Mais uma vez, excelentes fotos, e parabéns pela tua aposta em visitares aqui o ribatejo, que também tem locais muito bonitos.
E eu que estou aqui a 15 quilómetros da Quinta da Cardiga, e só a conheço de fotos que vejo na net, e parece-me uma excelente quinta que podia ser muito bem reaproveitada, podia ser usada para agroturismo. breve ver se dou lá um "saltinho".
As lezírias estão bem verdejantes, pois nesta época estão ainda todas a culturas nos campos.
Obrigado Pedro!
Sabes, há quase 25 anos que saí do Ribatejo, mas nunca se esquece, claro. Regresso algumas vezes por ano e no verão dou sempre umas voltinhas por lá. E como tive até ao final do ano passado família bem perto do PNSAC, em Tomar, e uma irmã minha até trabalhou uns anos na câmara de Torres Novas...
, conheço relativamente bem a tua zona, de que gosto muito. Mas há sempre coisas para ver. Na minha volta de quinta-feira foi tudo estreias.
A Quinta da Cardiga está num estado pouco recomendável, só o palácio é que escapa, para já. Tudo o resto já está com ar de ruína ou mesmo em ruínas. Mas os terrenos estão cultivados, com milho. E concordo, tem um potencial imenso. É preciso é que alguém o agarre.
Sim, as Lezírias estão bem bonitas agora, tal como os arrozais ao longo do Almansor e do Sorraia, verdinhos, parecem campos de futebol!
Ainda fiz lá uma caminhada ontem de manhã antes de voltar ao Porto.
Deixo então como prometido o resto das fotos do passeio de quinta-feira. Vou colocar em dois posts para não ficar muito pesado.
A seguir à Quinta da Cardiga fomos até aos Olhos de Água do Alviela; estava a abarrotar de gente. O calor era muito e a água era mesmo muito, muito convidativa. Apesar de haver muita água disponível para os banhos, a nascente estava quase seca. Mas ver a água a brotar do chão em vários pontos não deixou de ser interessante.
Alviela River Spring (Olhos de Água). Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Alviela River Spring (Olhos de Água). Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Alviela River. Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
O passeio seguiu depois em direção à Fórnea, sempre na companhia das belas paisagens do PNSAC. Com o carro estacionado, inicia-se o trilho até essa coisa maravilhosa que é a Fórnea. O trilho é curtinho, chega-se lá num instante, até os preguiçosos o conseguem fazer...
Fórnea Trail. Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Fórnea Trail. Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
A cascata, como esperado, estava completamente seca. Muita água teve de cair este ano para criar a cascata que se viu em março/abril.
Fórnea Waterfall. Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Uns metros mais acima e chega-se à Fórnea. É uma paisagem impressionante, as fotos não lhe fazem justiça. E estava verdadeiramente quente por lá.
Fórnea. Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
Fórnea. Serras de Aire and Candeeiros Natural Park, 23-08-2018 by JoãoP74, on Flickr
(Continua no post seguinte)