Seguimento Litoral Norte - Setembro 2012

Boas ,

Extremos de hoje

mínima: 15.8 ºc

máxima: 21.4 ºc

Precipitação até ao momento: 27.1 mm.

Actual:

tempª: 16.2

Vento: WNW : 18 Km/h

Pressão: 1012.7 hpa

Humidade: 94%

Por cá acumulou 9,3mm...

Amanha o k e que se pode esperar no litoral norte?
A previsao do IM aponta para aguaceiros fracos e sem trovoada mas na RTP acbaram de dizer que se preve aguaceiros e trovoadas para amanha no Norte e centro...:unsure:

Amanhã continuarão a cair aguaceiros, mas no geral serão fracos e a probabilidade de ocorrerem trovoadas será reduzida em todo o continente. Mas podes sempre acompanhar a situação pelo radar/satélite. É melhor aguardares por terça-feira, não digo que irão ocorrer, mas existem mais chances. ;)

Entretanto a chuva volta a cair com certa intensidade, e irá continuar pela noite dentro, mas menos intensa.

Por cá acumulou 9,3mm...

De certeza que a tua estação não está a perder dados???

As estações aqui à minha volta andam entre os 34 e os 47mm!!

E segundo o GFS, Viana seria um dos locais com mais precipitação prevista!!

9.3 parece-me muito pouco! :shocking:

Eu por cá tenho acumulado 36.2 mm. De madrugada recebi durante uma hora um ffestival brutal eléctrico, puxada a muito vento a chuva intensa, lindo mesmo. Durante todo o dia de hoje passaram muitos aguaceiros moderados e fortes!!

Extremos de Hoje:

Temperatura Máxima: 25,2ºC

Temperatura Mínima: 17,4ºC

Rajada Máxima: 57,6km/h de SW

Precipitação: 9,3mm (este dado nao está de acordo com a realidade)

Dados Atuais:

Temperatura: 18,0ºC

Humidade: 78%

Vento: 8,6km/h de NW

Boa noite

Andei um pouco afastado deste nosso cantinho.
Ontem estive a banhos e a bronzear-me no Lago de Sanábria. Até fiqui ligeiro camarão e houve quem apanhasse o típico escaldão.:disgust:
Sol, algum calor, água morninha. Parecia autêntico verão, fantástico.

Mais: um violento incêndio fustigou a zona junto a puebla de Sanábria todo o dia de sábado e madrugada de domingo.
Acordei esta manhã com chuva moderada e queda abrupta da temperatura, embora menos que na noite anterior - o aquecimento central estava ligado mas eu, calorento Q.B.:D, desliguei o do quarto. Que diferença.
A caminho de casa encontrei períodos de aguaceiros moderados no interior transmontano.
Ao chegar ao alto do Marão, eis que a coisa muda de figura e os aguaceiros\vento fortes marcam o resto da viagem...que diferença! Ah...já tinha escrito!:lol:

Bem, por aqui acumulei uns generosos 36,8 mm de precipitação. o Rain Rate máximo foi de 83,8 mm\h pelas 18.29h - pena não ter assistido, deve ter sido violento!
O vento também soprou com rajadas fortes; máximo de 45,7 km\h às 16.07h.

Neste momento
T: 16,2ºC
Hr: 88%
P.Orvalho: 14,0ºC
Pressão: 1014,0 hPa
Vento médio: 2,5 km\h de O
Rajada atual: 16,2 km\h de ONO​

Boa semana para todos e bons eventos meteorológicos

Maiores valores de precipitação acumulada em estações do IM no dia de ontem:

Lamas de Mouro - 76,1mm
Cabeceiras de Basto - 44,5mm
Braga, Merelim - 44,0mm
Arouca - 34,8mm
Porto (Aeroporto) - 33,5mm

Boa tarde,

Hoje pela Póvoa de Lanhoso, o dia ficou marcado por diversos aguaceiros. De momento não chove, mas o céu encontra-se povoado por nuvens bem escuras.

Continuação a todos.

Re: Seguimento Litoral Norte - Setembro 2012
Citação:
Post Original de supercell
Fiquei agora a saber (pois não estava em casa) que aqui perto ouve um "mini-tornado" hoje de manhã,
que num rodopio projectou mangueiras de irrigação e alguns objectos pelo ar mais de 20 metros...

Fui ver e realmente as mangueiras encontram-se espalhadas...

Parece ter sido algo isolado, mas segundo testemunhas ainda mandou respeito...
Eu reparei numa protuberância na base de uma nuvem esta manhã. Não sei se entretanto se desenvolveu mais. Mas o céu esta manhã esteve mesmo a pedi-las, mostrava alguma instabilidade. Mas não chegou a cair pingo, que eu saiba.

Há testemunhas que observaram um cone a descer e viram as folhas pelo ar..., mas acho que não provocou estragos...

Trovão algo distante. Céu bastante escuro.