Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Continuam os períodos de chuva fortes/aguaceiros fortes que começaram sensivelmente perto do meio-dia. É de facto impressionante o que chove e continua a chover, tendo raramente abrandado, e quando tal acontece parece que depois regressa ainda com mais intensidade.

Dados actuais: temperatura em queda (de 19,2°C para 17,1°C), 99% HR, 1000,2hpa e precipitação acumulada 107,9mm.
 
O Rio Jamor galgou completamente as margens na Senhora da Rocha. O passadiço novo e o túnel estão debaixo de água. Temos pessoas isoladas porque o rio cortou a estrada:
cp7Qb3R.jpg

Continua a chover forte...
Uma semana depois, o Jamor voltou a galgar as margens e parte do passadiço desapareceu:


112,8 mm acumulados. Surreal!
 
Ora boas a todos. Sigo o fórum há alguns anos e só agora efectuei o registo mas quero desde já dar os parabéns pelo conteúdo informativo.
É necessário na minha opinião cultivar uma cultura e legislação de catástrofes que infelizmente não temos. Hoje as noticias eram essencialmente para as pessoas se manterem em casa, com aviso da Proteção Civil e IPMA. Quando se vê imagens da A8 o que se vê? imensos carros!! miúdos a irem para a escola como se tudo estivesse normal.
Teremos todos que nos submetermos a perigos porque não existe legislação específica para catástrofes (ou existe e eu não sei)? algo como existindo Avisos Vermelhos as pessoas terem que ficar em casa sem faltas laborais? sem faltas escolares?
é a tal cultura de risco que já falei aqui tantas vezes! Portugal não tem cultura de risco e isso é algo que demora a adquirir, e deve começar desde tenra idade.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.