joralentejano
Super Célula
Imagens impressionantes agora na CMTV do incêndio de Belas. Está descontrolado...
Carrazeda em resolução finalmente.
Vão ser dias com condições excecionais... precaução máxima!Hoje é um dia de "pausa" para tomar balanço para enfrentar o que aí vem... Esperemos que nos próximos dias não surjam ignições nos sítios mais críticos...
Mas para fazerem isso seria preciso que o PR decretasse o Estado de Emergência, algo que nunca vai acontecer. Desde a aprovação da Constituição de 1977, só foi decretado tal Estado duas vezes, e em ambas as vezes foi por causa duma pandemia global e completamente excepcional.O que o Sr. Presidente e o Sr. Primeiro Ministro deviam fazer, era nos municípios de Alto Risco, dar ordem de proibição de circulação para os dias 13 e 14, mas de proibição total, seja rodoviária ou não. Para situações inéditas, medidas inéditas, falta é coragem politica para se fazer isso!
Felizmente o vento não irá estar muito forte, pelo menos é o que dizem as previsões, só na Serra do Caldeirão é que se vai notar mais vento.
Mas para fazerem isso seria preciso que o PR decretasse o Estado de Emergência, algo que nunca vai acontecer. Desde a aprovação da Constituição de 1977, só foi decretado tal Estado duas vezes, e em ambas as vezes foi por causa duma pandemia global e completamente excepcional.
E não, não sou a favor de decretar o Estado de Emergência em mais situações pois é algo extremamente perigoso para a Democracia a longo prazo se isso se tornar comum. Só mesmo em situações muito excepcionais, como uma guerra ou uma pandemia que ponha em causa o funcionamento do próprio sistema estatal, é que tal decreto tem fundamento. Incêndios ocorrem em todos os anos, não é por aí...
O que vai safar isto, é o vento que está muito fraco e assim se prevê pelo menos até dia 13, mas dia 14 o vento parece que vai aumentar.