Ruipedroo
Cumulonimbus
Esse dia. Até tenho arrepios.São também os que mais gosto. Acho fantástico começar o dia de céu azul e depois desenvolverem-se esses monstros. Mas como disseste são raros. Gostava que tivesse o interesse em meteorologia que tenho agora mas em 2004 para presenciar aquele monstro que passou por aqui no dia 4 de setembro.
Uma autêntica lenda essa célula. Tinha apenas 9 anos mas lembro-me como se fosse hoje. Ainda por cima estava em plena via rápida a vir de Vila Verde. uma majestosa Shelf cloud com tons esverdeados e depois valente saraivada. Ainda hoje se vêem as marcas no carro da minha mãe, que se não se tivesse abrigado por baixo de um viaduto, teria ficado muito pior.
Bons velhos tempos. Também tenho em memória outros grandes episódios. Lembro-me de num verão ter havido uns 5 dias seguidos sempre com trovoadas ao fim da tarde. A trovoada mais assustadora que vi foi sem dúvida uma quando vinha outra vez de Vila Verde, à noite, penso que foi na altura do S. António de 2003. Relâmpagos de 2 em segundos. Pareciam bombas a cair ao lado da minha casa.
Estou à espera de ver algo igual há anos e anos. Dá a ideia clara que o nosso verão perdeu a força no que toca a gerar este tipo de eventos. Ultimamente algo semelhante só no outono.
Outra que me esqueci de mencionar foi no casamento do meu tio, agosto de 2003. Dia mesmo muito quente. Com muito sol ao início. Durante a tarde levantou-se uma ventania impressionante mesmo muito quente, e quando anoiteceu boom. E onde foi? Vila verde! Esta terra tem uma excelente relação com trovoadas.
E muitas outras que me vou lembrando.