Para completar a análise do evento por aqui ontem e hoje, e já agora para complementar o que foi dito quando há bocado alguém estranhou estar mais quente no cimo de Sintra que cá em baixo, cá fica a sondagem de Lisboa ontem às 12h, que mostra perfeitamente a falta de ar frio em níveis médios.
À superfície frio, 5º, que num gradiente vertical normal (cerca de -6º/km) faria então ainda antes dos 1000m termos temperaturas negativas, e caso precipitasse forte (como precipitou), a neve formada teria de aguentar menos de 1000m, e caso fossem realmente aguaceiros intensos, a temperatura ainda mais baixaria à superfície com afundamento de ar frio das camadas altas da atmosfera certamente, e chegaria a cotas baixas. Provavelmente estaria perto disto que digo pela manhã quando nevou no litoral Norte..
Neste caso não, como se vê em Lisboa a temperatura descia normalmente até perto dos 700m (linha vermelha), mas depois.. lá estava o ar quente a entrar em força acima disto, e a temperatura a subir com a altitude, até cerca perto dos 2000m mais ou menos.. Temperaturas negativas, apenas acima dos 2000 e tal metros (linha azul).. Ou seja, toda a camada abaixo dos 2000m positiva. Completamente impossível para neve!
Pena não haver do Porto para ver, mas provavelmente às 12h, quando já chovia só, já seria parecida com esta, um nada mais fria.. No interior Norte e Centro deveria também haver inversão, mas com valores todos eles abaixo dos 0º até muito perto da superfície dando para o nevão que todos vimos!
Estive a ver a sondagem de Lisboa de hoje, e continua a inversão, explicando o frio que se mantém aqui (cerca de 5/6º às 12h), mas muito menos espessa, apenas até aos 300m (3º), a partir daí a temperatura sobe e muito até quase aos 10º umas centenas de metros acima, prosseguindo depois o relativamente normal para os níveis acima..
Espero que ajude um pouco a entender os dias de ontem e hoje..