Seguimento Litoral Centro - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Modelos à parte, agora é olho, radar e satélite, Nowcasting! :D

Os aguaceiros já estão em terra, e já vejo um mesmo a Norte daqui, deve é ser fraco, ainda por cima as nuvens têm base relativamente alta..

As previsões que vês do Windguru, é GFS mas uma run atrasada. ;)

Pois,já tinha reparado nisso.Mas sempre que vou lá,está sempre muito perto do que depois acontece. :huh: Por exemplo naquele dia de trovoadas em Setubal e Lisboa,não viamos razões para tal acontecer nessa madrugada/ manha e lá tinha o Windguru precipitação para essas horas. Se calhar é sorte,mas até não tem tado mal de todo :p

Modelos à parte, agora é olho, radar e satélite, Nowcasting! :D

Os aguaceiros já estão em terra, e já vejo um mesmo a Norte daqui, deve é ser fraco, ainda por cima as nuvens têm base relativamente alta..

Vou agora para um sitio perto de Mafra,de nome Mata grande.. VOu levar a máquina.Nunca se sabe :D

Boa Tarde:thumbsup:
LISBOA-AJUDA-MONSANTO

Temp actual 26.8ºC 15:40
Pressão: 1015.4Hpa 15:40
Intensidade do Vento: 2.1 km/h 15:40
Escala de Beaufort : 1
Direcção do Vento: SE
Temperatura do vento: 26.8ºC 15:40
Humidade Relativa:64% 15:40
Precipitação na Ultima Hora: 0.3 mm
Chuva Precipitação das ultimas 24h: 0.5mm
Índice Ultra/Violeta: 5 MODERADO 15:40
Altitude: 110Metros

Neste momento esta a choviscar:rain:

WebCam WEATHER
http://ct2iul.ww.com

o distrito de lisboa não devia de estar ja em alerta amarelo devido à chuva e trovoadas que aí vem???

O mais certo é nem vir nada, pelo menos até agora apenas têm ocorrido alguns aguaceiros muito localizados e com fraca intensidade, penso que se for necessário o Instituto de meteorologia activa os alertas mas isso é algo que lhes compete a eles e não a nós aqui do fórum, por isso põe-lhes as eles a questão.

é impressão minha ou finalmente vou levar com as trovoadas em cima (zona Cartaxo/Santarém) ??:D
pelo que vejo no satélite elas vem mesmo para aqui.:rolleyes:

Pois, atenção que volto a lembrar que estas nuvens têm base pouco baixa, ou seja, boa parte da precipitação que delas sai acaba por se evaporar pelo caminho até cá abaixo..
Logo as imagens de radar vão exagerar a precipitação..
E será certamente mais do tipo "Muita parra e pouca uva"..
Para já está longe de mais do que uns meros aguaceiros fracos ou moderados e possibilidade de trovoadas muito dispersas.. Ou seja, nada que até ao momento justifique alertas..
Claro que pode mudar e durante a tarde pelo menos localmente haver algum desenvolvimento.. Mas até ver nada de mais..

é impressão minha ou finalmente vou levar com as trovoadas em cima (zona Cartaxo/Santarém) ??:D
pelo que vejo no satélite elas vem mesmo para aqui.:rolleyes:

Não me parece que sejam trovoadas, visto já á um bocado que essas nuvens não estão a produzir descargas, quanto muito algum aguaceiro fraco/moderado. Isto na minha opinião.