Incêndios: "Não são necessários tantos meios aéreos", diz presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais
![]()
Incêndios: "Não são necessários tantos meios aéreos", diz presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais
O presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) apelou hoje aos deputados para que “saiam da discussão dos meios aéreos” e “do eucalipto”, considerando que ...24.sapo.pt
Bastava termos as condições da Sicilia e da Grécia e o país virava um inferno em chamas, a meteorologia tem sido bondosa connosco e nada mais.
Ainda falta acrescentar o eucalipto, que também favorece a propagação dos incêndios, quando não existem faixas de contenção de fogos com outras espécies mais resistentes aos fogos, esses incêndios são complicados serem controlados.Depois de ler a notícia acima, saltam-me logo algumas questões, mesmo sem pensar muito...
Se "não são necessários tantos meios aéreos" porque, por exemplo, este ano houve um acréscimo de meios aéreos em relação a anos transatos?
Porque em vários incêndios durante este ano foram usados, 10/12/14 meios aéreos (temos neste últimos dias 2 exemplos, Alcabideche e Almodôvar... já para não falar noutros de menor dimensão durante este mês como Sertã, Lousã,... em que foram logo usados no ATI)?
"...dizer que isto se resolve com mais meios aéreos também está errado, porque sabemos que os meios aéreos não resolvem, encarecem. O fogo resolve-se no chão com as enxadas”" Tiago Oliveira, presidente da AGIF
O problema dos incêndios de Alcabideche e de Almodôvar, só para citar este dois, teria sido de mais fácil resolução se os operacionais fossem para o terreno só com as enxadas?
Sobre o incêndio de Alcabideche: "...o presidente da AGIF respondeu que “do ponto de vista da proteção civil e do combate correu bem” e que “dificilmente podia ter outras consequências” devido às condições meteorológicas da humidade e vento que “estavam muito favoráveis”.
Ainda havia mais para falar mas fico-me só por mais duas últimas notas...
1. “Há um conjunto de resistências de natureza política, de distribuição de poder, de não cumprimento de procedimento de poderes, de dinheiros não verificados que têm de ser escalpelizados” Tiago Oliveira
A que dinheiros se refere? Sabe de alguma situação menos clara? Se sim, já denunciou?
2. Confesso que não acompanho o trabalho da AGIF... E, por isso, pergunto, humildemente, se alguém me consegue explicar o que tem feito a AGIF para resolver a questão dos incêndios rurais?
Ainda falta acrescentar o eucalipto, que também favorece a propagação dos incêndios, quando não existem faixas de contenção de fogos com outras espécies mais resistentes aos fogos, esses incêndios são complicados serem controlados.
O ataque inicial com tantos meios aéreos podem ter ajudado em controlar os incêndios mais rapidamente.
Concordo, embora sem ter conhecimentos e prática (claro!) também sou da opinião que os meios aéreos podem ser essenciais para quebrar o ímpeto inicial e os picos de intensidade das chamas, sem o que as equipas no solo não podem progredir. Mas parece-me óbvio que as descargas aéreas não conseguem atingir toda uma área a arder. No entanto acho que são imprescindíveis nos casos de terreno inacessível e estou a lembrar-me de áreas como na Serra da Estrela ou mesmo na Serra de Sintra, onde a mera progressão no terreno mesmo sem fogo é praticamente impossível (experiência própria), quanto mais com fogo.Em relação aos meios aéreos são muito uteis no ataque inicial, mas precisam de consolidação feita com equipas no solo para serem realmente eficazes. São as tais equipas com ferramentas manuais que o Tiago Oliveira refere e muito importantes para consolidar rescaldos e evitar reativações. Meios aéreos sozinhos não apagam nada!
Incêndio agora na Estrada dos Fuzileiros, no Barreiro! Local muito perigoso, na margem de extensa mancha de coberto vegetal de árvores (misto de pinheiros e outras, e mato muito seco) e que se saltar para a Mata da Machada é desastroso.
![]()
![]()
![]()
Acrescente-se que esta mata tem muito lixo espalhado de todo o tipo.
![]()
O presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) apelou hoje aos deputados para que “saiam da discussão dos meios aéreos” e “do eucalipto”, considerando que ...24.sapo.pt
Bastava termos as condições da Sicilia e da Grécia e o país virava um inferno em chamas, a meteorologia tem sido bondosa connosco e nada mais.
Penhas do Marmeleiro com tudo ardido?Zonas atingidas pelo incêndio no concelho de Cascais. Início do incêndio no topo norte da área.
Imagem Sentinel do dia 26 de Julho.
![]()
Penhas do Marmeleiro com tudo ardido?