Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Pelo Porto a chuva passou a moderada. Penso que o maior impacto de possíveis inundações terá sido a sul do Porto, caso de V.N. de Gaia, encontrava-me lá quando regressei a casa, passar pela Ponte da Arrábida foi difícil, estavam no local os bombeiros, talvez pela dificuldade no escoamento da água.

Também penso que este inverno será semelhante ao de 2000, mas esse também foi tudo menos um inverno normal... E este pelo mesmo caminho vai. Média no Porto (P.Rubras) para Novembro é de 150mm, choveu 300m...e Dezembro é normalmente o rei da chuva, acredito que irá ficar bem acima da média.

:huh:
"Seca meteorológica desagrava-se em Novembro
2009-12-04 (IM)

A precipitação registada no mês de Novembro em Portugal continental situou-se próxima dos valores normais (1971-2000), apresentando uma anomalia de + 13,4 mm.

As quantidades de precispitação ocorridas em Novembro levaram ao fim da situação de seca meteorológica na região Norte e litoral centro, de acordo com o Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia. Nas restantes regiões mantém-se a situação de seca, com agravamento no Algarve e em alguns locais no Alentejo, numa expressão de 60% do território continental em situação de seca meteorológica, ainda que com grau de severidade pouco elevado.

Em termos nacionais (continente), os valores de precipitação situaram-se próximos dos valores normais (1971-2000), no entanto, em termos regionais e focando em especial a região Norte e Litoral Centro, os valores de precipitação registados foram particularmente elevados. Realce para o valor diário de 85 mm (entre as 09:00 UTC de dia 15 e as 09:00 UTC de dia 16) registado na estação de Porto/Pedras Rubras, valor este que corresponde ao maior valor observado nesta estação desde 1967 (o anterior valor era de 68,7 mm, em 14.11.1085)."

Aponto aqui o relatório elaborado pelo IM, disponível nesta data no respectivo site. 2º os profissionais do IM a precipitação máxima em pedras rubras não foi o valor referido aqui no fórum, de cerca de 104,9 mm, mas 85 mm, registado entre os dias 15 e 16 de Novembro.

O que acho estranho é a hora de referência de início e fim de colheita dos dados de precipitação - das 9h às 9 h do dia seguinte. Já vi referências de valores entre as 18h e as 18h do dia porterior...agora a estas horas nunca tinha visto. Será normal não haver uma normalização dos horários de refrência para colheita de dados? Não será mais normal o período de 24h,, correspondente entre as 0h e as 23.59h?

:huh::huh::huh::huh::huh:

Essa notícia já foi posta noutro thread mais apropriado. Qual é o espanto nesse valor?

Não é o valor em si mas a hora de início e fim de colheita dos dados de precipitação. Sempre pensei que faziam apenas a contabilidade das 0.00h às 23.59h, sendo esse o período de referência para o acumulado de precipitação oficial. Apenas essa dúvida...:thumbsup:

E neste ultima hora mais 17mm no Porto (P.Rubras)

Um bom registo...os bombeiros já se devem ouvir um pouco por toda a cidade:unsure:

O que eu referia anteriormente é que se a contabilidade fosse das 0.00h às 23.59h, o valor seria de 104 mm - um valor bem alto para o mês de Novembro.

Por aqui em penafiel: o céu apresenta-se mais desanuviado, a chuva continua mas agora fraca a moderada. Parece que o pior já passou, mas atendendo à imagens de satélite ainda pode vir alguma surpresa mas será menos homogénea aqui pelo litoral.

Em Aveiro o inicio da tarde foi caótico, com a intensidade da chuva.
Aqui por Vila Nova a precipitação rendeu até ao momento 29.0mm.
Vamos ver o que o final do dia nos trás, pelas imagens de satélite, parece que vai abrandar por agora, mas as últimas horas do dia de hoje e inicio de Segunda, deverá novamente chover com alguma intensidade.

Boas tardes,

e que tarde de chuva esta...até ao momento levo 57 mm acumulados.Chuva torrencial a partir das 16:15 +/-

de referir os graves problemas registados em Pedras Rubras na última hora, passei por lá de carro vinha na estrada interior que vai dar ao aeroporto e está tudo inundado...àgua que chega a entrar em casas situadas junto à rua ..tampas de saneamento levantadas e a expelir água...autênticas piscinas por todo o lado...água a escorrer quais ribeiros a vir dos campos.... por momentos cheguei a pensar que o carro ia meter água pela porta tal o nivel da mesma em certas zonas mais planas da estrada....

