Seguimento - Incêndios 2023

E estalou o verniz...

ANMP exige que presidente da Agência para a Gestão de Fogos Rurais "se retrate"

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exigiu esta sexta-feira que o presidente da Agência para a Gestão de Fogos Rurais se retrate das declarações que fez na Assembleia da República e sugere ao primeiro-ministro que avalie se Tiago Oliveira se deve manter no cargo.

Municípios da Lezíria e Médio Tejo “indignados” com Tiago Oliveira “cortam relações” com AGIF

“A AGIF, que deveria promover a articulação entre as várias entidades do sistema, parece demonstrar desconhecimento no que respeita à realidade existente e deixou de ter condições de protagonizar tão importantes desígnios de articulação”, pode ler-se no comunicado, com a CIM Médio Tejo. A considerar as afirmações proferidas “inaceitáveis” e apelando ao governo que “analise tão graves declarações e que delas retire todas as consequências”.

Os presidentes dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), por sua vez, manifestaram hoje “indignação” pelas declarações do presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais no parlamento, anunciando o “corte de relações” com a AGIF.

Municípios do Algarve querem demissão do presidente da AGIF

"Os 16 autarcas algarvios não têm confiança e nem reconhecem competência a Tiago Oliveira para ocupar tão importante e fundamental cargo, e pedem, por isso, que o presidente da AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais - se demita, reconhecendo que não tem condições para se manter em funções", apelaram as Câmaras do distrito de Faro.

"O senhor presidente da AGIF, Tiago Oliveira, desde a primeira hora tem tido uma posição, no nosso entender, pouco conhecedora do que se passa no mundo rural e contrária àquilo que é a perspetiva de desenvolvimento do interior por parte de muitos dos municípios que têm esta problemática dos fogos florestais", afirmou António Pina à Lusa.
Desta vez, concordo com o Pina. :D

Olhem para a Grécia até parece ser Portugal, com o ministro da protecção civil de férias enquanto o país arde. :D
 

Incêndios: "Não são necessários tantos meios aéreos", diz presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais​



Bastava termos as condições da Sicilia e da Grécia e o país virava um inferno em chamas, a meteorologia tem sido bondosa connosco e nada mais.

Se toda a gente comesse de forma saudável, bebesse muita água e tivesse cuidado para não passar doenças de uns para outros nem ter acidentes, não seriam necessários tantos hospitais nem esta coisa perversa que é pagar a médicos para nos melhorarem a saúde.

Em Portugal, mesmo entre especialistas de determinadas áreas, há dificuldade em enquadrar a prevenção e a acção no espaço e no tempo.

Os meios aéreos são fundamentais no ataque inicial e são fundamentais para descarga cirurgica para preservar vida humana e bens em casos de grandes fogos sem controlo. Já sabemos que em grandes IF, com grandes manchas florestais e grandes/múltiplas frentes, os meios aéreos não são eficazes na contenção do avanço das chamas.

Posso dar o exemplo da Madeira onde durante pelo menos 20 anos foi dito que era impossível ter meios aéreos, e hoje em dia o helicóptero com 3 descargas em 8 minutos elimina aquilo que no passado os bombeiros ficavam 12 horas a olhar para a montanha à espera que o fogo chegasse à estrada.
 
A saga dos fogos na Serra do Montejunto tem hoje mais um episódio... Dois fogos ativos, um na zona Norte e outro na zona Sul da serra...
Embora mais distante da serra, há também um perto do Cadaval. Começaram todos entre as 13h e as 14h.
Cercal (zona norte): 13:08h
Cadaval: 13:27h
Vilar (zona sul): 13:48h

Anda aqui coisa....
 
Última edição:
Há também um perto do Cadaval. Começaram todos entre as 13h e as 14h.
Cercal (zona norte): 13:08h
Cadaval: 13:27h
Vilar (zona sul): 13:48h

Anda aqui coisa....

E já tinha havido um na freguesia de Alcoentre em Tagarro, não muito distante.

De facto é suspeito o grande número de ocorrências que tem havido nas ultimas semanas nessa região, é provável que seja incendiarismo.
 
Última edição:
Entram em resolução mas reacendem, provavelmente pelo vento forte:

3kuTuGt.png
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Entretanto também vão surgindo algumas ignições em simultâneo na zona de Vila de Rei :unsure:
 
Seria importante uma conferência de imprensa da ANEPC , a explicar o que se vai passar nos próximos dias/semana, e dizer que aqueles comportamentos negligentes que até aqui tem tido um índice de perigosidade mais baixo que o normal para Julho, vão deixar de o ter pela alteração meteo que vai acontecer!
 
Incêndio em Ourém tem pouco mais de duas horas mas já reúne um dispositivo de combate que é o maior de hoje e dos últimos dias.
Pluma de fumo é a primeira que é visível hoje no Sat24.

4nQEizj.png


gYTD3Wo.png


A nortada estará a empurrar o fogo na direcção de extensos povoamentos florestais que terminam em Óbidos (aldeia próxima de Ourém).

IAjfVWI.png



Daqui da Póvoa de Santa Iria vêem-se ao longe na lezíria extensas nuvens delgadas de fumo, que virão também dos incêndios periféricos de Montejunto. Estes já estão concluídos ou em resolução.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial