Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Nortada a por pó nos olhos! :lol:
Teve intensa o dia todo, não notei diferença ao longo do dia, acho que apenas agora está a acalmar.
Rajada Máxima: 72,4 km/h às 10h22 e 18h47, digamos que presenciem as duas rajadas e digamos que ia voando...

Máxima: 22,6ºC
Mínima: 13,3ºC

Estava-se bem ao sol, o vento é que estragava tudo. Dia de céu limpo e cirrus.

Nortada de ontem, Penhas Douradas ganha.

p0IKgcK.png

No fim de semana volta a massa de ar quente do Norte de África, desta vez com circulação de leste, ou seja, atinge Lisboa! Bons mergulhos ;)

Temperatura diária máxima de ontem, nota-se no extremo algarvio que ainda levava com a massa de ar quente de terça.
Por mais estranho que parece, no extremo Norte a máxima foi de 12,2ºC :shocking: comparado com os 34,1ºC do Algarve, vê-se o varrimento da massa de ar.
XzbN47C.png

A temperatura de Faro justificava o aviso amarelo... Mas também não me recordo do valor previsto.

Já tinha saudades de sentir o frio, como o de Quinta-feira, descida grande e vendaval tanto em Benfica como em casa vento quase diabólico, pena que não pude ir aos postos de observação para registar valores, ontem sexta, um pouco mais calmo e ligeiramente mais quente, mas registei uma mínima de quase 13º,
agora estou na margem sul e neste momento vento quase nulo, mas temperatura a chegar aos 15º
mas parece que o "grelhador" vai ser novamente ligado e no Domingo vou a Alenquer :calor: ver uma prova de todo-o-terreno e espero ir ao alto do Montejunto, até já guardei o anemómetro no jipe para não me esquecer :lol:, vamos ver se estará vento ( alias espero que esteja algum dado que é numa zona alta ).

Poente de ontem dia 15. Sol muito brilhante até ficar oculto (pelas árvores, se quiser vê-lo no mar tenho de ir pelo menos até ao Guincho).

Desta vez comecei a ver andorinhas a voar sobre a Mata dos Ingleses (a que vai ser destruída em parte e urbanizada), como elas costumam fazer ao fim do dia na primavera/verão, mas na estação alta são... muitas dezenas ou até mais de uma centena, um autêntico espectáculo aéreo que só se consegue ver em contra-luz. Ao iniciarem-se as famigeradas obras, que tristeza vai ser para elas, viajarem um continente para chegarem e verem as condições impossíveis de nidificação, as suas antigas habitações desaparecidas.

E quando os cirrus que velam o sol ficam tão brilhantes que à vista é impossível distinguir o sol das nuvens (nem é recomendável, claro) pergunto-me o que se esconde naquele brilho todo. Estas duas fotos respondem por hoje:

50qRpw7.jpg

fzKgzEF.jpg

"Haverá sempre pinturas no céu..."

...e, esperemos, aves com o direito de viver e, já agora, de não ser assassinadas por simples prazer de um certo predador.

:)

Última edição:
Brutais :surprise::uau:
Esses cirrus tornaram o poente aí muito mais bonito do que visto daqui;)

Obrigado, fiquei espantado com as irisações, não é habitual vê-las ao pôr-do-sol porque precisam de uma espessura de nuvem atravessada pelos raios muito reduzida, e com o sol baixo os raios oblíquos aumentam-na.
Tenho pena de não poder vê-lo no mar, penso que havia uma faixa livre de cirrus e que o ocaso foi mesmo na linha do horizonte do oceano como aí.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Por aqui ontem foi mais um dia marcado pela nortada, apesar do tempo fresco que se fez sentir. A nortada tem feito também alguns estragos, nomeadamente rasgando galhos de árvores.
Agora está céu limpo, vento fraco e 22ºC actuais
mínima de 15ºC