Seguimento Marítimo 2023 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc.)

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bóias ocidentais a meter Faro no lodo. Picos máximos nos últimos 3 dias:

Sines Oceânica: 23,5ºC
Nazaré Costeira: 22,7ºC
Leixões Oceânica: 23,4ºC

Praticamente toda a costa europeia com anomalias positivas :wacko:

1696263620079.webp

Ontem fui até à praia da Ursa, no Cabo da Roca.
Já não ia lá há uma meia dúzia de anos.
Que dizer:
Praia composta de gente, areia como nunca lá tinha visto (montaram um campo de vólei com rede e tudo) e temperatura da água divinal.
Ao pôr do sol havia muita gente dentro de água a tirar fotografias, sendo que algumas delas ficam lá a acampar.

A temperatura estava excelente.
No Cabo da Roca:

Roca.webp

Lá em baixo estava uma estufa. E mesmo depois do pôr do sol não se sentia qualquer frio.

1000018593.jpg
1000018590.jpg
1000018592.jpg
1000018697.jpg

Última edição:
Eu tenho apanhado algumas bem vivas quando a ondulação muda para SW.
Quanto à ocupação "ilegal" do areal da Praia da Ursa não me admiro nada que quando caem uns calhaus ou a corrente está forte haja lá problemas.
O pessoal põe-se mesmo a jeito. É o desrespeito completo pelas leis vigentes e pelo bom senso. Tudo graças às redes sociais e quejandos.

Praia composta de gente, areia como nunca lá tinha visto (montaram um campo de vólei com rede e tudo)

Eu tenho apanhado algumas bem vivas quando a ondulação muda para SW.
Quanto à ocupação "ilegal" do areal da Praia da Ursa não me admiro nada que quando caem uns calhaus ou a corrente está forte haja lá problemas.
O pessoal põe-se mesmo a jeito. É o desrespeito completo pelas leis vigentes e pelo bom senso. Tudo graças às redes sociais e quejandos.

Quase irreconhecível a Praia da Ursa. Qual o estado do(s) trilho(s) de descida? Espero que ainda não tenham feito degraus.
A maior parte destas pessoas não conhece a Ursa, nem devem ter ouvido dos acidentes que já lá ocorreram, ou até da derrocada da 'cabeça' da Ursa, já sem falar dos Arcos de Maraferama.
Qualquer dia montam um bar de praia móvel... e começam a pensar em obras de sustentação das falésias como nas praias do Algarve.
Esta praia, e sobretudo as falésias que a envolvem, devia ser monumento geológico e ter uma protecção especial, mais séria do que a (des)protecção do PNSC em que está inserida.

Última edição:
Quase irreconhecível a Praia da Ursa. Qual o estado do(s) trilho(s) de descida? Espero que ainda não tenham feito degraus.
A maior parte destas pessoas não conhece a Ursa, nem devem ter ouvido dos acidentes que já lá ocorreram, ou até da derrocada da 'cabeça' da Ursa, já sem falar dos Arcos de Maraferama.
Qualquer dia montam um bar de praia móvel... e começam a pensar em obras de sustentação das falésias como nas praias do Algarve.
Esta praia, e sobretudo as falésias que a envolvem, devia ser monumento geológico e ter uma protecção especial, mais séria do que a (des)protecção do PNSC em que está inserida.
O trilho ainda não tem degraus nem passadiços. Ainda... Mas já não tem nada a ver com aquele que fiz há 10 anos atrás quando fui a primeira vez à praia da Ursa.
Neste momento qualquer pessoa minimamente capaz alcança o areal. Areal que, como disse, está enorme. Tem tanta areia que não é necessário estar junto às rochas. Nem na maré cheia.

Já agora, fica a nota que, apesar de todo o aparato: praia composta, geleiras, campo de vólei, bastantes crianças, etc, ao final do dia o areal estava limpo!
Havia inclusive um pequeno grupo a apanhar resíduos das rochas. Coisa que há uns anos era impensável.

Há meia dúzia de anos fui à praia do ribeiro do cavalo e fiquei extremamente desiludido com a quantidade de lixo que encontrei no trilho e no areal... Espero, um dia quando lá voltar, encontrar um cenário diferente.

E hoje entre o Magoito e a Aguda, era assim o cenário, temperatura super amena, ausência de vento, mar invulgarmente tranquilo e respectiva temperatura, um caldinho,
o que é que se pode pedir mais ?
quais meses de verão ( oficiais ) quais quê, "verão" de Outubro é o que está a dar, enfim,

Mas é monumento geológico. Vê o link do LNEG.
Sim, mas terá alguma protecção especial? Por exemplo, restrição do número de afluências pedestres naqueles sensíveis trilhos de acesso? Controle da vegetação infestante que destrói a flora autóctone e em consequência afecta também a estabilidade das vertentes abruptas e falésias? Protecção das paredes convidativas à escalada e que já são bem conhecidas? Sinalização adequada de protecção pessoal e da paisagem, no início dos acessos?
Relembro o episódio da queda da cabeça da Ursa (Abril 2011). Fotografei na altura várias formações de cristais em geodes, entre os escombros da derrocada junto ao arco, ainda a tempo, antes de desaparecerem todas. Não sei que destino tiveram, se houve alguma recolha oficial ou não, mas pareceram-me dignas de preservação. Não trouxe qualquer recordação, as recordações que recolho são sempre sob a forma de imagens.
A Pedra da Ursa sempre constituiu um ponto de escalada favorito de muitos escaladores, e que eu saiba não se averiguou se esse facto precipitou o desmoronamento, pela implantação de apoios de vias de escalada ou outro motivo. Como monumento que é, certas actividades deviam estar restritas. A Ursa, a Noiva, aquelas falésias não têm propriamente a resistência de um Cântaro Magro. A minha observação in loco e recolha de imagens estendeu-se por dezenas de visitas ao longo dos anos de 2009 a 2015, e em cada nova visita observava modificações nas falésias, movimentação dos taludes de detritos, novas derrocadas e a proliferação crescente do Carpobrotus edulis (Chorão-das-praias) só para citar essa infestante. A degradação dos trilhos era evidente nos últimos anos. Oito anos passados nem faço ideia de como estão.

Off-topic: a Ursa em 10 de Outubro (há 13 anos)

ZoSZnqe.jpg

jCRplC0.jpg

e no 'Halloween' desse ano...
vcqnlMk.jpg

Última edição:
Ondulação da Babet na Costa de Caparica, e a areia a dizer adeus na zona dos Paredões, foram metros de areia em um dia!

Estado
Fechado para novas mensagens.