Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Tenho andado afastado mas cheirou-me a frio e por isso cá estou eu heheh
Olhando aos modelos a próxima semana promete ser gelada, ainda mais tendo em conta que ainda estamos no inicio de novembro... Será que vemos o primeiro nevão do ano? Olhando aos meteogramas até poderia nevar em Montalegre por exemplo, mas ainda falta muito claro. Mas o frio esse já ninguém o tira. Bem-Vindo, Inverno.
Agora já nem há outono, passamos 30 graus de maxima para 10 em 3 ou 4 dias...
 
Bom, parece que finalmente vou deixar este hábito irritante de não saber que vestuário usar,

120-778SP.GIF


YAlKwV2.png


Quanto a instabilidade, nem vale a pena comentar os dois principais modelos, 1º porque está péssimo 2º porque obviamente a fiabilidade é 0.
 
Ainda a mais de 72 horas, por isso ainda sem grande grau de fiabilidade, mas para o próximo domingo/ segunda, bela entrada fria que vai sendo modelada. E a cota de neve vai baixando a cada saída, já nos 500 metros. E as Temperaturas máximas na ordem dos 11/ 12 graus em algumas regiões do Litoral.

O grau de probabilidade de se concretizar ainda é relativamente baixo, mas quer o GFS quer o ECM estão ( muito) firmes na concretização deste cenário e não vacilam em nenhuma saída.

Acredito que, pelo menos, a manter - se este cenário, as terras altas do Norte e Centro verão a primeira queda de neve deste ano hidrológico.

Outra coisa também que me parece óbvia é que, a manter- se este cenário, estamos perante uma clara mudança de padrão, finalmente.
O frio vai começar gradualmente a instalar - se. Se será seco ou instável, ainda tudo é possível, os modelos estão indecisos a médio prazo.
 
  • Gosto
Reactions: Tufao André
Uma pequena nota que acho interessante no dia (e naquilo que pode ser a noite) hoje:

Muitas vezes avalia-se a severidade dos fenómenos convectivos e a possibilidade de trovoadas pelo CAPE. Já foi referido muitas vezes que o CAPE por si só é falível, porque o mesmo pode ser favorável e os restantes ingredientes não se encontrarem lá. Hoje temos um exemplo claro: Vejam o CAPE previsto por exemplo pelo GFS para o litoral centro e sul no período noturno e aquilo que está a ser efectivamente a atividade eléctrica neste fim do dia.
 
Impressionante a previsão a 10 dias dos dois principais modelos, um vigoroso AA a bloquear tudo
Off-Topic: creio que depois do "Verão dos Marmelos", sempre vem o "Verão de S. Martinho". :D Algum dia aparece por ai o "Verão da passagem do ano"... :cheers:

É normal os modelos colocarem o AA "eterno" durante dias a fio, mas creio que até lá haverá muitas mudanças, até porque esta descida acentuada de temperatura para domingo/segunda irá baralhar ainda mais os cálculos dos modelos e as suas previsões. Uma coisa é certa, o ambiente tende a arrefecer e (espero) que durante um bom período, pois já basta de calor fora de época... ;)
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e Thomar
Off-Topic: creio que depois do "Verão dos Marmelos", sempre vem o "Verão de S. Martinho". :D Algum dia aparece por ai o "Verão da passagem do ano"... :cheers:

É normal os modelos colocarem o AA "eterno" durante dias a fio, mas creio que até lá haverá muitas mudanças, até porque esta descida acentuada de temperatura para domingo/segunda irá baralhar ainda mais os cálculos dos modelos e as suas previsões. Uma coisa é certa, o ambiente tende a arrefecer e (espero) que durante um bom período, pois já basta de calor fora de época... ;)
Sim que venha o frio para saber o que vestir já chega deste tempo em q todos temos um pouco do miudo do karate kid dentro de nos...
 
  • Gosto
Reactions: ruka e Dias Miguel
Más noticias mês de Outubro seco e muito quente esperemos que esta situação mude.

O mês de outubro de 2016, em Portugal Continental, foi quente e seco. O valor médio da temperatura média do ar foi de 17.62 °C, +1.41 °C acima do valor normal, e corresponde ao 5º valor mais alto desde 2000; valores da temperatura média superiores aos de 2016, ocorreram em 20% dos anos. O valor médio da temperatura máxima, 23.31 °C, foi muito superior ao valor normal, com uma anomalia de +2.08 °C e foi o 4º valor mais alto desde 2000. O valor médio da temperatura mínima do ar, 11.91 °C foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +0.72 °C. Valores da temperatura mínima superiores aos de 2016, ocorreram em 30% dos anos De referir a ocorrência de dois períodos de tempo quente: no início do mês, com valores diários de temperatura máxima muito acima do valor normal; no final do mês, valores muito altos da temperatura mínima e da temperatura máxima . Nos últimos dias do mês iniciou-se uma onda de calor, nos dias 26 ou 27, com duração de 6 ou 7 dias nas regiões do Norte e Centro. O total de precipitação foi cerca de 75% do normal classificando-se o mês de outubro como seco. De referir no entanto que no dia 12 devido à passagem de uma superfície frontal fria de atividade moderada ocorreram valores significativos de precipitação em todo o território, trovoadas e queda de granizo em alguns locais. De destacar também o período de 23 a 25 de outubro, em que ocorreram valores máximos de precipitação em 24 horas que excederam os 20 mm no interior do Baixo Alentejo e Algarve.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
O resumo do mês de Outubro atrás referido parece demasiado generalizado e dá uma ideia errada acerca das condições meteorológicas em algumas regiões no mês passado.
Por exemplo, em termos de precipitação, aqui no Norte, o mês foi praticamente normal.
E em termos de temperatura, o mês foi bipolar.
A primeira quinzena registou temperaturas normais para a época. O terco final do mês é que foi realmente quente, com uma onda de calor com temperaturas máximas incríveis para a época.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Portugal mais parece Angola... vem agora 2 ou 3 dias de frio, mas depois por altura de São Martinho em diante é sempre ISO 12 com temperaturas acima dos 25 graus.... Que saudades das geadas de Novembro.
 
podemos ter algumas geadas neste periodo mais monótono... embora me pareça que o anticiclone não vem para ficar.

A posição não é má de todo estar aqui a oeste de nós pois estamos do lado descedente - o mais frio e o menos estável - e pode a qualquer momento subir e ligar-se com alguma alta pressão junto da gronelândia.

Em cima de nós ou este de portugal, centrado no mediterrâneo era muito mais difícil de arrancar. E claro, ficávamos do lado ascedente que é o mais quente e o mais estável.

O jet stream muito forte nesta altura no pacífico esfrangalha-se todo lá para o final do prazo do modelo. As altas pressões vão subir de novo.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.