Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Se isso é verdade para ontem é verdade para todos os dias quentes...
Eu acho que foi nos últimos 3 ou 4 anos, que notei um súbito aquecimento nos valores máximos da estação, comparando com os valores do aeródromo, a diferenca aumentou.
E também não sei se o facto de a N229 ter sido duplicada aqui há uns anos, não terá criado um maior aquecimento na zona, mas já não me lembro de como eram os passeios na altura, se era mais arborizados.....

Última edição:
Eu acho que foi nos últimos 3 ou 4 anos, que notei um súbito aquecimento nos valores máximos da estação, comparando com os valores do aeródromo, a diferenca aumentou.
E também não sei se o facto de a N229 ter sido duplicada aqui há uns anos, não terá criado um maior aquecimento na zona, mas já não me lembro de como eram os passeios na altura, se era mais arborizados.....

Bom, a estação do CC passou dos 41°C pelo que mais dois graus e picos não me parece assim tão descabido. Limitei-me a ir às varandas muito rapidamente e tive um vislumbre do que será passar a eternidade no inferno. Não apreciei particularmente...

Por agora

Anexos

• image.webp
    image.webp
    45.1 KB · Visto: 56
Céu a ficar coberto pelo fumo do incêndio de Nelas, algumas cinzas pequenas a cair, e temperatura em queda, 36.6ºC, 24%hr.

Última edição:
Curioso para ver se a EMA de Bragança atingiu de novo os 40ºC. Dois anos seguidos a atingir os 40ºC depois de 90 anos (1930-2020) sem nunca previamente os ter atingido é qualquer coisa de extraordinário.

Sem dúvida, para realçar e sublinhar este fenómeno. Não só temos tido recordes absurdos por quase +2ºC como parece que a cada ano é mais comum um valor como 45ºC. Acho que a população na última década já viu tantos 45s nos noticiários que os trata como algo normal. O caso de Santarém ter quebrado o próprio recorde de 46,3ºC. (se bem que ainda estou um bocado céptico com essa estação, enfim). O norte e centro montanhosos a quebrarem recordes. Coimbra interior a igualar os vales do Tejo e Douro. Os próprios modelos tentam modelar o melhor que conseguem os vales mais estreitos, mas no final do dia só uma EMA é que determina o valor absoluto. Daí que tem que existir interoperabilidade entre CIMs e o IPMA, como foi o caso de Coimbra. Imagine-se quantos mais valores teríamos pelo país.

No radar é visível a dispersão do fumodo incêndio de Nelas e a progressão para o interior de o que parece ser uma frente de brisa marítima :unsure:
Identificável pela animação das imagens.

9m27IkU.png

Às 15h40 a coluna principal de fumo do incêndio de Nelas era bem localizável, e a dispersão para NNW:
owk2CYx.png

Vale do Mondego é das zonas mais quentes hoje. Vento predomina do quadrante sul.

7vfYEuP.png