Mínima 18,7ºC
Agora 25,7ºC e vento nulo com um céu limpo mas pouco azul
Agora 25,7ºC e vento nulo com um céu limpo mas pouco azul
Boas!
Manhã com bastante nebulosidade em Leiria, que deve dar lugar tendencialmente a uma tarde de sol.
Temperaturas na casa dos 18ºC nas estações da cidade.
Boas,
Tudo mais calmo, apenas nortada moderada a forte.
Ontem foi um pandemónio que durou ainda uma boa parte da madrugada.
Onde moro tenho nortada brutal pois trata-se da primeira linha de prédios junto a A16, e Alcabideche ficando num alto e muito exposto, gera vento extremo. É um fenómeno local incrível, o mais incrível é que há terras muito mais ventosas que esta.
Isto por vezes é tao localizado que dentro da freguesia consegue-se ter vento fraco e vento muito forte, com uma diferença altimetrica de apenas 100 metros e escassos 3/4 kms.
No outro dia estava vento extremo no Pedra da Era, cota 250 mts (mesmo por cima da Malveira da Serra), estava eu num treino de bike e não tinha o anemometro portátil. Cheguei a Malveira da Serra com vento muito forte, passo por Alcabideche com vento moderado a forte, impressionante a diferença.
É lógico que esta zona é a mais ventosa no verão em Portugal, ontem/hoje foi mais um dia de nortada extrema com registos de 100 km/h 120 km/h a cotas 160 mts- 250 mts.
Com os tempos vou conseguindo perceber o padrão extremo do vento, por exemplo, a própria Peninha/487mts) pode ter tido perfeitamente menos vento que a Pedra da Era(250mts), pois a Peninha gera muito vento para a vertente sul e a dita Pedra da Era leva com um autêntico massacre de vento.
Certamente que muita gente pensa, e que tal aproveitar o vento para energia eólica, do género daqueles pequenos aerogeradores que estão junto a São Pedro do Estoril.
Pois bem, não sei se haveria condições devido ao comportamento extremo do vento.
PS: Ontem ao final da tarde grande parte da vizinhança andava a tirar a roupa dos estendais, pois já sabem como é o reino do vento.
Fotos fantásticas! Parece outro mundo, o verde continua a persistir por esses lados .