Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Mas de há uns anos para cá, salvo raras excepções, quando está por cá o AA não temos aquele frio e não há geadas a sério. .

Por acaso isso também me faz alguma confusão, geadas a serio apanhei no outono inverno 2014/2015, como eu gosto de chamar, eram " mares de geada", tudo branco.
Agora de lá para cá tem sido uma pobreza, muitas vezes as noites seguem com céu limpo e vento nulo e a temperatura simplesmente não desce nada de especial.
Podemos falar da lestada que este ano foi longe demais...e o poder que teve.
A própria temperatura da agua do mar, ainda ha dias estava a 17/18ºC na costa ocidental.
Na altura que me inscrevi no forum, um mês antes tinha registado -6,0ºC nos arredores de Mafra, foi um Fevereiro impressionante.

• Gosto
Reactions: Tyna e TekClub
Alguém falou em plantas tropicais? Lolol por aqui humidade não falta! Welcome to Azores
3b315442dea81d699469c9f02db46713.png

Por acaso isso também me faz alguma confusão, geadas a serio apanhei no outono inverno 2014/2015, como eu gosto de chamar, eram " mares de geada", tudo branco.
Agora de lá para cá tem sido uma pobreza, muitas vezes as noites seguem com céu limpo e vento nulo e a temperatura simplesmente não desce nada de especial.
Podemos falar da lestada que este ano foi longe demais...e o poder que teve.
A própria temperatura da agua do mar, ainda ha dias estava a 17/18ºC na costa ocidental.
Na altura que me inscrevi no forum, um mês antes tinha registado -6,0ºC nos arredores de Mafra, foi um Fevereiro impressionante.

Se não fossem as árvores despidas de folhas, diria que estávamos nos primórdios do Outono e não perto do inverno.:D
Já no ano passado foi a mesma coisa. Por vezes começo a pensar se não estaremos perante uma alteração do calendário das estações.

O próprio estado do mar, antigamente era muito mais constante em termos de grandes tempestades, certo que em 2014 tivemos a pior de todas, que alguma vez assolou Portugal, tempestade Hercules e por esse motivo pouco ou nada representa. Tinha por habito na altura do natal e passagem de ano ir com a familia ver o mar do Guincho, a estrada estava cheia de espuma eram vagas enormes, agora vou ver o que? ondas de 2 metros? lol Talvez esteja a divagar,o que é certo é que vou notando algumas diferenças com o passar dos anos. O membro @Jorge_scp que sabe muito sobre mar poderá dizer algo.

Quando falo da tempestade Hercules, falo nisto,incrivel.

Última edição:
Podias ter - me citado. :D

Acho que continuas a não perceber o meu raciocínio.
Eu não estou a suspirar desesperado pelo estado de tempo que quero, mas a constatar um facto.
Antigamente( e não sou assim tão velho) quando estávamos sob a influência do AA ( sempre existiram períodos com céu pouco nublado nesta época, como é óbvio, não é de agora), era garantido que havia aqueles arrefecimento noturnos com grandes geadas que até fazia fumo. E quando esse AA terminasse éramos varridos por belas depressões com belos cavamentos.
Mas de há uns anos para cá, salvo raras excepções, quando está por cá o AA não temos aquele frio e não há geadas a sério. E quando vem instabilidade, boa parte das vezes só aparecem depressões fracas e fugazes.
A muita gente isso pode não incomodar, mas a mim, incomoda, não sei por quê, mas incomoda.
Sinceramente não estava a falar só para ti. :p
Sim, antigamente era tudo 5 estrelas, mas é passado! Tens que lidar com o presente, portanto tens que tentar aproveitar ao máximo, mesmo que a secura te incomode. ;)

Sinceramente não estava a falar só para ti. :p
Sim, antigamente era tudo 5 estrelas, mas é passado! Tens que lidar com o presente, portanto tens que tentar aproveitar ao máximo, mesmo que a secura te incomode. ;)

Sim, já vi que gostas de desconversar quando não queres ou não sabes falar sobre determinado assunto.
Isto, penso eu, é um fórum de discussão em primeiro lugar. Não é um fórum de contemplação de forma acrítica como tu gostas de fazer ( e estás no teu direito, mas acho que estás no sítio errado) .

Sim, já vi que gostas de desconversar quando não queres ou não sabes falar sobre determinado assunto.
Isto, penso eu, é um fórum de discussão em primeiro lugar. Não é um fórum de contemplação de forma acrítica como tu gostas de fazer ( e estás no teu direito, mas acho que estás no sítio errado) .
Não é nada disso. Só acho que o pessoal já está farto de abrir este tópico e deparar sempre com o mesmo assunto e com alguns a lamuriarem-se como se fosse o fim do mundo. Provavelmente, dirias que estás no teu direito, mas nós também temos o direito de não levar com isso constantemente. Isso chateia, e, falando por mim, tira a vontade de participar neste fórum. Mas enfim, como disse, também têm o vosso direito e usem-no como bem entenderem, mas pensem no que escrevi aqui.

