Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2011

• Thread starter Thread starter Geiras
  • Data de início Data de início
Precipitação acumulada por estações amadoras

14/2/10 Actualização ( 23:07)

Mira-Sintra: 35.8mm
Atalaia, Montijo: 20.1mm
Moita, Setúbal: 17.6mm
Moscavide, Loures: 17,5mm
Qta. do Conde, Sesimbra: 17mm
Queluz: 16.5mm
Corroios: 16mm
Avenida Marquês de Pombal, Leiria:15.4mm
Constância: 14,8 mm
Couço: 13mm
Cais do sodré: 11.6 mm
Setúbal: 10mm
Cova da Piedade, Almada:9.7mm

Peço desculpa por voltar a citar este post mas deu-me a curiosidade pois ontem foi um fim de tarde e noite de chuva constante na minha zona (Ranholas-Sintra). E escrevo devido a 2 valores que leio na tabela acima: os 35.8mm de Mira-Sintra e os 16.5mm de Queluz. Como conheço a localização das estações (do Gilmet e do Mário Barros), acho "estranho" que tão perto uma da outra os valores sejam tão diferentes. Mira-Sintra tem o dobro de Queluz...
Tenho pena de não ter pluviometro pois acredito que na minha zona os valores tenham andado acima dos de Mira-Sintra embora não tenha meio de o comprovar. Fica só a curiosidade:)

Precipitação acumulada por estações amadoras:

Ontém dia 14/02/2011:

Mira-Sintra: 35.8mm
Atalaia, Montijo: 20.1mm
Moita, Setúbal: 17.6mm
Moscavide, Loures: 17,5mm
Queluz: 17,4mm
Qta. do Conde, Sesimbra: 17mm
Arroja, Odivelas: 17mm
Corroios: 16mm
Couço: 16mm
Avenida Marquês de Pombal, Leiria:15.4mm
Oeiras: 15,4mm
Constância: 14,8 mm
Abrantes: 13mm
Cais do sodré: 11.6 mm
Setúbal: 10.8mm
Cova da Piedade, Almada:9.7mm

Nota se houver algum erro nos dados avisem.

Ontem esteve a chover ininterruptamente entre o final da manhã e o fim do dia, aqui em Odivelas.

Apesar disso, e talvez porque devido ao vento forte que se fazia sentir aqui e a chuva vir na horizontal, o acumulado não foi além dos 17mm.

Hoje sigo com 5mm acumulados.
O vento sopra forte de oeste.

Peço desculpa por voltar a citar este post mas deu-me a curiosidade pois ontem foi um fim de tarde e noite de chuva constante na minha zona (Ranholas-Sintra). E escrevo devido a 2 valores que leio na tabela acima: os 35.8mm de Mira-Sintra e os 16.5mm de Queluz. Como conheço a localização das estações (do Gilmet e do Mário Barros), acho "estranho" que tão perto uma da outra os valores sejam tão diferentes. Mira-Sintra tem o dobro de Queluz...
Tenho pena de não ter pluviometro pois acredito que na minha zona os valores tenham andado acima dos de Mira-Sintra embora não tenha meio de o comprovar. Fica só a curiosidade:)

Queluz é mesmo seco, posso comprovar isso, já por diversas vezes tive discussões acerca do facto de Queluz ser uma bolha de ar seco tão grande na região de Lisboa, normalmente sou sempre o que acumulo menos precipitação tanto diariamente como mensalmente, não entendo porquê, mas sei que os dados do meu pluviómetro estão correctos, visto já ter feito experiências com o pluviómetro manual e dá-me exactamente aquilo que me dá na Davis e eu próprio muitas vezes relato que não está a chover (em Queluz) e no entanto nas zonas vizinhas está. Dava uma boa tese :D

Boas

Aqui por Setúbal levo acumulados desde as 00h 11,2mm a maioria ao inicio da manha com um rain rate máximo de 68,2mm/h foi 6,8mm em 20minutos entre as 8 e as 8:20

temperatura actual 15,1ºC e sol a rajada máxima ate agora foi de 41,8km/h WSW