Quanto a mim, picos de 3m na bóia não é nada de estranho, mesmo nesta altura do ano. Atenção que picos podem ser bastante superiores a altura média. E a bóia de faro está localizada a uma boa distancia da costa (+- 3km, a julgar pela profundidade e coordenadas), e a essa distância o mar é bastante maior que aquele encontrado junto à costa e nas praias (pelo menos aqui na nossa zona).
Portanto, o 0.5-1m referido pelo Tornado é acertado, até porque estive na Manta Rota e não passava disso. Pode ter havido ondas um pouco maiores na Ilha do Farol e Ilha Deserta (que, por se localizarem no Cabo de Santa Maria), levam com a "pujança" toda do sueste, o que não acontece na baía de Monte Gordo. O mesmo se passa com o vento, na 3a feira saí de Olhão às 15.30 com vento E fraco constante, cheguei à Manta Rota com vento de SW fraco constante.
Tornado, hás-de me dizer que ondas de 4m de levante foram essas que tu surfaste. Ainda para mais na tua zona, o mar é sempre mais pequeno. E 4m de levante nunca são surfáveis, são ondas de tempestade todas partidas pelo vento. Se me disseres 2,5m em Tavira, Farol, Deserta e Faro, aí talvez acredite
Resumindo, o mar nunca este anormal, não é nem de sombras o pior mar visto em 10 anos, aproveitem mas é a praia que está no seu melhor!