Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
E Elvas por exemplo 3 dias seguidos com 44ºc e mais 3 com 42ºc, dava para assar umas sardinhas, nem era preciso fazer lume.
Quando olhei para aquela previsão nem queria pensar nas consequências que isso poderia vir a dar. Esperemos mesmo que mude.
O GFS não está tão agressivo.

• Gosto
Reactions: jonas_87 e Davidmpb
Isso poderia ser a repetição do verão de 2003. Após um mês de Julho quente, embora sem ser extraordinário, seguiu - se um final de Julho e início de Agosto tórridos, com as temperaturas a superar os 40 graus em quase todo o país.
Espero que não se repita, pois foi ( de muito longe) o mais trágico de sempre em termos de incêndios ( quase 500 mil hectares ardidos e cerca de 25 mortos, já para não falar das quase 300 casas ardidas e de algumas áreas protegidas reduzidas a cinzas) .

Pelo que vejo , para os próximos dias, aqui para Viana, por exemplo, está no limiar de poder ocorrer uma onda de calor, tendo em conta o valor das temperaturas máximas e o número de dias consecutivos com valores elevados.

Julho de 2003 foi um mês bem fresco, com nortada forte no litoral oeste e bastante chuva no litoral norte.
Até dia 29, a máxima em Lisboa tinha sido de 31ºC, com muitos dias a ficarem pelos 24-25ºC devido às fortes nortadas.
Viana do Castelo acumulou 58,4mm.
Não fossem os últimos 3 dias escaldantes, e o mês tinha acabado com uma anomalia negativa significativa.
Ainda assim terminou com uma anomalia da temperatura máxima de -1,4ºC (em relação a 61-90).

Só que depois disso, seguiu-se aquilo que todos recordam, uma enorme onda de calor que apagou da memória aquele mês fresco de Julho.

Julho de 2003 foi um mês bem fresco, com nortada forte no litoral oeste e bastante chuva no litoral norte.
Até dia 29, a máxima em Lisboa tinha sido de 31ºC, com muitos dias a ficarem pelos 24-25ºC devido às fortes nortadas.
Viana do Castelo acumulou 58,4mm.
Não fossem os últimos 3 dias escaldantes, e o mês tinha acabado com uma anomalia negativa significativa.
Ainda assim terminou com uma anomalia da temperatura máxima de -1,4ºC (em relação a 61-90).

Só que depois disso, seguiu-se aquilo que todos recordam, uma enorme onda de calor que apagou da memória aquele mês fresco de Julho.

Mas isso foi mais na primeira quinzena, não?

A recordação que eu tenho é de uma parte final de Julho já relativamente quente.

• Gosto
Reactions: joralentejano
Eu também não acredito muito, mas ciclicamente ocorrem verões muito quentes e secos com temperaturas " estratosfericas ".

E convém lembrar que desde o tórrido verão de 2003 já passaram 13 anos.

A saida do ECM da run 00h, é sempre muito inflacionada, bota sempre muito calor já não é a 1ª vez que isto acontece este ano.
O padrão está a ser quentinho nas ultimas 3,4 semanas, mas não está a ser por enquanto historico, nem a bater records, não me admire nada que na próxima run o ECM diminuem calor e retire 4º,5º graus as temperaturas apresentadas na ru das 00h, o ECM anda nessa indecisão já umas semanas.,

• Gosto
Reactions: joralentejano
Mas isso foi mais na primeira quinzena, não?

A recordação que eu tenho é de uma parte final de Julho já relativamente quente.

Foi só mesmo no dia 29 de Julho que as temperaturas dispararam. Em alguns locais mais de 10ºC. Dia 30 voltou a subir, e dia 31 a mesma coisa... E a primeira quinzena de Agosto foi o que foi.

Agora de 1 a 28, foram 4 semanas, no geral, bem fresquinhas. No noroeste, os dias 25 e 26 foram de chuva fraca persistente. Mais de 40mm na região do Gerês, em chuva fraca.

A saida do ECM da run 00h, é sempre muito inflacionada, bota sempre muito calor já não é a 1ª vez que isto acontece este ano.
O padrão está a ser quentinho nas ultimas 3,4 semanas, mas não está a ser por enquanto historico, nem a bater records, não me admire nada que na próxima run o ECM diminuem calor e retire 4º,5º graus as temperaturas apresentadas na ru das 00h, o ECM anda nessa indecisão já umas semanas.,

Mais dia menos dia, o AA há - de quebrar...

E não tarda aparecerá alguma frente com toda a pujança... :D

• Gosto
Reactions: rafathunderstorm
Estamos a falar de previsões automáticas a 10 dias e é no 10º dia é que as temperaturas ficam loucas.

Em Olhão, até seria interessante com máxima de 43ºC e aguaceiros. :huhlmao:

• Gosto
Reactions: jonas
(Tive que mudar a mensagem para este tópico por causa do off-topic)
Obrigado. Só digo isto pelo facto de viver no centro de Lisboa há mais de três décadas (e muito pouca dinâmica climatérica para observar) e das vezes que fui a Pavia apanhei quase sempre eventos convectivos. Será beginner's luck? Espero que não.
Não deves viver na mesma Lisboa que eu. :p
Esta zona não é assim tão monótona. :D
Já vi Lisboa pintada de branco por causa do granizo umas 4 vezes nos últimos 5 anos. No dia 20 de Março deste ano vi pela primeira vez uma funnel cloud em Benfica e no dia seguinte presenciei uma das melhores trovoadas desde que me lembro.
No inverno, Lisboa tem "mais sorte" por causa das frentes frias e oclusas e somos capazes de ouvir uns trovões de vez em quando. No alentejo essas frentes já chegam bastante enfraquecidas e só se vê convecção a sério nos meses mais quentes, havendo excepções claro.

Muito interessante, pena faltar tanto tempo.. :unsure:

mnqCyrc.png

A ver se chove alguma coisa em Agosto e não vem só calor e secura.

Este mês de Julho deverá acabar a 0 mm por aqui, nada de grave pois o ano hidrológico está mais que bom :rain:

• Gosto
Reactions: Mike26 e TekClub
Estado
Fechado para novas mensagens.