Seguimento Litoral Norte - Outubro 2010

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Mais de 300 inundações, quedas de árvores e estruturas em Viana, Porto, Braga e Aveiro

Mais de 160 inundações, 135 quedas de árvores, 29 quedas de estruturas e sete deslizamentos de terras foram as consequências do mau tempo registadas hoje nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro, segundo a Protecção Civil.

De acordo com o Comando Nacional de Operações de Socorro, entre as 00h00 e as 12h30 de hoje registaram-se 334 ocorrências nestes quatro distritos, todas elas "em resolução".

O mau tempo que se abateu hoje sobre o território do Continente, sobretudo com chuva e vento forte, levou o Instituto de Meteorologia a pôr em aviso encarnado (o mais grave de quatro) o distrito de Viana do Castelo e, segundo o comando distrital, os concelhos mais atingidos são os de Caminha, Viana e Ponte de Lima.

Braga, Porto e Aveiro estão, por sua vez, sob aviso laranja, o segundo mais grave, o que significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, também devido ao vento e precipitação forte.

No distrito do Porto uma das ocorrências mais significativas foi a queda da fachada de uma antiga fábrica em Gaia, que apesar de tudo não causou vítimas.

O restante território do Continente está quase todo sob aviso amarelo (terceiro mais grave), o que indica situações de risco para determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

Na região de Lisboa o mau tempo impediu a iniciativa de adoção de animais que a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais tinha agendado para a zona de Belém.

As exceções aos avisos do Instituto de Meteorologia são os distritos de Beja e Faro e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

(Este texto foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico)

Lusa
 
19,5mm em Arouca das 13h às 14h UTC.

semttulo3cs.png


Nas estações amadoras, o acumulado de precipitação das 0h até ao momento é: (>50mm)

149,4mm - Paredes de Coura
99,3mm - Melgaço
97,0mm - ISEP (Porto)
84,6mm - Tamel S.Pedro Fins, Barcelos
74,9mm - Portela Susã, Viana do Castelo
63,5mm - Medas, Gondomar
 
Continua um dia hediondo.

Já não chove continuamente há cerca de 2 horas mas o vento está cada vez mais forte.

Os caminhos rurais e estradas de montanha estão completamente cheias de ramos, canos, pedras e terra e árvores caídas.

Trágicamente, as vinhas tradicionais do Minho (Vardos, Ramadas e Enforcados em altura) estão a sofrer com a tempestade pelo facto de ainda estarem de ramagem completa. Muitas árvores cairam, vardos tombaram com o peso.

Pelos comentários de alguns produtores, as vinhas que não tinham sido vindimadas, acabaram de o ser pelo vento....

:shocking::huh:
 
Boa tarde,

Após alguns cortes de electricidade esta tarde, venho reportar o seguinte:

Pressão actual (995hPa) está a subir ligeiramente, sinal de algum melhoramento em perspectiva....

A chuva (fraca) já não faz tanto parte do Show mas o vento mantém-se chefe de orquestra neste altura....

Temp: 17.5ºC
H.R: 84%

Vamos ver se a próxima frente (modelada) para a próxima 5ª ou 6ªFeira vai ser tão generosa quer em precipitação, quer em vento!!!!
 
Esta já era venha a proxima pois parece que no proximo fim de semana temos festa outra vez , mas vamos esperar para ver:huh:

Olá vizinho...:thumbsup:
Hummm! Esta ainda não abandonou a nossa casa e já pedes para vir a próxima visita aqui ao "penico"? Calma que o inverno é longo e ainda agora começou (outono\inverno bem entendido).;)
Não te esqueças que o último foi generoso. Os primeiros a sentir o seu efeito foram os Minhotos, tal como agora, mas depois mais à frente mandamos nós...:D

Precipitação acumulada desde as 0h: 97 mm (por 3 mm podia cair um aguaceiro valente, não?!):intrigante:
Tactual: 15,5ºC
Hr: 97%
Pressão: 999 mb ( o mínimo foi de 995 mb)
 
Em Braga também não chove há bastante, mas volta e meia ainda aparecem rajadas fortes. Além de algumas árvores partidas, a cidade está semeada de guarda chuvas destroçados :)
 
O vento não dá tréguas. Rajadas fortes, umas atrás das outras :shocking: Justifica-se a actualização do alerta.

Ás 17h, 109.6 mm de acumulação :D
16.3°C neste momento. Pressão em subida 1000.0.