Vila Nova de Foz Côa: Mau tempo destruiu vinhas na freguesia de Chãs
Uma forte queda de granizo registada quinta-feira no concelho de Vila Nova de Foz Côa destruiu cerca de 50 hectares de vinha na área da freguesia de Chãs, disse hoje à Lusa fonte autárquica. Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Chãs, António Lourenço, que também pertence à direcção da Adega Cooperativa de Foz Côa, a chuva e a forte queda de granizo, "afectaram seriamente" as vinhas existentes na freguesia, que está integrada na Região Demarcada do Douro.
"O mau tempo afectou entre 40 a 50 hectares de vinha e todos os viticultores da freguesia, que são cerca de 50, foram atingidos pela intempérie" disse o autarca. António Lourenço contou que o granizo que caiu "era de dimensões muito grandes". "Ainda hoje de manhã encontrei dois os três montes dele que ainda não tinha derretido", adiantou.
"Temos vinhas que ficaram praticamente sem folhas e outras que ficaram com as folhas furadas pelo granizo. Os rebentos mais novos partiram ao meio e estão virados para o chão", contou, salientando que uma situação desta natureza nunca tinha sido registada anteriormente. Durante a manhã de hoje, o autarca acompanhou técnicos da Zona Agrária de Foz Côa que estiveram no terreno a efectuar um primeiro levantamento dos estragos provocados pela queda de chuva e granizo.
António Lourenço admite que os viticultores necessitarão de apoios para fazer face à situação, pois "isto implica, além da perda da produção, custos acrescidos, porque os agricultores têm que fazer tratamentos para não perderem as videiras afectadas". "Vão ter mais custos e não vão ter receitas com as videiras porque algumas estão irremediavelmente perdidas", assegurou.
António Lourenço referiu que os viticultores atingidos pela intempérie esperam que "os serviços do Ministério da Agricultura colaborem e dêem ajudas". Salientou que a direcção da Adega Cooperativa fica também a aguardar pelo levantamento dos prejuízos "para depois ver qual a melhor forma de solicitar as ajudas necessárias".
Os agricultores da freguesia de Chãs referem que a intempérie registada na tarde de quinta-feira também causou alguns danos em culturas hortícolas e em olivais.
Sapo Notícias