Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Ribeira de Carenque está brutal, algumas margens abateram mesmo, nem quero imaginar como está o Jamor perto da foz...

Por aqui só a registar uma queda de árvore, normal com algumas rajadas mais agressivas de Sul. O aviso laranja de chuva foi mais que suficiente.

41,4 mm hoje, 200 mm mensais :eek: Capaz de bater os 300 este mês, algo que desde que estou no fórum nunca vi acontecer. Dezembro é o mês mais chuvoso do ano hidrológico e está mais que a fazer jus às normais.

Mais do Jamor na Sr. da Rocha:

Altura da água parece mesmo ter sido 3 metros.

Construir em leito de cheia, o mesmo erro de sempre:

Última edição:
Ainda não tinha reparado nesta 'parede' de ~4ºC em ~20min. logo pela manhã!
xpTkKCy.png

A chover em Benavente :rain: , p pela primeira vez aqui nesta zona Ribatejo sul estou a começar a ver os campos a ficar saturados, muita água a sair dos campos

Andei hoje pela zona de Santo Estêvão e foi com satisfação que verifiquei isso mesmo, muita água a acumular-se nos campos e zonas baixas, importante sinal que o solo está a ficar saturado. :thumbsup:

Uma imagem que já não via a alguns anos, as lezírias cheias de água,

na voltinha aqui pela zona, muita água a correr por quase tudo o que é sítio, pena não poder ser canalizada para barragens/represas

a ribeira de Odivelas, no caminho, na parte de traz da imagem tirada, abateu uma boa parte das terras quase fazendo desaparecer o pequeno caminho e claro muita água a correr também por ele a fora não me permitindo passar,

Andei hoje pela zona de Santo Estêvão e foi com satisfação que verifiquei isso mesmo, muita água a acumular-se nos campos e zonas baixas, importante sinal que o solo está a ficar saturado. :thumbsup:

sim sabe bem ver e outra! as ribeiras todas a correr água de novo e as que corria muito mais cheias hoje, aqui a ribeira de Magos, que passa no centro da Fajarda ontem passei na parte principal e as ervas aquáticas quase tapavam a água e hoje no mesmo sitio quase não se vê essas ervas aquáticas, água muito mais acima e o nosso rio principal do Ribatejo sul, o Sorraia está com outra vida! Fui agora à noite a Coruche beber um café e cá ao longe comecei logo a ver as luzes da vila a fazer reflexo na água, coisa que só se vê quando ele está mais cheio (ou no verão quando fecham a comporta do açude e consequentemente enche mais junto à vila). Com a comporta aberta ele estava muito abaixo mas agora muito mais cheio, em algumas zonas já começa a galgar para o areal junto à vila e a dar um beijinho no muro que protege Coruche. Já em Benavente esta tarde também o achei logo com uma corrente muito mais forte. Que saudades que tinha de ver o Sorraia assim!

Agora entretanto cai um chuvisco fraco :p

Uma imagem que já não via a alguns anos, as lezírias cheias de água,

na voltinha aqui pela zona, muita água a correr por quase tudo o que é sítio, pena não poder ser canalizada para barragens/represas

a ribeira de Odivelas, no caminho, na parte de traz da imagem tirada, abateu uma boa parte das terras quase fazendo desaparecer o pequeno caminho e claro muita água a correr também por ele a fora não me permitindo passar,

Como estão bonitos os nossos campos...faz parte, foram anos muito secos, já toda a gente se tinha esquecido como as coisas ficam com chuva normal.

Por aqui, a esta hora algum vento a puxar, sinal de mais chuva a caminho.
17°C.

Eu não sei se vocês estão a sentir o mesmo mas a manhã de hoje está-me a fazer lembrar os meus tempos de criança e desde que tenho memória (período 2003-2010), em que os dias eram escuros, cinzentos, ventosos e com chuva.

A manhã de hoje está tudo isso!

Segue vento moderado a forte e começa agora a chover. Tempo fechado. Saudades de um Outono assim!

Estado
Fechado para novas mensagens.