Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2025

Bom dia, por aqui a temperatura na encosta aos 600m a oscilar entre os 0/1°C, no fundo do vale, Cova da Beira nos -4°C.
Já na Torre nos 3°C, e houve vales, como o vale entre a aldeia das Cortes e o Paul, onde se registou -8°C, inversão térmica a funcionar.
IMG_20250115_063450.webp
Screenshot_2025-01-15-06-35-25-993_com.android.chrome.webp

Quando a estação do Cotelo já parecia estar em subida, arrefece dos -11.6°C para os -12.2°C, já depois do nascer do sol e tudo.
É um fenómeno que vejo a acontecer bastante, um arrefecimento brusco de meio a um grau, quando já nada o faria prever.
1000020184.webp

Não o sei explicar, talvez uma alteração repentina no vento ou humidade com o chegar dos primeiros raios de sol.

Já agora uma pequena curiosidade, estes loggers remotos, dão-nos a possibilidade de recebermos um e-mail ou sms(para um ou vários destinatários), quando atinge algum valor X definido por nós.
Eu meti para receber e-mail caso chegasse a -10.5ºC, e assim o foi, recebi-o às 05h03 quando o Bustelo atingiu essa temperatura
logger.jpg

Aqueles -15 a 30ºC não são os valores de temperatura dentro dos quais o logger funciona, mas sim para definir limites dos gráficos de temperatura.

Última edição:
Bom dia,
Muito frio por aqui, hoje com bastante geada. Como habitualmente, nas estações de Aldeia Velha e do IPMA, na Colónia Agrícola Martim Rei, pouco dadas a inversões térmicas, a temperatura desceu menos, com a humidade relativa a manter-se baixa durante toda a noite.

Mínimas no concelho:
- Forcalhos: -9,2ºC
- Badamalos: -8,8ºC
- Nave -7,9ºC
- Sabugal, Zona Histórica: -7,7ºC
- Sabugal, Bairro dos Pinhos: -7,5ºC
- Sabugal, Martim Rei (IPMA): -3,4ºC
- Aldeia Velha: -2,0ºC

Na conhecida reta de Vale Mourisco, na Nacional 233 entre o Sabugal e a Guarda:
1736931795029.webp

Última edição:
Junto ao rio Paiva em Alhais,

O meu plano era ir ao Cotelo, mas calculei mal os tempos, já não dá.
Mínima de -11.8°C por lá.

Junto ao rio Paiva em Alhais, Vila Nova de PaivaVer anexo 17943
O meu datalogger marca -10.3°C.

O meu plano era ir ao Cotelo, mas calculei mal os tempos, já não dá.
Mínima de -11.8°C por lá.
devias ter-te levantado mais cedo... não ficasses na cama como um preguiçoso :shocking::shocking:

Se me dissessem para sair debaixo do edredon às 5h da matina, numa noite fria como esta, acho que agredia alguém:huhlmao:

Isso é mesmo paixão:cold::thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Vouga perto de Bertelhe, Zarb
Ver anexo 17948
Fiquei sem bateria no MT:lol:
-6.5°C em Couto de Cima, não bateu a mínima do ano passado.
Aqui por casa, quando me levantei (8h):malandro:, a temperatura ainda estava nos -1,2.°C... pensei que a mínima tinha sido bem baixa mas fui ver e tinha apenas registado -2,0.°C. A noite de ontem foi ligeiramente mais fria (-2,4).
Acho que o vento que se sentia por volta da meia-noite impediu quedas maiores durante a noite.

Se quiseres posso ir controlando o teu MT. Essa zona do vale do Vouga é mesmo geladinha...
Temos de marcar um café para nos conhecermos pessoalmente e preciso de umas dicas para uma estação meteo.

A minha estação mais uma vez não consegue ir a negativos, ironias do destino...

Mínimas de -4ºC ou inferiores, no concelho de Viseu:
Couto de Cima: -6.5ºC
Faíl: -5.4ºC
Bodiosa: -4.8ºC
Povolide: -4.7ºC
Viseu cidade(ipma): -4.3ºC
Vila Chã de Sá: -4ºC

-7.1ºC junto ao Rio Dão

Última edição:
A minha estação mais uma vez não consegue ir a negativos, ironias do destino...

Mínimas de -4ºC ou inferiores, no concelho de Viseu:
Couto de Cima: -6.5ºC
Faíl: -5.4ºC
Bodiosa: -4.8ºC
Povolide: -4.7ºC
Viseu cidade(ipma): -4.3ºC
Vila Chã de Sá: -4ºC
Muda-te para uma aldeia do concelho :cool:
A estação do ipma da cidade é a que fica junto à escola agrária/Feira certo?
É porque nessa zona já não é tão prejudicada pelo efeito cidade como a tua estação. Mesmo assim a diferença é brutal.
Estou um pouco desiludido com a temperatura por aqui. Talvez o meu sensor também não esteja na melhor posição...
1000023249.webp

Esta é uma janela falsa (do alpendre) por isso não é muito contaminada pelo efeito do aquecimento da casa. E está na vertente Norte. Ainda assim...

Quando a estação do Cotelo já parecia estar em subida, arrefece dos -11.6°C para os -12.2°C, já depois do nascer do sol e tudo.
É um fenómeno que vejo a acontecer bastante, um arrefecimento brusco de meio a um grau, quando já nada o faria prever.
Ver anexo 17953
Não o sei explicar, talvez uma alteração repentina no vento ou humidade com o chegar dos primeiros raios de sol.
(...)
Em Castelo Branco que não é muito suscetível a inversões térmicas, a temperatura desceu 2 graus entre as 07H00 e as 09H00. Como explicar?

Talvez uma mudança da direção do vento, arraste ar ainda mais frio. Mas o vento terá de ser muito fraco mesmo, caso contrário vai misturar as camadas de ar superior mais quentes com a superfície.

A minha hipótese para estes casos é que algures nas redondezas, exista alguma bolsa de ar ainda mais fria, que se tenha deslocado para o local.

PS: Por curiosidade quanto custa um data logger para fazer medições de temperatura e enviar SMS ou email ou publicar numa página os dados coletados? Terá de ter também um cartão, para poder enviar dados.