Dias Miguel
Cumulonimbus
P.S. Não sei se isto tem qualquer validade científica ( e provavelmente não terá) , mas noto que quando se aproxima um período de instabilidade atmosférica , o mar começa a ficar muito agitado, com uma antecedência de 2/3 semanas.
A última vez foi em meados de Dezembro, onde apesar do tempo tranquilo e monótono que estava na altura, o Oceano começou repentinamente a ficar agitado. Duas semanas depois, iniciou - se um período de instabilidade no Atlântico.
@james, a experiência e a observação dos fenómenos é que podem determinar novas verdades científicas. Neste caso, a tua análise terá a validade das tuas anteriores observações e logo veremos se ocorre esse agravamento ou não.
Comparando as tuas palavras com a sabedoria popular, em tempos sem tanta tecnologia nem conhecimento científico, as pessoas que trabalhavam sol a sol no exterior, iam adquirindo experiências que permitiam avaliar e determinar, com bastante certeza, as alterações de tempo e quais seriam as condições para o curto prazo. Sinceramente muito desses "saberes" foram-se perdendo, porque simplesmente as pessoas não têm tempo para observar e começaram só a basear-se nas evoluções tecnológicas e análises computorizadas que determinam previsões meteorológicas.
Aquilo que sei, este Inverno creio que irá dar-nos ainda algumas surpresas, apesar da tendência às temperaturas superiores ao normal. A minha experiência diz-me que Invernos relativamente quentes normalmente trazem episódios gélidos quando menos se espera.
Agora recordando os ditados: "se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir está o Inverno para vir, se estiver a chorar está o Inverno a passar". A previsão vai no sentido de um grande sorriso