Seguimento - Incêndios 2023

Zambujeiro

Rajadas acima dos 60 Km/h

RTJrRqZ.jpg


Pluma de fumo mostra bem a intensidade do vento, já tem mais 50 Km de extensão.

JOSBWiF.png
 
Última edição:

Incêndio em Paços de Ferreira cancela procissão nas festas de São Tiago.​


Um incêndio de grandes dimensões está a consumir uma zona de mato no monte de São Tiago de Ferreira, nas freguesias de Ferreira (do concelho de Paços de Ferreira) e de Louredo (do concelho de Paredes).

Em dia de festa do São Tiago de Ferreira, as chamas estão a obrigar à evacuação das pessoas e dos carros que se encontravam no local para as festividades e obrigou mesmo ao cancelamento da procissão, marcada para as 18 horas e dos Ferreirinhos (sessão de fogo de artifício) que iria ocorrer às 20 horas.

As chamas estão a ser combatidas por 69 elementos de várias corporações dos concelhos de Paredes e Paços de Ferreira, apoiados por 18 meios terrestres e cinco aéreos.


Coluna de fumo negro visível daqui do Porto.
 
Já estão mais de uma centena de bombeiros mobilizados e quase uma dezena de aviões a ajudar a combater as chamas. O Hospital de Cascais está em risco de ser evacuado devido à proximidade das chamas.

O incêndio em Alcabideche, Cascais, tem uma frente ativa e mobiliza 292 bombeiros, 80 viaturas e 14 meios aéreos, sendo que os meios estão em constante atualização. As chamas já causaram ferimentos ligeiros num bombeiro, disse fonte da Proteção Civil à Lusa.

 
Já ardeu uma casa segundo a CMTV.

A5 cortada a partir do nó de Alcabideche ( CMTV).
 

Incêndio. Evacuada localidade de Zambujeiro no concelho de Cascais.​


25/07/23 19:53 ‧ HÁ 24 MINS POR LUSA

A localidade de Zambujeiro, no concelho de Cascais, está a ser evacuada devido ao incêndio florestal que lavra hoje naquela zona, disse à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana.

A mesma fonte adiantou que a população está a ser retirada da aldeia por militares da GNR.

Os meios de combate aos incêndios foram reforçados, estando às 19h40 no local 423 operacionais, apoiados por 111 veículos e 14 meios aéreos.

O incêndio, para o qual foi dado alerta às 16h58, teve início na localidade de Zambujeiro, numa zona de serra, e tem duas frentes ativas.

O fogo está próximo de habitações, sendo o vento a principal dificuldade no combate às chamas, disse à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa.

Sobre a proximidade do incêndio ao Hospital de Cascais (também na freguesia de Alcabideche, mas numa malha urbana mais densa) e o Centro Social do Pisão (na área da serra), a mesma fonte afirmou que estas "zonas sensíveis estão acauteladas e a serem monitorizadas pelos bombeiros".