Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,

Regresso do frio e geadas/sincelos a Azinhoso, a mínima foi de -1.9ºc, terá sido inferior na zona de forte inversão junto à barragem.

Neste momento muito sol e 1.8ºc , vento fraco.

Fotos desta manhã ao nascer do sol.

Serra da Castanheira (992m) ao fundo:

aG5onoO.png

I8pfZEu.jpeg

doPNkKv.png

5EiEoXd.png

HAomAI2.jpeg

p7X3xM8.jpeg

Água da chuva já congelada em algumas poças:

ZIEJtXz.jpeg

Na albufeira da barragem de Bastelos, o nível da água muito baixo para Dezembro, parece quase nivel de fim de verão.

Esta zona tem inversões muito fortes e a humidade vinda da albufeira ajuda à formação da geada e sincelo.

Muita geada e com formação de gelo junto à água:

Zpu5R5m.jpeg

caouzhO.png

Água a querer congelar junto às margens, noutros locais está mesmo congelada:

DuOdzbf.png

O contraste térmico entre a água mais "quente" e o ar gelado causa o "fumegar"da água, nesta zona é muito provável que a mínima tenha andado pelos -3ºc ou menos. :cold:

mnwY1ki.png

xeCtuxK.png

EKVI4W4.jpeg

Muita bruma no ambiente:

z8RZ4BK.jpeg

eXXXeV3.png

Couves frescas para o Natal :D

A geada/gelo faz com que fiquem mais tenras.

Zgpm1rb.jpeg

Última edição:
Grandes fotos Snifa, diria que as mínimas devem ser mais na ordem dos -5 ou -6ºC nessa zona:cold::cold:
Esta noite vai ser ainda mais fria, seria interessante saber as mínimas em concreto!!

Por aqui sigo nos 7.5ºC, mais de dois graus abaixo da temperatura que registava ontem, por esta hora.
Máxima de 11.9ºC.
Houve máximas abaixo de 7ºC em Vila Nova de Paiva(wunderground) e Várzea da Serra, com céu limpo, não foram devido ao nevoeiro.

5.1°C, 87%hr, talvez ainda tenha nova mínima hoje.

A noite começa fria.
Já nos 1.4°C em Couto de Cima e -0.5°C em Britiande, actualmente os pontos mais frios do concelho e distrito de Viseu, respectivamente.

Última edição:
Tenho um colega de trabalho que vive na Guarda e que diz que nevou lá durante 20 minutos uma noite desta semana. Alguém sabe de alguma coisa? Eu acho que é uma grande peta. Não sei se teria sido possível nevar a 1000 metros nas últimas noites.
Poderia ser água-neve

Ou então foi da água-pé a mais

Concelho de Castro Daire
-9.2°C em Bustelo às 7h40 e -9.7°C em Cotelo às 8h30.
O Cotelo voltou a ter uma mínima de -10.4°C, a segunda num período de 10 dias.
1000030519.jpg

1000030504.jpg
1000030506.jpg
Alguma congelação no rio Balsemão, já com o sol a incidir às 8h35
1000030214.jpg
1000030216.jpg

Não se percebe pela péssima qualidade mas na zona de Campo Benfeito parecia congelado de uma ponta à outra.
1000030501.jpg

1000030509.jpg

A mínima da viagem no MeteoTracker foi de -8.9°C, novamente em Bustelo
1000030529.jpg

Impressionante como o MT consegue em poucos segundos responder à mudança de temperatura e chegar pertíssimo dos valores dos datalogger, o carro só caiu para os -8ºC e isto porque parei e demorei um minuto no logger, porque à paragem do carro estava nuns "quentes" -7ºC.
91ae948c-c4c0-499c-8d67-efeae39b067a-1.jpg

É possível que o meu recorde de Bustelo(-9.3ºC) tenha caído por algumas décimas.
É também bem possível que esta zona consiga mínimas ainda mais baixas que Cotelo, mas ainda não me aventurei pelo mato a dentro por lá.

Mínimas em Cotelo de 7 a 21 de Dezembro
corelo.jpg

Estava com pressa, tinha de estar em Viseu às 9h, prometo um dia fazer uma reportagem fotográfica a sério por lá, com máquina fotográfica!

Anexos

• 1000030504.webp
    1000030504.webp
    526.1 KB · Visto: 11
Última edição:
Bom dia,

Mais uma noite de geada em Azinhoso, com sincelo em alguns locais, a mínima foi de -2.6ºc.

Agora sol com 1.1ºc , vento fraco.

Mais umas fotos feitas hoje de manhã:

3tvvBkk.jpeg

jhzfGCM.jpeg

TuggKwk.jpeg

Ek6Wl2Q.jpeg

jngNFZB.jpeg

O gelo está muito duro, para partir só batendo com força :D

7Q9vdX6.png

Nestas poças pode-se andar por cima delas que o gelo não parte:

aPI1vst.jpeg

Hoje levei o termómetro/anemómetro comigo e fui registando as temperaturas por onde passava para ter uma ideia da variação ( fotos tiradas com o telemóvel) e pude confirmar in loco que a temperatura caiu 3.8 ºc entre a aldeia e o local da inversão mais forte, ou seja, numa distância de praticamente 1 km a temperatura variou bastante.

Aqui logo à saída de casa -2.3:

1734774829107.png

Um pouco mais abaixo junto a uma antiga moagem -3.5ºc :

1734774873842.png

Ainda mais abaixo, já quase a virar para a barragem -5.3ºc:

1734774937486.png

E finalmente na zona mais fria o registo mais baixo que apanhei - 6.1 ºc ( a última foto das poças de água duras como pedra foi feita neste local).

1734774988873.png

:cold:

Portanto, confirma-se o que já suspeitava, aquele local é um "poço" de ar frio, não admira as fortes geadas e gelos que lá ocorrem, gelo esse que, se estiver à sombra, pouco ou nada derrete durante o dia.

Última edição:
Uma outra visão da coisa.

Deixei o carro estacionado num local exposto e esta manhã perdi mais de 10 minutos a abrir uns espaços para ter alguma visibilidade.

Geada por fora e geada por dentro. O sensor do carro marcava -6,0ºC. Valor próximo da temperatura da relva que terá andado perto de -7ºC ou -8ºC.
20241221_081125.webp

Hora e meia depois, quando voltava para casa.
20241221_095103.webp

Ainda está assim.
20241221_095543.webp

0,0ºC agora no meu sensor. A mínima ficou em -3,3ºC.

8.6ºC, sol e vento quase nulo por Viseu, 67%hr.
Mínima de 1.1ºC pela minha estação.
A noite não foi de grandes excessos pelo concelho de Viseu, as estações mais frias mal caíram dos -2ºC, apenas a norte de Vila Nova de Paiva(pelo MT apanhei -4.2ºC na zona baixa da vila e -5.8ºC junto ao rio Paiva em Alhais) e em zonas de inversão, a temperatura foi particularmente baixa.

Quinta dos Cubos em Britiande, Lamego foi novamente a estação mais fria do distrito de Viseu, com -4.8ºC.

Última edição:
Grande diferença entre as zonas de inversão e os altos esta noite.
7.4ºC, 92%hr, máxima de 13.9ºC

Hoje de manhã em Forles, Sátão.

Registei -5.8ºC lá perto, por volta das 7h.