keipha
Cumulus
Os ecos de radar sao bastante fortes. Pena estar a ir para a zona de São Pedro do Sul e Vouzela. Devia vir para Tondela :-)
Frente com muita, muita atividade, vários clarões.
Algumas nuvens com um azul clarinho esquisito, a lembrar imagens dos tornados americanos.
Vento um pouco forte, vão caindo umas pingas.
Referias-te a isto?
Tourigo mesmo, ou Pousadas? Tondela por norma fica sempre no meio da acção. Nos ultimos tempos é sempre a ver passar ao lado, ou por Santa Comba Dão, ou por Viseu. Mas quando é visitada costuma ser durinha :-)Bom espectáculo visual de raios na direcção de Viseu.
Infelizmente é só mais uma célula que não passa aqui. Essa zona têm tido uma quantidade abastada de precipitação nas trovoadas dos últimos dias. O distrito da Guarda também teve, e Trancoso têm tido imensas células a formarem-se lá. A zona de Aveiro e Coimbra tiveram ontem grandes células e até mais que uma. A zona da Lousã até nem se fala. Ontem também tiveram células Mortágua, Tábua Nelas e Oliveira do Hospital. E Tondela teve hoje. E eu no meio, em Tourigo, tive sempre todas as células a passarem-me ao lado.
Parece que o quasi-tornado que vi hoje quis recompensar-me, mas caramba, todas as células passam ao lado e eu bem precisava de uma rega na horta.
Vivo nesta zona há pouco tempo e sendo assim sei pouco dos seus microclimas. Mas pergunto-me será que há qualquer coisa geográfica que faz com que esta zona onde estou tenha sempre menos actividade, menos precipitação. Nas cartas climáticas, é óbvio que as serras têm muito mais precipitação, e entre as serras da Lousá, Açor, Estrela e Caramulo, poderia explicar por que é que a zona Mortágua-Tondela têm menos precipitação. Já no episódios convectivos de Maio era a mesma coisa. Vejo todas as células que se formam junto à Estrela a migrarem para Viseu, abastando a zona de trovoadas. E vejo as células que se formam sobre o Açôr-Lousã a migrarem para Coimbra, abastando este caminho quando há este tipo de episódios. Explicações ou simples coincidência?
Vai ter de ficar para amanhã. Vai demorar a fazer o uploadForte actividade electrica para zona de viseu. Daqui a pouco posto video
...Vivo nesta zona há pouco tempo e sendo assim sei pouco dos seus microclimas. Mas pergunto-me será que há qualquer coisa geográfica que faz com que esta zona onde estou tenha sempre menos actividade, menos precipitação. Nas cartas climáticas, é óbvio que as serras têm muito mais precipitação, e entre as serras da Lousá, Açor, Estrela e Caramulo, poderia explicar por que é que a zona Mortágua-Tondela têm menos precipitação. Já no episódios convectivos de Maio era a mesma coisa. Vejo todas as células que se formam junto à Estrela a migrarem para Viseu, abastando a zona de trovoadas. E vejo as células que se formam sobre o Açôr-Lousã a migrarem para Coimbra, abastando este caminho quando há este tipo de episódios. Explicações ou simples coincidência?