Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bem, esta saída do GFs 12Z foi extremamente quente: :calor:

2KxRnU3.png


9lgqV5r.png



2zdrgWj.png


Felizmente faltam muitas horas e o GFS é "especialista "em criar saídas algo extremas a longa distância que depois quase nunca se confirmam ou são bastante atenuadas/modificadas.

O ECM está menos violento. Mas admito que para mim isto é uma run de sonho. Estou de férias, quero calor, para não falar das trovoadas que nos visitariam, mas é óbvio que teria consequências terríveis, uma vaga de calor destas.
 
Última edição:
Complementando as intervenções do @lserpa e do @Gerofil, e como tem sido um tópico muito polémico nos últimos dias (a partir do minuto 15:05):

http://www.rtp.pt/play/p56/e243818/telejornal-acores

A pequena depressão e o facto de que o anticiclone nos níveis baixos está mais para oeste tem permitido que os 2/3 últimos dias tenham sido um pouco menos húmidos e quentes (em PDL). É óbvio que vão acontecer neblinas e nevoeiros quando o ar junto à superfície tem um ponto de orvalho nos 19/20º.

A temperatura do oceano tem uma anomalia negativa...

iEMwd1i.gif


...e no princípio do mês as plumas tropicais foram excessivas:

7hN4drR.gif


As ilhas mais a ocidente foram mais afetadas por mais uma pluma hoje:

dffvwvY.gif


b83U3RM.gif


ESQl10F.jpg


A verdura tem que vir de algum lado :calor:

DRA6Wb1l.jpg


Muita poeira no sul de PT continental :D
 
Última edição:
Para mim este calor até é bem vindo, que as altas pressões e o anticiclone venham agora, se instalem agora e enfraqueçam a partir de Setembro. Se for assim óptimo, melhor assim que termos o bloqueio anticiclone instável por esta altura e surgir depois fora de época nos meses de Outono. É bom por um lado termos este anticiclone duradouro e permanente, pois o mesmo não durará para sempre, logo é bom estar agora estável, pois aumenta as probabilidades de desestabilizar-se quando tem de desestabilizar lá mais para a frente. Pode ser um bom prenuncio para o Outono, as coisas têm batido certo e tem estado Verão desde de Junho, esperemos que em finais de Setembro o anticiclone que não é nem nunca foi eterno, comece a dar de si e a enfraquecer.
 
  • Gosto
Reactions: Mike26
Isso poderia ser a repetição do verão de 2003. Após um mês de Julho quente, embora sem ser extraordinário, seguiu - se um final de Julho e início de Agosto tórridos, com as temperaturas a superar os 40 graus em quase todo o país.
Espero que não se repita, pois foi ( de muito longe) o mais trágico de sempre em termos de incêndios ( quase 500 mil hectares ardidos e cerca de 25 mortos, já para não falar das quase 300 casas ardidas e de algumas áreas protegidas reduzidas a cinzas) .

Pelo que vejo , para os próximos dias, aqui para Viana, por exemplo, está no limiar de poder ocorrer uma onda de calor, tendo em conta o valor das temperaturas máximas e o número de dias consecutivos com valores elevados.
 
Última edição:
É obvio que essas temperaturas vão ser corrigidas e para menos, normalmente é sempre assim, se tal não ocorrer será uma situação grave e insalubre para as populações que vivam nas zonas afectadas :unsure: :calor:

Virá calor, mas penso que não se chegará a tais valores.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano
Estado
Fechado para novas mensagens.