Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Esses relatos de neve a 200m em espanha será verdade? Seria uma falha monumental de modelos\AEMET

Lembro que no dia 9 de janeiro de 2009 a cota prevista pelo ipma era 700 e nevou até a cota 0. Não quer dizer que vá acontecer amanhã, não há nem metade do frio mas pode causar surpresas, veremos.

Os modelos, pura e simplesmente, não sabem lidar/ prever com a queda de neve a cotas baixíssimas no Litoral. Esse evento é um bom exemplo.
Quando a neve voltar a cair a cota zero no Litoral, virá de novo sem aviso prévio.
Mas esta situação não é comparável a esse evento, até porque estamos em Novembro.
Mas acredito na possibilidade de surpresas a cotas médias altas no Litoral.

Já que se fala em frio deixo este documentário: de Yakutsk a Oymyakon no Inverno, a experiência de um clima frio extremo:cold:

Interessantes as medições de temperatura feitas:

O panorama esta a ficar bem interssante...:D
O ipma ja emitiu mais avisos!
Vai ser um grande nevao, acima dos 800m!;):cold:
Acima dos 1200 sim, nevão épico devido a haver muita precipitação. acima dos 800 não acumula,...

Creio que de madrugada possa acumular acima dos 900m/1000m
Vamos ver.....:D
A esperanca e a ultima a morrer;)
Talvez. A surpresa do dia é estar apenas água-neve em Montalegre...

• Gosto
Reactions: jonas
Pergunta para os mais entendidos: Falei com um tio hoje que percebe mais disto que eu e ele disse-me que a cota está elevada por causa da humidade relativa estar perto de 100%. A pergunta é: Qual a influencia da humidade na cota de neve?

• Gosto
Reactions: jonas
Pergunta para os mais entendidos: Falei com um tio hoje que percebe mais disto que eu e ele disse-me que a cota está elevada por causa da humidade relativa estar perto de 100%. A pergunta é: Qual a influencia da humidade na cota de neve?

A humidade tem muita influência.
Se a humidade relativa do ar for 100%, só deverá nevar quando a temperatura do ar for <1ºC.
No entanto, se a humidade relativa do ar for baixa, pode nevar com 4 ou 5ºC.

;)

• Gosto
Reactions: Thomar
Estado
Fechado para novas mensagens.