Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas,

Por Alcabideche o acumulado mensal ronda os 93 mm.
Acredito que lá para quarta/quinta ande nos 150 mm.
Aqui nesta parte do concelho a ribeira do Cabreiro/ Ribeira das Vinhas já corre até Cascais, algo que não acontecia ha muito tempo mesmo.
Com aquilo que se avizinha de chuva, há uma zona que vai ficar ainda mais espetacular , falo da estrada de Monserrate, ali percebe-se a quantidade de água que a vertente norte despeja para o vale de Colares.
Água é vida. :cool:

Por aqui o mês rendeu até agora 122,6 mm (estação Clima.AML do Algueirão).

Hoje apenas 0,2 mm, para já, com a semi-tropical temperatura de 17.1 ºC.

Eu não sei se vocês estão a sentir o mesmo mas a manhã de hoje está-me a fazer lembrar os meus tempos de criança e desde que tenho memória (período 2003-2010), em que os dias eram escuros, cinzentos, ventosos e com chuva.

A manhã de hoje está tudo isso!

Segue vento moderado a forte e começa agora a chover. Tempo fechado. Saudades de um Outono assim!
Nem mais, pensei o mesmo ...e eu tenho muitas recordações dos anos 90 onde não faltavam dias assim pelo inverno.

2010 foi precisamente o último ano em que os campos alagaram com força, aqui pelo alto Concelho de Alenquer. Em Março ainda havia muitos campos agrícola onde não se conseguia entrar, por força da invernia. Depois disso, um ou outro ano, mas nem de perto tão consistente.

Vento com algumas rajadas , 18°C , tapado, mas muito pouca chuva para já...

Vamos ter mais uma noite bem complicada para a AML.
Zonas como Algés, Odivelas, Alcântara e Baixa podem de novo ficar alagadas, sendo que os avisos já estão dados. A Peninsula de Setubal também deverá ter mau tempo.
A população já deveria estar avisada para saír só em situações de urgência ou situações inadiáveis, em especial a partir das 20h.

Por agora apenas tempo cinzento e ameno.

Última edição:

Construir em leito de cheia, o mesmo erro de sempre:

e a verdade é que não aprendemos nadinha com o passado. Continuamos a construir em cima de leitos de cheia, junto à costa e o diabo a sete.

Não quero causar pânico ou drama, mas esta saída do Arome está algo perigosa.
Porra não me lembro de ver tal persistência de acumulados tão elevados.
Movimentos de massa com fartura...
Já avisei alguns familiares da zona oeste que infelizmente vivem em zonas mais expostas a vários tipos de ocorrências.

Concordo.
Isto vai ser agressívo para as zonas do costume.
Tinha um jantar de natal na zona de Algés, que entretanto já foi cancelado;)

Há pouco cairam umas pingas.

Não quero causar pânico ou drama, mas esta saída do Arome está algo perigosa.
Porra não me lembro de ver tal persistência de acumulados tão elevados.
Movimentos de massa com fartura...
Já avisei alguns familiares da zona oeste que infelizmente vivem em zonas mais expostas a vários tipos de ocorrências.
Humm...portanto o Oeste vai ser novamente contemplado com mais um dilúvio ou algo parecido? O aviso laranja vai-se justificar?
Por agora está tudo numa calmaria incrível...mas já me apercebi que a madrugada manhã de amanhã não vai ser simpática...eu estarei pela zona do Bombarral a partir do fim do dia e vou acompanhar o evento por lá.

Vamos ter mais uma noite bem complicada para a AML.
Zonas como Algés, Odivelas, Alcântara e Baixa podem de novo ficar alagadas, sendo que os avisos já estão dados. A Peninsula de Setubal também deverá ter mau tempo.
A população já deveria estar avisada para saír só em situações de urgência ou situações inadiáveis, em especial a partir das 20h.

Por agora apenas tempo cinzento e ameno.
Pois! O problema do nosso país e dos portugueses é a falta de cutura de risco, que definitavemnte não temos. Basta ver que quando há avisos vermelho, por exemplo para a costa o que é que muita gente vai fazer? Passear no paredão e tirar fotografias às ondas. Isto para não falar da construção em leitos de cheia. Não há meio de mudar de mentalidade e aprender com os constantes erros do passado, passado esse não muito distante.

Uma verdadeira porcaria de tempo, tal como ontem um calor em Lisboa digno do mês de Março ou Abril, uma ventania medonha, e caiu ainda agora um aguaceiro intenso...que entretanto já parou! Que saudades tenho eu do frio...e que farta estou eu de tanta chuva...!
Avisos para nao sair de casa no mês do Natal em que todos andamos muito mais na rua dá um jeitasso...

Estado
Fechado para novas mensagens.