Seguimento - Incêndios 2022

Incendio em Santo Estêvão (Benavente) felizmente já em resolução mas ainda chegou a mobilizar cerca de 60 operacionais, terá possivelmente sido provocado por uma máquina agrícola que estaria a enfardar palha.... São este tipo comportamentos de risco numa altura destas que têm que acabar, felizmente a situação não foi muito grave neste caso, já noutros locais não se poderá dizer o mesmo...
 
Mesmo com o estado de alerta e as proibições de fogo e acções que podem produzir ignições, é este o panorama, com vários inícios:

oquZW5x.jpg
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial



Começam a inventariar desculpas para a incompetência/negligência e atraso nas medidas repressivas de verdadeira prevenção. :disgust:

CQXfSBZ.jpg
 
Áreas ardidas nos incêndios de Benespera e Carrazeda, até dia 8.

kWRodCr.jpg


XwpE9qg.jpg


Fonte das imagens.
A escala das imagens é dada pelo pequeno segmento no canto inferior direito de cada imagem e que representa 500 m. Um quadrado com um lado dessa dimensão são 25 hectares.

Podem depois investigar no Google Maps, usando o street view, qual era o tipo de terreno e de vegetação que ardeu.
Podem ainda imaginar a biodiversidade animal e vegetal que foi perdida e que demorará anos a regenerar-se, se se regenerar e se a deixarem regenerar-se em vez de darem aos solos outro "uso" que dê "retorno económico" em vez de "matos" que "não servem para nada".

:mad:
 
Última edição:

Marcelo cancela viagem a Nova Iorque devido a “muito elevado risco de incêndios”​

JKZC3RE.jpg


O anúncio surge depois de o primeiro-ministro, António Costa, também ter anunciado o cancelamento da sua viagem oficial a Moçambique, devido ao elevado risco de incêndios rurais.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou a viagem a Nova Iorque, nos Estados Unidos, que deveria decorrer entre segunda e quinta-feira, devido ao elevado risco de incêndios florestais.


“O Presidente da República cancelou a deslocação a Nova Iorque no início da próxima semana, onde deveria intervir numa reunião especial do Conselho Económico e Social da ONU. O Presidente da República decidiu ficar em Portugal no início da semana, devido ao muito elevado risco de incêndios florestais”, lê-se numa breve nota publicada na página da Internet da Presidência da República durante o dia de sábado.



Parece que o Marcelo já pegou numa mangueira, e o Costa num balde para ajudar.... :unsure: