProCiv está efectivamente indicado em resolução ("EM RESOLUÇÃO – Incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido").

O marcador no mapa de fogos.pt tem a cor de como estando em resolução. Na informação detalhada ainda não, apesar da última actualização estar indicada às 15:13, mas na página do ProCiv está efectivamente indicado em resolução ("EM RESOLUÇÃO – Incêndio sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido").

Agora sim, está classificado na informação detalhada com "em resolução" às 15:28.

Tenho reparado que o fumo do incêndio não apareceu no radar e que os ecos mais intensos, nos IR em geral, parecem ocorrer, principalmente, quando estão envolvidas as espécies pinheiro e eucalipto em povoamentos de alta densidade. Mas esta observação não exclui que em qualquer tipo de povoamento, até não arbóreo, apareçam ecos no radar, dependendo também de outros factores como a exposição ao feixe do radar.