Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas

Mínima 17,5ºC e agora estão 19,5ºC, a chuva para já não apareceu 0,0mm e o vento sopra moderado com algumas rajadas, a mais forte 47km/h.
A ver qual o modelo que acerta na zona mais afetada pela estagnação da frente entre o fim da tarde de hoje e manhã de Terça, espero que seja o Europeu :rain::hehe:.

Essa estagnação é medonha, não sei se a quero na minha zona. :scared:

Bom dia

O dia segue encoberto e com vendaval de SW, mas sem chuva para já.
Tudo a preparar-se para mais umas horas de temporal, que esperemos que venha com calma :unsure:

Ontem não rendeu mais nada, mas os aguaceiros fraquinhos ainda se mantiverem até meio da tarde. A partir daí o sol ainda espreitou.

Extremos de ontem: 13,8ºC / 19,9ºC / 10,2 mm

Mínima de hoje até agora: 17,7ºC :hehe:
T. Atual: 19,8ºC
HR: 83%
Vento: SW / 15,1 Km/h

Pois! O problema do nosso país e dos portugueses é a falta de cutura de risco, que definitavemnte não temos. Basta ver que quando há avisos vermelho, por exemplo para a costa o que é que muita gente vai fazer? Passear no paredão e tirar fotografias às ondas. Isto para não falar da construção em leitos de cheia. Não há meio de mudar de mentalidade e aprender com os constantes erros do passado, passado esse não muito distante.
Isso é muito humano, e não necessariamente português! Na Irlanda faziam exactamente o mesmo. Quantos iam nadar quando havia avisos?? Muitos! Ahaha

Rajada máxima a 1 ano atingida há pouco...penso que a partir daqui a coisa acalme...
o9TbEMF.png

Brutal o que se prevê para o centro do país. Alguns locais parece-me passar o patamar mesmo de aviso vermelho. O IPMA deve acompanhar atentamente, espero eu. O Zêzere vai se transformar num monstro.

Por enquanto 5 mm e ainda temperaturas tropicais.

Não me admirava nada que subisse para vermelho. Enfim que o outono brutal, nunca pensei que tivessemos tamanha recuperação.

Boa tarde,
O tempo voltou a ficar mais invernal nas últimas horas e ao que parece o dia de hoje vai render bem por aqui - com a frente estacionária entre o Tejo e o vale do Sado a lançar acumulados generosos de precipitação. De facto, vendo pelas imagens de satélite e pelo movimento da frente no radar, diria que o ECMWF será o mais próximo da realidade no evento de hoje - ou pelo menos na posição do "rio". :confused:

Por aqui já chove bem, tendo a intensidade da chuva intensificado na última hora. Já existem acumulados relevantes em estações em redor. :rain:

Estado
Fechado para novas mensagens.