Seguimento Litoral Norte - Junho 2009

Boa tarde.
Sigo agora com céu limpo, vento fraco, 34,5ºc de temperatura.É bom sonhar...:rolleyes:

Ai esta realidade...:shocking:
Céu encoberto, chuva fraca até há pouco depois de mais de 24 h continuamente a cair, um acumulado de 11 mm de precipitação, vento fraco, 17,5ºC de temperatura actual, uma Tmin de 13,5ºC e uma Tmáx de 18,5ºC.

Com estes valores parece que vou ficar a somente 0,5 mm de perfazer 100mm desde o dia 5 de Junho - 1º dia de chuva do mês.
A partir de agora talvez a chuva comece a abandonar este cantinho...:w00t:

Bom feriado e um bom Dia Santo para todos.

Boa tarde.
Sigo agora com céu limpo, vento fraco, 34,5ºc de temperatura.É bom sonhar...:rolleyes:

Lagos, há instantes. :D
Praia cheia.

webcam-lagos.jpg

Ai esta realidade...:shocking:
Céu encoberto, chuva fraca até há pouco depois de mais de 24 h continuamente a cair, um acumulado de 11 mm de precipitação, vento fraco, 17,5ºC de temperatura actual, uma Tmin de 13,5ºC e uma Tmáx de 18,5ºC.

Mas voltando à realidade do litoral norte: Leça da Palmeira.:hehe:

Lea.jpg

AnDré!!!
Que mauzinho...Que céu tão lindo! O de Leça da Palmeira...:lmao::lmao::lmao:
É por isto que eu quero ficar de férias aqui nas nossas praias, sentir o fresco da aragem na pele, poder refrescar o corpo nas águas refrescantes do norte, sentir aquele húmidozinho na face, aquele...aquele...aquele...calor de lagos! Ai!!!:sad:

Por acaso até gosto deste clima - mas mais lá para o Outono...agora que venha algum calor e sol para alegrar o povo.

Parece que o tempo melhorou...a cerca de 3 km para norte, aqui no concelho, a chuva está a cair, o vento agora aumentou para moderado outra vez - parece relutante a chuva em abandonar esta zona.

Gostava de explicar o que tem acontecido; para exemplificar observem a seguinte imagem:

Como podem ver é por isto que a precipitação vai-nos acompanhar a vida inteira...:lol:

Após 6 dias de precipitação o meu tanque, no qual cai água vinda directamente da caleira de metade do meu telhado, encheu practicamente até cima. E foram precisos bons milímetros para chegar a este ponto:

E neste momento (18h) o céu apresenta-se assim, virado a norte:

17,0ºC de temperatura actual, vento fraco a moderado. Chuviscos intermitentes que practicamente não acumulam a partir da 16h.

Editado às 19.15h - faltam apenas 0,3 mm para chegar à mítica marca de 100 mm de precipitação este mês ;)
Edito novamente 19.37h: Recomeça a chover - chuva fraca a moderada e vento fraco a moderado de sudoeste. Esta imagem é para comparar com a anterior, tirada pelas 18h:

Pq é que os posts estao tao largos?
Já não estão pois corrigi a imagem que tinha colocado. Por vezes ainda faço confusão nos links do imageshak...:huh:

Quanto à chuva, vai-vem, vai-vem...bem queria ir com os miúdos à festa do Corpo de Deus aqui na terra, mas assim não saio de casa. Ainda são novitos para apanhar esta chuva "molha-tolos"
:D

Após 6 dias de precipitação o meu tanque, no qual cai água vinda directamente da caleira de metade do meu telhado, encheu practicamente até cima. E foram precisos bons milímetros para chegar a este ponto:

Isso é que se chama aproveitamento das águas pluviais.:lol::thumbsup:

É sempre bom umas imagens para animar os tópicos.:thumbsup:

Isso é que se chama aproveitamento hídrico.
Como tinha o tubo da caleira mesmo por cima do tanque aproveitei para guiar para lá a água de metade do telhado - na outra extremidade desta caleira tapei o tubo para que toda vá para ali.
Um dia espero aproveitar melhor estas águas com o tanque anexo que tem uma capacidade 3X superior a este mas que precisa de ser reparado.
Acho que por muitos lares deste Portugal (moradis essencialmente) se podia aproveitar muita da água que por cá cai - mesmo que esporadicamente como tem sido este ano para o centro e sul - e aproveitar para regas ou lavagens de pátios ou outros. estaríamos a dar um contributo para diminuição de gastos com águas tratadas...

Continua a precipitação - agora sob a forma de chuva fraca, chuvisco, chuva "molha-todos", "morrinha", chuva "miudinha" e sei lá mais que lhe hei-de chamar...:confused:
Ainda não parou desde as 19.30h...só o vento é que agora é fraco.

Depois destes dias, só apetece dizer: volta anticiclone, estás perdoado:D.

10 dias de anticiclone e estão todos a clamar pela chuva, pela trovoada...etc, etc.:lol:

Estive a ver agora mesmo o sat24 e a massa de nuvens está a dar as últimas - começa a ficar muito ténue.