Seguimento - Incêndios 2024

Incêndio a Leste de Angueira (Vimioso) quase certamente provocado por descarga eléctrica da trovoada.

Fogo-Angueira Vimioso.webp

IR Bragança no Montesinho reativou-se com grande intensidade por volta das 19h ☹️
Neste momento está muito intenso e a frente está a crescer. Pelo que me parece vai na direção de França/Montesinho e já não deverá estar muito longe. A frente tem alguns quilómetros ☹️

Em Vimioso a situação também não está fácil ☹️ Durante a tarde e início da noite a partir de Bragança avistava-se o pirocumulo

Em Vimioso a situação também não está fácil
Nem com a vigilância desde as 10h24, depois de entrar em resolução à 1h da madrugada (não houve "conclusão" ?) se evitou um reacendimento às 13h44 com tal intensidade que nem agora, nove horas depois e até 10 meios aéreos empregues, ainda não está controlado???

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
IR Bragança no Montesinho reativou-se com grande intensidade por volta das 19h ☹️
Neste momento está muito intenso e a frente está a crescer. Pelo que me parece vai na direção de França/Montesinho e já não deverá estar muito longe. A frente tem alguns quilómetros
Meios aéreos desmobilizados às 15h38, às 17h02 voltou um que deixou de actuar às 19h40 provavelmente pela hora próxima do pôr-do-sol.
Algo não me parece estar a correr bem com o planeamento e os meios para estes dois incêndios no "remoto" nordeste.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Meios aéreos desmobilizados às 15h38, às 17h02 voltou um que deixou de actuar às 19h40 provavelmente pela hora próxima do pôr-do-sol.
Algo não me parece estar a correr bem com o planeamento e os meios para estes dois incêndios no "remoto" nordeste.

Um dos fatores foi o vento. Ao contrário de ontem que o vento era fraco, hoje durante a tarde esteve vento moderado na cidade de Bragança. Pela minha experiência na serra faz muito mais vento. Em fevereiro houve um dia que saí de Bragança com vento moderado (nada de especial) e quando cheguei à serra o vento era tão forte que quase não conseguia estar fora do carro

• Gosto
Reactions: StormRic
Por experiência in loco, hoje o vento no planalto mirandês esteve moderado a forte, nada que ver com ontem.

Em resumo, as trovoadas secas do final da tarde de ontem despoletaram dois grandes incêndios florestais no nordeste transmontano, que nem os bastantes meios aéreos utilizados conseguiram debelar, agravados pelo vento de hoje.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Segundo o EFFIS O incêndio no concelho de Vimioso terá ardido cerca de mil ha e o do PNM já deve ter ardido perto de 500ha. Estes já são os incêndios mais complexos e com maior área ardida do ano. e fizeram disparar a área ardida total para mais de 5000ha.

Situação dramática na Grécia com incêndios de grande dimensões a aproximarem se dos subúrbios de Atenas. Já há muitos milhares de hectares ardidos e pelo menos uma vitima mortal. :(

Última edição:
Continuam os incêndios na zona Oeste do distrito da Guarda

Fornos e Celorico
Ver anexo 13691
Ver anexo 13692

Um dos incêndios já está em resolução o outro conta com grande mobilização de meios (o de Fornos de Algodres). Já lá estão 174 operacionais, 43 viaturas e 10 meios aéreos. :unsure: