Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Em minha casa, tenho algumas árvores a florir, algo que nunca vi tão cedo em Janeiro.

Este inverno, frio a sério esteve no passado fim de semana e mais 3 ou 4 dias e terminou por aí.

Este inverno também se verificaram algumas entradas de Norte, que apenas se sentia uma aragem fresca. Perfeitamente anormal, pois em Dezembro ou Janeiro, estas entradas normalmente são gélidas.

Vendo as previsões do IPMA a médio e longo prazo e as previsões mais próximas do GFS, este inverno está praticamente feito no que toca a verdadeiras entradas frias ( a não ser que haja uma grande surpresa, mas acho improvável) .

A minha esperança é que possa ocorrer uma (s) entrada ( s) fria(s) tardia( s) lá para Abril/ maio , que muitas vezes acontece e que surgem como uma espécie de compensação. E por vezes até são bem interessantes.

No entanto, não tenho assim tanta esperança. O clima, nos últimos tempos, anda tão descaracterizado, que às vezes tenho a sensação que estamos a tropicalizar - nos.

James isto é geral, os processos de modificação meteorológica demoram décadas, seculos, não são visíveis em 2,3 Invernos amenos, ou mesmo sequer numa norma climática . O clima português não está a tropicalizar-se seria preciso a temperatura media anual subir 4º,5º graus centigrados num curto espaço de tempo para isso acontecer e isso nem Hollywood tem coragem de fazer . Vamos ver o que nos vai reservar a Primavera e o Verão, e o que virá ai..

• Gosto
Reactions: joralentejano
Os modelos estão que dão pena...
Nada de novo... e falando para os amantes do frio e da neve Janeiro está perdido... Fevereiro promete seguir-lhe o exemplo... os dias já cresceram bastante as hipóteses vão se anulando... a realidade é esta.

Norte:
graphe_ens4_zdy8.gif
[/IMG]
graphe_ens4_zdy8.gif

Sul:
graphe_ens4_lki1.gif

Os modelos estão que dão pena...
Nada de novo... e falando para os amantes do frio e da neve Janeiro está perdido... Fevereiro promete seguir-lhe o exemplo... os dias já cresceram bastante as hipóteses vão se anulando... a realidade é esta.

Norte:
graphe_ens4_zdy8.gif
[/IMG]
graphe_ens4_zdy8.gif

Sul:
graphe_ens4_lki1.gif

E vamos ver se lá para final de Fevereiro não teremos já mesmo tempo de praia... :lmao:

Só espero é que não aconteça o mesmo do ano passado, muito calor logo a partir de Maio...

Nah, começou logo a fazer muito calor desde Dezembro. Se formos ver as médias, Dezembro foi um mês tórrido, se levarmos em pleno Verão, com uma anomalia idêntica à do mês de Dezembro vai dar para assar frangos na estrada. :huhlmao::D

Já vi a coisa pior a médio e longo prazo,os modelos parecem que não querem anunciar uma Primavera precoce ou antecipada, também já não peço muito, apenas tempo instável e temperaturas abaixo da barreira dos 20º graus, e parece que a médio e longo prazo de acordo com as previsões dos modelos podemos ter um cenário condicente com esta altura do ano, mas não é de descartar que possa vir ai algo bem interessante o ECM está a bater nessa tecla já á 3 runs seguidas.

Já vi a coisa pior a médio e longo prazo,os modelos parecem que não querem anunciar uma Primavera precoce ou antecipada, também já não peço muito, apenas tempo instável e temperaturas abaixo da barreira dos 20º graus, e parece que a médio e longo prazo de acordo com as previsões dos modelos podemos ter um cenário condicente com esta altura do ano, mas não é de descartar que possa vir ai algo bem interessante o ECM está a bater nessa tecla já á 3 runs seguidas.

@Topê, sou da mesma opinião, pois as mudanças das últimas runs e as previsões a médio/longo prazo seguem no sentido da alteração do tempo para mais frio, por alturas do Carnaval. :)

@Topê, sou da mesma opinião, pois as mudanças das últimas runs e as previsões a médio/longo prazo seguem no sentido da alteração do tempo para mais frio, por alturas do Carnaval. :)

Se bem que após as 180h, já começam haver divergências entre o GFS e o ECM, o GFS aposta na manutenção da estabilidade, o ECM vê uma superfície frontal fria a entrar por o NW até ao Oeste da Península, vamos ver que é mais assertivo.

• Gosto
Reactions: Dias Miguel
Mais vale tarde que nunca é bom olharmos para os modelos e vermos temperaturas normais, e com uma depressão de NW em perspectiva.
O grau de exigência está tão baixo, que só peço mesmo isso, temperaturas normais e alguma precipitação, que diga-se em abono da verdade tem chovido sempre alguma coisita aqui por Lisboa.

Estado
Fechado para novas mensagens.