Seguimento Marítimo 2023 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc.)

Estado
Fechado para novas mensagens.
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Isso significa mais depressões a chegarem também ao continente?

É um dos vários factores que contribui para actividade tropical em águas portuguesas. Águas mais quentes que o normal significa mais potencial para estes sistemas manterem energia nas nossas águas ou até mesmo nascerem nas nossas águas. Nos últimos anos tem havido umas aproximações interessantes pelo que parece que este ano o potencial volta a estar lá.

Temperatura da água do mar já a ultrapassar os 26°C na Costa Sul da Madeira nos próximos dias. Temperaturas desta ordem normalmente atingidas em meados de Setembro.

Cheira-me a época tropical potencialmente interessante em águas portuguesas daqui a uns 3 meses.
Com temperaturas da água do mar nessa ordem, dificilmente as zonas costeiras do arquipélago têm Tmin<20ºC. Uma constante tropicalidade.
Em Junho o Funchal registou 12 dias com Tmin>=20ºC. A normal 1971-2000 é de 0,7 dias com Tmin>=20ºC.

Julho, nestes primeiros 11 dias, só dia 7 é que desceu aos 19,9ºC. Portanto, 10 dias com Tmin>=20ºC até ao momento. A normal 1971-2000 para o mês de Julho é de 4,3 dias com Tmin>=20ºC.

Entretanto na Costa a água está imprópria para grandes mergulhos.

1000008396.webp

Confesso que não sei bem onde deixar o seguinte post, pois não estamos a falar de mar aberto, mas na zona do estuário do Tejo.
No início deste mês tivemos marés vivas, com uma amplitude normal e comum destes episódios de maré, decidi então gravar em 2 locais nos dias de maior amplitude, no Parque das Nações e no Cais/Naus/Terreiro.
Na zona do Cais do Sodré e Terreiro, fiquei surpreendido até onde a água conseguiu chegar com a ondulação criada pelos transportes fluviais, em cima do nível de água elevado da maré viva!
Com o aquecimento global e consequente subida do nível do mar, será cada vez mais frequente estes cenários.

Nota
No início de Agosto, as marés vivas serão 10/20 cm mais elevadas que as de Julho, parece uma boa altura para visitar estes locais de novo :p .

Ontem, na minha voltinha habitual resolvi fazer um percurso um pouco diferente, já á algum tempo que noto que este ano tem havido mais acumulação de areia mais visível na maré baixa,
conhecendo o Guincho á mais de quatro décadas, embora mais assiduamente de há dez/doze anos para cá, nunca tinha visto a praia assim, poder andar ( estava calçado ) quase ao lado do hotel Forte do Guincho algo que nunca pensei ser possível,
pena o vento que quase sempre se faz notar presença,

estas um pouco a norte do Abano,

estas são da praia do Abano, quase com lagoas,

e estas, a do Guincho,

Ontem, na minha voltinha habitual resolvi fazer um percurso um pouco diferente, já á algum tempo que noto que este ano tem havido mais acumulação de areia mais visível na maré baixa,
conhecendo o Guincho á mais de quatro décadas, embora mais assiduamente de há dez/doze anos para cá, nunca tinha visto a praia assim, poder andar ( estava calçado ) quase ao lado do hotel Forte do Guincho algo que nunca pensei ser possível,
pena o vento que quase sempre se faz notar presença,

estas um pouco a norte do Abano,

estas são da praia do Abano, quase com lagoas,

e estas, a do Guincho,

Litoral muito bonito, mas quase sempre impraticável para a prática balnear. :cold:

Última edição:
Espectacular reportagem!
Conjugação de uma baixa-mar de Lua cheia com uma evidente deposição de areia, talvez resultado dos últimos dias de nortada.
Agora estou muito curioso de observar as praias imediatamente a norte do Cabo da Roca, especialmente Adraga e Grande e verificar se se repetiu o evento de 2014, em que se passeava a seco de uma para a outra.

Estado
Fechado para novas mensagens.