olá
Atmosfera muito instável por Loures sobretudo desde o meio da tarde que começou por um escurecimento bem acentuado da nebulosidade à base de Cumulonimbus dos tipos "arcus" e "pannus", uma mistura algo explosiva que desencadeou a tempestade que se verificou à base chuva forte e trovoadas. A precipitação era característica deste tipo de condições com pingos invulgarmente grossos que rapidamente se intensificou levando a uma (de certa forma) inesperada saraivada.
No momento circulava na Urbanização do Infantado quando o forte granizo insurgiu, não recordo alguma vez estar receoso sobretudo pelo para brisas do meu carro, tal era a violência do impacto das pedras de gelo sobre o mesmo!
É possível que a quantidade de granizo que se precipitou fosse muito localizada, visto que no local não houve muita acumulação e devido à muita água que caiu, daí que o que mais observei foram algumas inundações e arrastamento de alguns materiais.
De momento tudo mais calmo, sem precipitação e vento em geral fraco vindo de NW.
17ºC
Deixe-me adivinhar, isso foi por volta das 15h55 16h não?
Pensava que o granizo não tinha sido "tão forte" como referiu, eu olhei para o chão pouco depois das 16h e já só via umas pedrinhas. (Estava na escola nesse momento, no Infantado, uma amarela/laranja ao pé das piscinas).
Por volta das 14h30 ó céu escureceu de tal forma que estava rodeado de uma escuridão imensa, parceia quase de noite. Mais ou menos a partir das 14h45 comecei a ouvir os primeiros trovões, talvez a norte. Estavam um pouco longe, mas o barulho era (muito) bem audível. Desses trovões, apenas vi um relâmpago, mas provavelmente não foi o único, pois estava a jogar à bola e só quando estava virado para a baliza que defendia via o centro da actividade
Depois, por volta das 15h45, na zona do Tojal via-se uma grande cortina de precipitãção, a mesma que passado 1 ou 2 minutos viria a atingir(-me). Como o joseoliveira referiu, pouco depois caiu algum granizo, mas só depois da aula acabar (16h) pude ir à janela ver como estava a varanda. Das 16h10 às 16h30 foi o pico da trovoada. Eram visíveis lindos raios, roxos esbranquiçados, com grandes comprimentos e muitos deles muito perto de onde me situava. Houve um raio que me impressionou muito, ele demorou alguns segundos a desaparecer do céu, e enquanto não desaparecia, o clarão à volta dele "piscou" várias vezes, 5 ou até mais. Nesse momento a trovoada estava a NW do local, passando depois a SE e mais tarde a SW.
Depois a chuva foi abrandando, o céu foi clarando e já não se ouvia qualquer trovão.
De assinalar que avistei um carro dos BVLoures, que segundo um colega meu, foi devido à inundação de uma ou mais garagens.
Espero ter algo assim proximamente.
Abraços