Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Pela webcam do meteoestrela é possível verificar que, embora pouco, vai nevando pelas Penhas da Saúde.
Estavam lá os ecos, parecem fracos mas é devido a serem baixos.
Rad-Estrela_20241213-2035.webp

Bom dia,

Em Azinhoso mínima de -1.2ºc.

O dia amanheceu com alguma neblina no ambiente e geada.

Agora muito sol e 2.9ºc, vento fraco, 92%HR.

Fotos desta manhã, pouco antes do nascer do sol:

fr0Feox.jpeg

GrkUbgq.jpeg

XL4NKPF.jpeg

VKKHrnu.png

zU8XKcc.jpeg

wEyOcWG.png

QUTZDtw.png

RXnJ0Jb.png

njPSvAE.jpeg

zZAVmGW.png

Última edição:
Hoje o tempo aqueceu, notou-se principalmente na mínima, 5.2ºC.
Agora estão 12.8ºC, 65%hr, céu pouco nublado, vento fraco.

Mínimas de 7 a 13 de Dezembro
rossa.jpg

Não foi ainda um grande evento de frio, mas são 3 bons sítios para registar grandes mínimas, os dataloggers por lá ficarão o inverno todo.

Última edição:
Em Azinhoso máxima de 9.3ºc.

Neste momento o habitual arrefecimento brusco com 4.3ºc, céu limpo, vento fraco ou nulo.

Os fumos das lareiras sobem praticamente na vertical, mais uma madrugada de geada para amanhã. :cold:

4.4ºC de mínima por aqui, já 5.9ºC, 77%hr. Extremos de ontem: 13.9ºC/5.2ºC

Pelo concelho de Viseu as mínimas registaram-se tendencialmente em torno das 2h/3h, o vento intensificou-se a partir daí, a velociade média do vento em Viseu(c.c) ronda os 25 km/h desde essa hora.
Algumas mínimas entre -1 e -1.9ºC pelo concelho.

Parece ter havido inversões fortes na metade norte do distrito, Quinta dos Cubos, Britiande, a 370m de alitude, desceu aos -4.9ºC.

Última edição:
Bom dia,

Mínima mais baixa que ontem em Azinhoso com -2.4ºc e uma valente geada/sincelo, havia algum nevoeiro e neblina muito densa ao nascer do dia.

Agora muito sol e 2.8ºc , vento nulo e 94%HR.

Fotos desta manhã perto da barragem de Bastelos, a uns 500/600 m da aldeia, local abrigado e de forte inversão, onde a mínima terá sido certamente inferior.

MD1bZiE.png

xF6CpCO.jpeg

t4tdvyA.jpeg

Valente sincelada nas árvores e vegetação.

O nevoeiro/neblina intensa congelaram:

m8HmMBY.jpeg

fASaNDr.jpeg

tML7ZsW.png

8vPXnV0.png

o4f7lTP.jpeg

Muita bruma/neblina na paisagem:

hduhTWX.png

QqD61yW.png

Migx3Yo.jpeg

EauUAiG.png

Gelo/geada na rua:

hgnJOZZ.png

Última edição:
Fotos desta manhã perto da barragem de Bastelos, a uns 500/600 m da aldeia
Valente sincelada nas árvores e vegetação.

O nevoeiro/neblina intensa congelaram:
Que maravilha de imagens! Excelente fotografia, assim tem sido tudo o que tens partilhado desta série de dias frios!

Boa tarde,

Já desde Fevereiro que não ia para os lados de Pitões das Júnias e Montalegre e como ontem estava previsto uma boa descida e querendo eu explorar o vale do rio Cávado por essas zonas decidi dar lá um saltinho.
Saí daqui de Braga com o céu algo nublado e durante grande parte do caminho a temperatura não esteve muito interessante. Só mesmo a passar por Paredes do Rio é que começou a descer a pique até eu parar perto Cambeses do Rio junto ao rio Cávado. Nessa altura o carro marcava -7ºC e por momentos ainda tocou nos -8ºC. Dado que o meu carro não marca bem a temperatura pelo menos quando está nos positivos não sei o quão real será esse valor. Para a próxima levarei o sensor comigo.
Após a geada derreter foquei-me nos carvalhos que tanto adoro fotografar, ainda para mais estes carregados de líquenes.
Mais para o pôr do sol ainda deu para ver o nascer da lua com a serra do Larouco ao fundo.

