Em minha casa, tenho algumas árvores a florir, algo que nunca vi tão cedo em Janeiro.
Este inverno, frio a sério esteve no passado fim de semana e mais 3 ou 4 dias e terminou por aí.
Este inverno também se verificaram algumas entradas de Norte, que apenas se sentia uma aragem fresca. Perfeitamente anormal, pois em Dezembro ou Janeiro, estas entradas normalmente são gélidas.
Vendo as previsões do IPMA a médio e longo prazo e as previsões mais próximas do GFS, este inverno está praticamente feito no que toca a verdadeiras entradas frias ( a não ser que haja uma grande surpresa, mas acho improvável) .
A minha esperança é que possa ocorrer uma (s) entrada ( s) fria(s) tardia( s) lá para Abril/ maio , que muitas vezes acontece e que surgem como uma espécie de compensação. E por vezes até são bem interessantes.
No entanto, não tenho assim tanta esperança. O clima, nos últimos tempos, anda tão descaracterizado, que às vezes tenho a sensação que estamos a tropicalizar - nos.
James isto é geral, os processos de modificação meteorológica demoram décadas, seculos, não são visíveis em 2,3 Invernos amenos, ou mesmo sequer numa norma climática . O clima português não está a tropicalizar-se seria preciso a temperatura media anual subir 4º,5º graus centigrados num curto espaço de tempo para isso acontecer e isso nem Hollywood tem coragem de fazer . Vamos ver o que nos vai reservar a Primavera e o Verão, e o que virá ai..