Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Interior do El corte Inglés:

Apesar de não parecer segundo o radar, continua a chover por aqui. Não me espantaria nada se a estação de Vale de Cavala atingisse os 50 mm hoje. Vale Fetal já vai quase nos 60 mm... :surprise:

O Rio Jamor galgou completamente as margens na Senhora da Rocha. O passadiço novo e o túnel estão debaixo de água. Temos pessoas isoladas porque o rio cortou a estrada:
cp7Qb3R.jpg

Continua a chover forte...

Em 2/3 horas choveu cerca de 1/3 a 1/2 da normal de precipitação em Dezembro. Desde os anos 90 que não me lembro de uma noite destas.
Penso que o IPMA menosprezou o cenário previsto. O aviso vermelho era sem dúvida o mais indicado.
Não estava previsto nada disto para 1 só dia, nenhum modelo. Não se fazem omeletes sem ovos...

"Está pelo menos ao nível dessas regiões que falou! Não preciso ver gráficos, este ano aqui vai com 338,8mm que é o que me refiro a não a anos anteriores, eu sei que é incrível".
Continuando...afirmar que Setúbal é a zona mais seca do país é simplesmente ridículo e de uma notável falta de mundo. Também sou setubalense, vivo em Setúbal e tenho por comparação as regiões que referi, também este ano. Basta olhar para as tabelas de pluviosidade. Novembro e dezembro têm sido meses de alguma generosidade no que respeita a chuva no concelho de Setúbal, por comparação a anos anteriores. Mas, como se costuma dizer, "há quem veja o copo meio vazio, há quem o veja meio cheio". No caso vertente, o pluviometro.

Estamos a aproximar dos valores de 1967 e 2008 ....? Pode ser uma noite bem complicada.
Sim estamos literalmente nessa escala.
O Rio Jamor galgou completamente as margens na Senhora da Rocha. O passadiço novo e o túnel estão debaixo de água. Temos pessoas isoladas porque o rio cortou a estrada:
cp7Qb3R.jpg

Continua a chover forte...

Era quase certo que ia ficar assim... Está irreconhecível.

Não há meios suficientes para as ocorrências todas...

Algés, sempre a mesma sina:

Em 2/3 horas choveu cerca de 1/3 a 1/2 da normal de precipitação em Dezembro. Desde os anos 90 que não me lembro de uma noite destas.
Penso que o IPMA menosprezou o cenário previsto. O aviso vermelho era sem dúvida o mais indicado.

Fiquei com duas divisões da casa alagadas. Nunca me aconteceu.
Mas Lisboa está com aviso vermelho bem como Santarém e Faro.

Continuam a ser visíveis alguns relâmpagos embora com menor cadência. Mantém-se a chuva moderada.
Vendo as imagens na tv das zonas ribeirinhas de Lisboa é incrivel a falta de cultura de risco no nosso país. Estradas inundadas com mais de meio metro de água e os carros continuam a circular como se nada fosse.

Última edição:
"Está pelo menos ao nível dessas regiões que falou! Não preciso ver gráficos, este ano aqui vai com 338,8mm que é o que me refiro a não a anos anteriores, eu sei que é incrível".
Continuando...afirmar que Setúbal é a zona mais seca do país é simplesmente ridículo e de uma notável falta de mundo. Também sou setubalense, vivo em Setúbal e tenho por comparação as regiões que referi, também este ano. Basta olhar para as tabelas de pluviosidade. Novembro e dezembro têm sido meses de alguma generosidade no que respeita a chuva no concelho de Setúbal, por comparação a anos anteriores. Mas, como se costuma dizer, "há quem veja o copo meio vazio, há quem o veja meio cheio". No caso vertente, o pluviometro.
Quem anda ainda com as tretas de "fiasco" e chateado com o pouco que está a ter não tem a mínima noção daquilo que está a acontecer por estes lados. Até eu, que sou um meteolouco pela chuva, acho isto que está a acontecer impressionante!
Vai haver mesmo muitos estragos devido a isto, e o pior é que ainda está por cair bastante água segundo os modelos... :shocking:

Estado
Fechado para novas mensagens.