Partilho algumas que fotos deste dia

DSC04472.jpg

DSC04470.jpg

DSC04485.jpg

DSC04484.jpg

DSC04488.jpg

DSC04492.jpg

DSC04496.jpg

DSC04510.jpg

DSC04514.jpg

DSC04517.jpg

DSC04565.jpg

DSC04750.jpg

DSC04740.jpg

DSC04747.jpg

DSC04752.jpg

DSC04753.jpg

DSC04774.jpg

DSC04782.jpg

DSC04785.jpg

E também um vídeo de antes do nascer do sol da água a fumegar.

Última edição:
Boa tarde,

Já desde Fevereiro que não ia para os lados de Pitões das Júnias e Montalegre e como ontem estava previsto uma boa descida e querendo eu explorar o vale do rio Cávado por essas zonas decidi dar lá um saltinho.
Saí daqui de Braga com o céu algo nublado e durante grande parte do caminho a temperatura não esteve muito interessante. Só mesmo a passar por Paredes do Rio é que começou a descer a pique até eu parar perto Cambeses do Rio junto ao rio Cávado. Nessa altura o carro marcava -7ºC e por momentos ainda tocou nos -8ºC. Dado que o meu carro não marca bem a temperatura pelo menos quando está nos positivos não sei o quão real será esse valor. Para a próxima levarei o sensor comigo.
Após a geada derreter foquei-me nos carvalhos que tanto adoro fotografar, ainda para mais estes carregados de líquenes.
Mais para o pôr do sol ainda deu para ver o nascer da lua com a serra do Larouco ao fundo.

Ver anexo 17338
Ver anexo 17340
Ver anexo 17341
Ver anexo 17342
Ver anexo 17343
Ver anexo 17344
Ver anexo 17346
Ver anexo 17347
Ver anexo 17348
Ver anexo 17349
DSC04565.jpg

DSC04750.jpg

DSC04740.jpg

DSC04747.jpg

DSC04752.jpg

DSC04753.jpg

DSC04774.jpg

DSC04782.jpg

DSC04785.jpg

E também um vídeo de antes do nascer do sol da água a fumegar.

Brutal!!!

Magnífico, quadros lindos, como em obras antigas de grandes pintores, nas cores e na luz, nos detalhes rendados, na quietude e silêncio (imagino eu), e num desprendimento de sinais humanos.
Pode arrefecer o corpo, mas aquece o espírito.

Mais uma noite ventosa, 5.9ºC por agora, com mínima de 5.6ºC.
Extremos de ontem: 12.3ºC/4.4ºC.

11ºC e 49%hr em São João do Monte, a 550 metros de altitude na encosta Oeste do Caramulo, 0ºC e 92%hr em Campo de Besteiros, a 270m, no sopé imediatamente a Este da Serra.
sj-monte.jpg

Última edição:
Bom dia,

Mais uma manhã de geada em Azinhoso e de novo com bastante neblina/bruma, a mínima foi mais alta que ontem mas ainda nos negativos com -1.9ºc.

Agora 2.7ºc , vento fraco e 91%HR.

Céu limpo.

Fotos desta manhã com muita neblina na paisagem, embora menos que ontem.

Aqui algum sincelo, na primeira foto o caminho completamente gelado, só não havia gelo porque as poças não tem água, e a neblina densa sempre presente:

XTpz1BS.png

3nTeDgy.jpeg

tBZ8aHc.png

cOXcPlG.png

RFiSmf0.png

De resto, e olhando às previsões, parece que dezembro será bastante seco e com geadas, se o AA estabilizar mesmo aqui por cima, poderão ocorrer nevoeiros persistentes e sincelos intensos, semelhantes ao ano passado.

Última edição: