Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2025

Está a descer bem aqui por casa, já nos 2.2ºC, vento nulo, 70%hr. -2.7ºC em Couto de Cima, a mais fria do concelho.

Noite épica se nada vier estragar o ritmo de descida, -7.7ºC no Cotelo, -6.9ºC no Bustelo, mas o vento está sempre à espreita, pela minha experiência.
As duas estações wunderground mais próximas dos loggers já estão prestes a entrar nos -4ºC.

Última edição:
Cotelo está a começar a distanciar-se do Bustelo.
3fd775cd-08e6-469a-af1a-c6c3395a7fa7.jpg

1.4ºC aqui por casa
-3.1ºC em Couto de Cima
-4.7ºC em Britiande

Será a zona mais fria do distrito de Viseu?
A Gralheira não é tão fria?
Resposta curta, sim.
Se bem que em termos de médias de máximas a Gralheira/Panchorra/Rossão devem ser as mais frias, em termos de temperatura média anual e médias de mínimas, assim como mínimas absolutas penso que nada bate o Cotelo, pois estas horas todas de inversão poderosa baixam bem as médias.
O meu logger no Cotelo teve média de Dezembro de 2.1ºC(e média de mínimas de -4.4ºC), Várzea da Serra por exemplo teve 5.2ºC.
Tenho alargado a pesquisa, para estes dias coloquei alguns loggers(não remotos) no concelho de Moimenta da Beira(Leomil e Alvite) e em Penedono(num vale a Este de Antas), mas em termos de mínimas penso ser difícil alguma zona bater o Cotelo, mínimas de -7ºC são banais por lá, teve nove em Dezembro.

Tenho tido algumas desilusões com zonas que penso poderem ter potencial e depois as mínimas pouco baixam, Lapa do Meruge no Caramulo, não baixou de -3ºC durante todo o mês de Dezembro, também tentei noutras zonas do vale do Paiva, em Lamosa mal desceu dos -4ºC, já Segões desceu dos -6ºC. São sítios que vou riscando da "lista".

Entretanto o Cotelo já segue nos -9.8ºC, Bustelo nos -8.2ºC.

Aqui por casa já começou a oscilar, 1.3ºC.
Mas já há vários valores entre -2ºC e -4ºC no concelho de Viseu

Última edição:
Junto ao rio Paiva em Alhais, Vila Nova de Paiva
1000020165.webp

O meu datalogger marca -10.3°C.
Zona baixa da vila
1000020155.webp

Entre Bustelo e Almofala, concelho de Castro Daire.
O meu logger remoto pelos vistos não estava bem bem na zona mais fria, precisava desta afinadela final.
O meu logger ainda não desceu dos -10.9°C, e o MT marcava -10.8°C na zona do mesmo.
1000020167.webp

Meio grau a menos a umas centenas de metros.
Incrível como as ervas piscam freneticamente por causa da geada e gelo, quase encandeia.

O meu plano era ir ao Cotelo, mas calculei mal os tempos, já não dá.
Mínima de -11.8°C por lá.

Última edição: