Seguimento - Incêndios 2024

Estas barreiras permeáveis serão suficientemente resistentes, especialmente se se acumularem detritos volumosos, ramos, muitas folhas, lixos?
Se estiverem conjugadas com barreiras fortes de malha larga mais a montante, que retenham os objectos maiores pode ser um sistema eficaz.
Não me parece que aguentem muito, cinzas e pouco mais...
 
Geotêxteis de filtragem, depende das características de filtragem da manta, podem ter uma malha tão fechada que pode ficar colmatada em poucos dias e a água passa por cima com detritos mais leves.

Vi o mesmo sistema, duplo, afastados de uma dezena de metros, também no rio Vouga, junto à Foz do Rio Mau, concelho de Sever do Vouga.
 
Na Póvoa de Lanhoso:

"Através de metodologia de engenharia natural, tem-se recorrido ao reaproveitamento de material lenhoso ardido para proceder à estabilização de linhas de água e à contenção de sedimentos, criando barreiras para prevenir erosão ravinar. Este trabalho é efetuado através de estacas para criar barreiras naturais, que permitirão reduzir a velocidade das escorrências de água e, por conseguinte, travar uma maior erosão em caso de precipitação intensa".

Fonte: Município da Póvoa de Lanhoso

´
IMG_2731 2.webp