Seguimento - Março 2008

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Eu vi foi uma forte granizada com acumulação, agora Neve e Granizo são duas coisas muitas diferentes ;)

Quando a condensação do vapor de água ocorre a temperaturas inferiores a zero e mais ou menos lentamente, formam-se cristais de gelo, que ao caírem para o solo, se vão juntando uns aos outros, formando flocos aveludados que é a neve (temperaturas negativas em todo o seu trajecto). Por vezes, as gotas de água são arrastadas por correntes de ar ascendentes, para níveis altos da atmosfera, onde a temperatura é negativa; essas gotas solidificam rapidamente, transformando-se em grãos de gelo que é o granizo.

Enfim....

Nevou em Aldeia de Muda !
Ouvi eu na SIC!

A todos, boa noite:

T min.....................................8.3º (05h56m)
T máx....................................16.1º (14h59m)
T actual.................................12.3º

H min.....................................38%
H máx....................................67%
H actual.................................43%

Pressão actual.........................1007 hPa

Também já vi as fotos, e é sem dúvida uma saraivada.

Não sei onde é que os jornalistas da SIC :confused: vão buscar as provas de neve!

Amigo Santos neve não é de certeza mas prontos se dizes quem sim não posso fazer nada.....;)
Amigos Spiritmind, e Nuno eu não estava lá, não vi e sei a diferença entre granizo e neve, é a SIC quem diz que caiu granizo e neve !
Estou à espera da reportagem :)

Editado por um moderador:

Desculpem a minha ignorância ;)
Quando cai suave....suavemente... como quem chama por mim:D
Ainda que só por curtos... (curtinhos mesmo) :p minutos é nevar?:huh:
Acreditem o meu Pai mora no Carvalhal e foi uma exurção pegada a Muda ...
Cerca de 5 km do Carvalhal.... e cairam alguns floquitos sim senhora.
O que ele me descreveu foi que estava um frio desgraçado :cold:... depois passou... mas que nevou nevou :angry::angry::angry:
:p:p Vá lá .... é possível certo???
Vejam a reportagem que vai dar agora na SIC pode ser que nos esclareçam as duvidas.

Amigo Spiritmind, eu não estava lá, não vi e sei a diferença entre granizo e neve, é a SIC quem diz que caiu granizo e neve !
Estou à espera da reportagem :)

Sim mas a comunicação social costuma deturpar as coisas a medida deles e afinal o que cria mais impacto a nível de audiências dizer que granizou o nevou?

muitos jornalistas se calhar nunca viram cai neve na vida ;)

Editado por um moderador:

bem, pelas fotos quase todas parece naturalmente acumulaçao de granizo intenso, ate pela situaçao que era..
mas curiosamente na foto mais flagrante para tirar a duvida, ou seja, a da mao, nao parece granizo, quase que parece mesmo neve "grossa" acumulada
:huh:
é estranho, nao acredito mt, deve ser pura ilusao do granizo colado ou isso.. embora nao seja impossivel, nem sei onde é aldeia de muda sequer, mas existem casos extremos de queda de neve em flocos enormes e colados com temperaturas proximas dos 10º, normalmente em situaçoes de convecçao forte, portanto associadas a trovoadas, e com atmosfera nao muito humida no percurso ate ao solo... a primeira até é o caso, tal foi a convecçao (como no dia que nevou ligeiramente de manha em Lisboa em 2007 sem ninguem esperar e tambem uns dias antes nevou no alentejo a tarde qd a temperatura andava sempre entre os 5 e 10 e apareciam uns aguaceiros que baixavam a temperatura e mandavam uma neve mesmo grande e pesada, ate deve haver fotos disso algures aqui no forum) agora a 2a da humidade ja me parece mais dificil.. mas nunca se sabe, nao e impossivel..
mas mesmo assim, pelas fotos.. continuo a dizer que deve ser granizo :rolleyes:
nada como um video para tirar duvidas, mas pelos vistos nao ha :angry:

Desculpem a minha ignorância ;)
Quando cai suave....suavemente... como quem chama por mim:D
Ainda que só por curtos... (curtinhos mesmo) :p minutos é nevar?:huh:
Acreditem o meu Pai mora no Carvalhal e foi uma exurção pegada a Muda ...
Cerca de 5 km do Carvalhal.... e cairam alguns floquitos sim senhora.
O que ele me descreveu foi que estava um frio desgraçado :cold:... depois passou... mas que nevou nevou :angry::angry::angry:
:p:p Vá lá .... é possível certo???
Vejam a reportagem que vai dar agora na SIC pode ser que nos esclareçam as duvidas.

Excelente registo Stormfairy ;)