Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Como ainda não vi associações entre as condições meteorológicas vigentes no continente e o aquecimento global, vou fazê-la :D

Há uns dias saiu uma notícia em que alegavam que o sul de Espanha se vai tornar um deserto em 2100. Isso depois entra-se no jogo das probabilidades.

Se o Algarve tiver 3 invernos secos por década e passar a ter 4 invernos secos por década nominalmente não houve um aumento brutal (+1). Já em termos de percentagem, a probabilidade de se ter um inverno seco no Algarve subiu 10% (e isso é bastante relevante). São mudanças mais ou menos insidiosas que só se tornam óbvias passados muitos anos. Mas podia ser pior. O país está a ficar com menos malta e a parte sul não é extremamente povoada.

Paralelamente, os Australianos (país que também sofre com um anticiclone teimoso) há poucos dias publicou um relatório no que concerne às mudanças climato-meteorológicas:

U1a7qKf.png


5s97ng0.png


Até que ponto é que o homem tem influência? Bastante discutido e em parte é indiferente. É problemático na mesma.
 
Última edição:
A entrada fria que vai sendo delineada pelos modelos a médio prazo seria bastante interessante para a época.
Mas ainda falta demasiado tempo, ainda vai dar muitas voltas.
Mas volto a realçar, espantoso o paralelismo entre este ano e 2013.
Recordo que nesse inverno tivemos alguns episódios bem interessante de conjugação de chuva e frio.
 
Olhando o teu histórico, queixas-te imenso dos modelos, será que nunca te passou pela cabeça que se calhar o problema é teu ao não saberes como interpretar a incerteza de modelos?

Caro @Vince, claro que isso já me passou pela cabeça, tal como à generalidade dos participantes neste fórum, leigos das questões probabilísticas e incertezas das previsões de médio e longo prazo. Talvez seja mesmo isso: falta de interpretação... ou falta de sapiência meteorológica... ou ser um "queixinhas do caraças" para que alguém do staff comente as minhas incertezas... :D
Bom, como nem nisto consigo deixar de me queixar ou questionar, humildemente pergunto a quem percebe: que raio se passa com os modelos, para além da comum incerteza outonal, não acertam nada para além das 120 horas??

PS: perdoem o off-topic...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e james
Caro @VinceBom, como nem nisto consigo deixar de me queixar ou questionar, humildemente pergunto a quem percebe: que raio se passa com os modelos, para além da comum incerteza outonal, não acertam nada para além das 120 horas??

Quando o modelo da Panasonic for oficial e finalmente apresentado não haverá mais dúvidas :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel
@Orion, o Algarve ter 3 Invernos secos numa década, só se for nos teus sonhos. :lol:
 
A médio prazo, finalmente, parece vir algum frio, temperaturas mais de acordo com a época.


Periodos anticiclonicos frios também fazem parte do clima do nosso outono / inverno. Nao ha ano nenhum que nao aparecam. E também tem a sua beleza.
E nao tem nada a ver com os periodos de sol que tivemos no outono do ano passado, com tempo seco e ameno. Isso sim foi uma anormalidade para as nossas bandas .
 
Última edição:
Probabilidade de acumulados superiores a 10 mms entre as 12h do dia 4 e as 12h do dia 5.

sfBTNjZ.gif

Probabilidade de acumulados superiores a 5 mms entre as 12h do dia 4 e as 12h do dia 5.

lPppPbC.gif


Até ao dia 4 as probabilidades não são muito favoráveis daí que não tenha publicado (GFS 12z). Com o tempo certamente haverão algumas alterações.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.