Seguimento Interior Norte e Centro - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
41,7ºC foi a máxima na EMA de Nelas, atingidos entre as 16h00 e as 16h10.
Nelas tem assim a maior máxima nas EMA da RINC até ao momento.

Outras EMA que já atingiram os 40ºC:

41,6ºC Chaves aeródromo
41,2ºC Vila Real cidade
40,8ºC Viseu cidade

40,7ºC Lousã aeródromo

40,8ºC Covilhã
39,9ºC Aldeia do Souto
40,7ºC Proença-a-Nova

Entre as estações CIM e outras estações IPMA já foram superados todos aqueles valores, especialmente em Pinhão, Mirandela e Arganil.

Última edição:
:shocking:

Calor extremo combinado com o incêndio de Nelas: Pirocumulus cada vez maior, a tender para Pirocumulonimbus.
vb0RNhS.jpg

H6GishI.png

Última edição:
Temperatura na EMA de Nelas estava em descida até aos 38,5ºC às 17h30. Desde então voltou a subir atingindo agora os 39,0ºC.

Vista desde muito longe (Serra do Moradal) e que mostra o isolamento da estrutura cumuliforme sobre o incêndio de Nelas. Revela que é o calor do incêndio o responsável pela formação, estando as condições actuais de instabilidade da situação meteorológica muito atenuadas. Não há células de trovoada hoje.

s3E5ruw.jpg

E de Viseu estava assim praticamente no mesmo momento da imagem acima:

0mqhkmW.jpg

O pirocumulus praticamente desapareceu nos últimos minutos, consequência do abaixamento da temperatura devido a ambos os factores (meteorológico e, esperemos, intensidade do incêndio).

37,0ºC na EMA de Nelas. Vento de Oeste em geral fraco com rajadas moderadas entre 20 e 30 Km/h

DumJFUq.jpg

7ps1fjj.jpg

MuqWeoF.png

Note-se pelas imagens acima as diferentes direcções do vento consoante a altitude.
A direcção de Oeste é só no nível muito próximo da superfície, logo acima o quadrante preponderante é SE e mais acima ainda, ao nível do pirocumulus, é de Sul/SSW.

Última edição:
30.5ºC, 41%hr, incrível como tem dificuldade em cair a partir de certa hora, lá serei o último a descer dos 30ºC...
viso-norte.jpg

O ar fresco a entrar por Oeste e Sudoeste, ele que venha :thumbsup: :
regiao.jpg

Última edição:
30.5ºC, 41%hr, incrível como tem dificuldade em cair a partir de certa hora, lá serei o último a descer dos 30ºC...
viso-norte.jpg

O ar fresco a entrar por Oeste e Sudoeste, ele que venha :thumbsup: :
regiao.jpg

Acho que vou abrir tudo cá em casa. Assim como assim tenho 30°C cá dentro. Pode ser que sempre corra um ar...

Acho que vou abrir tudo cá em casa. Assim como assim tenho 30°C cá dentro. Pode ser que sempre corra um ar...
Abri tudo precisamente agora.
Está finalmente em queda livre a temperatura, já 29.2ºC, 48%hr.
Tenho 30.4ºC dentro de casa.