Queria tirar fotos mas estava tão escuro ( ás 16:40 era praticamente de noite) e chovia tanto que não me aventurei...Preocupei-me sim em sair do meio das inundações que se estavam a criar rápidamente... :surprise:

Situação a ficar caótica nesta zona

A chuva continua...e a acumular

59.4 mm

:rain::rain:

Boas tardes,

e que tarde de chuva esta...até ao momento levo 57 mm acumulados.Chuva torrencial a partir das 16:15 +/-

de referir os graves problemas registados em Pedras Rubras na última hora, passei por lá de carro vinha na estrada interior que vai dar ao aeroporto e está tudo inundado...àgua que chega a entrar em casas situadas junto à rua ..tampas de saneamento levantadas e a expelir água...autênticas piscinas por todo o lado...água a escorrer quais ribeiros a vir dos campos.... por momentos cheguei a pensar que o carro ia meter água pela porta tal o nivel da mesma em certas zonas mais planas da estrada....

Queria tirar fotos mas estava tão escuro ( ás 16:40 era praticamente de noite) e chovia tanto que não me aventurei...

Situação a ficar caótica nesta zona

A chuva continua...e a acumular

59.4 mm

:rain::rain:

Sem provocar danos a ninguém, espero uma chuvadas dessas por aqui. :thumbsup:

Noticias sobre o Mau tempo do litoral norte:

Mau tempo: Moradores retidos em casa na Maia
13h28m

Vários moradores da rua das Regadias, em Pedrouços, no concelho da Maia, estiveram retidos em casa, este domingo, devido a uma inundação na rua.

De acordo com os moradores, a água atingiu metro e meio da altura, impedindo algumas pessoas de sair de casa.

A água não chegou a entrar nas habitações e já está a ser escoada.

No local estiveram elementos da Protecção Civil e dos Bombeiros da Maia assim como dos Bombeiro de Pedrouços auxiliados por duas viaturas e uma retroescavadora.

Fonte: Jornal de Noticias

Queda de muro devido ao mau tempo
17h01m

Um muro de suporte antiquíssimo, sito no cruzamento da Rua de Bouças com a Rua do Convento, em Matosinhos, caiu na sequência do mau tempo sentido na noite de domingo, 5 de Dezembro de 2009.

Ambas as ruas e toda a área envolvente, referenciadas como zona histórica pela autarquia matosinhense, encontram-se em obras há mais de um ano.

Fonte: Jornal de Noticias

Também penso que este inverno será semelhante ao de 2000, mas esse também foi tudo menos um inverno normal... E este pelo mesmo caminho vai. Média no Porto (P.Rubras) para Novembro é de 150mm, choveu 300m...e Dezembro é normalmente o rei da chuva, acredito que irá ficar bem acima da média.

Semelhante ao de 2000 só se for aí no Norte, porque aqui em baixo ainda nem pinga de água caiu, não chove como deve de ser há meses.

Semelhante ao de 2000 só se for aí no Norte, porque aqui em baixo ainda nem pinga de água caiu, não chove como deve de ser à meses.

Estamos no thread do Litoral Norte, logo estamos a falar desta zona. Não me importava nada que só chovesse no sul durante um mês inteiro... tenho saudades do céu azul com as manhãs frescas e o sol a iluminar a cidade.

Estamos no thread do Litoral Norte, logo estamos a falar desta zona. Não me importava nada que só chovesse no sul durante um mês inteiro... tenho saudades do céu azul com as manhãs frescas e o sol a iluminar a cidade.

Pensei que se tratasse de uma generalização, podemos fazer o seguinte, vocês aí de cima vem cá para baixo apanhar o sol e o bom tempo interminável e nós vamos aí para cima para nos refrescarmos. :lmao:

Nesse ponto tens razão: é habitual esta situação em Paços...a questão é que esquecemo-nos de ver um outono húmido como este desde 2000. De lá até cá foram todos a tender para o seco, só de vez em quando é que tivemos episódios de chuva mais marcada. Este ano parece que voltamos a sentir um inverno "à antiga", daqueles em que raramente nos vemos livres do elemento chuva, e mais raramente o elemento sol faz a sua aparição.
Só tenho pena de não ter uma estação completa nesta fase. Pode ser que até final do mês tenha a estação a debitar os dados on-line...;)

Muuuuuuito fixe!! :thumbsup::thumbsup::thumbsup:
Manda mensagem quando estiver a operar!!