Será a zona mais fria do distrito de Viseu?
A Gralheira não é tão fria?
Resposta curta, sim.
Se bem que em termos de médias de máximas a Gralheira/Panchorra/Rossão devem ser as mais frias, em termos de temperatura média anual e médias de mínimas, assim como mínimas absolutas penso que nada bate o Cotelo, pois estas horas todas de inversão poderosa baixam bem as médias.
O meu logger no Cotelo teve média de Dezembro de 2.1ºC(e média de mínimas de -4.4ºC), Várzea da Serra por exemplo teve 5.2ºC.
Tenho alargado a pesquisa, para estes dias coloquei alguns loggers(não remotos) no concelho de Moimenta da Beira(Leomil e Alvite) e em Penedono(num vale a Este de Antas), mas em termos de mínimas penso ser difícil alguma zona bater o Cotelo, mínimas de -7ºC são banais por lá, teve nove em Dezembro.
Tenho tido algumas desilusões com zonas que penso poderem ter potencial e depois as mínimas pouco baixam, Lapa do Meruge no Caramulo, não baixou de -3ºC durante todo o mês de Dezembro, também tentei noutras zonas do vale do Paiva, em Lamosa mal desceu dos -4ºC, já Segões desceu dos -6ºC. São sítios que vou riscando da "lista".
Entretanto o Cotelo já segue nos -9.8ºC, Bustelo nos -8.2ºC.
Aqui por casa já começou a oscilar, 1.3ºC.
Mas já há vários valores entre -2ºC e -4ºC no concelho de Viseu