• Gosto
Reactions: TekClub e dahon
O próprio estado do mar, antigamente era muito mais constante em termos de grandes tempestades, certo que em 2014 tivemos a pior de todas, que alguma vez assolou Portugal, tempestade Hercules e por esse motivo pouco ou nada representa. Tinha por habito na altura do natal e passagem de ano ir com a familia ver o mar do Guincho, a estrada estava cheia de espuma eram vagas enormes, agora vou ver o que? ondas de 2 metros? lol Talvez esteja a divagar,o que é certo é que vou notando algumas diferenças com o passar dos anos. O membro @Jorge_scp que sabe muito sobre mar poderá dizer algo.

Muitas vezes as percepções pessoais levam-nos a ideias erradas, temos de ter algum cuidado e analisar um pouco mais friamente o assunto. Fui olhar para o histórico da bóia ondógrafo de Sines para verificar se notava alguma tendência. Classifiquei cada "Inverno" com 4 cores diferentes: Vermelho para Invernos onde a altura significativa (Hs) superava os 6 metros e a altura máxima 10 metros em 5 ou mais episódeos, laranja onde superou esses limites 3 ou 4 vezes, amarelo de 1 a 2 vezes e verde em Invernos em que nem esse "modesto" limite foi atingido.

WBSV5

KqZRUYm.png

Eu, para os últimos 16 anos, não observo nenhuma diferença significativa. Houve um período entre 2000 e 2003 em que houve bastantes tempestades mais severas, um período entre 2004 e 2007 muito fraco em termos de tempestades, um período com uma ligeira retoma entre 2007 e 2010, seguido de Invernos mais rigorosos culminando no excepcional Inverno 2013/14 (ano da tempestade Hércules mas não só). Nos últimos 2 Invernos voltámos a ter poucas tempestades. Dá a ideia de haver uma certa ciclidade de 8/10 anos , com picos de 2/3 anos mais calmos e 2/3 anos mais fortes, seguido de anos de "transição", mas a amostra de dados ainda é muito curta para se poder concluir alguma coisa.

Para ir mais longe no tempo (antes dos registos), há um dado que me ajuda a perceber o rigor dos Invernos, que é o nível de areia pela altura do Verão nas praias do Rogil (Aljezur, Costa Vicentina), onde passo férias anualmente. De facto, nos últimos 16 anos, houve apenas 2 Verões em que a Praia Vale dos Homens estava por completo sem areia nenhuma (2003 e 2014), coincidindo com anos que assinalei como "vermelho" (depois de Invernos muito rigorosos). Por outro lado, anos em que a praia ficou com o substrato rochoso quase coberto de areia na totalidade foi em 2004, 2005 e 2012, 2 anos a verde e um a amarelo (onde houve apenas 1 episódeo acima dos 6 m). Ora, a minha mãe e os meu tios sempre passaram lá férias também desde que nasceram (início dos anos 60), e lembram-se de anos seguidos em que esta praia não tinha areia nenhuma. Essa sucessão de vários anos é algo que não sucede desde o tempo em que eram adolescentes (anos 70). Além disso, pescadores da região dizem-me por vezes que já não há tempestades como antigamente. A excepção foi agora a Tempestade Hércules, onde muitos me disseram ter sido a maior que se lembram.

Posto isto, parece-me evidente que houve um período mais contínuo com tempestades muito fortes no Inverno nos anos 60 e 70, que não se voltaram a repetir até hoje. Desde então, provavelmente o cenário tem sido mais ou menos constante, com alguns ciclos de poucos anos alternando entre períodos mais ou menos tempestuosos. Quem tiver paciência pode ir às reanálises dessas décadas e verificar que o número de tempestades atlânticas nas décadas de 60/70 foram bem acima da média.

Para o futuro, modelos apontam para um cenário em que o AA terá tendência para se estender a latitudes mais elevadas, levando a que o storm track no Inverno se situe mais a norte, diminuindo a Hs média a atingir a costa portuguesa nesta época. No Verão, os modelos atmosféricos apontam para um maior número de dias de nortada na Costa Ocidental. Sendo que no Verão o regime de ondulação em PT continental é dominado (não sendo exclusivo) pelo regime de vento local, os modelos de futuro prevêm um ligeiro aumento da Hs na Costa Ocidental no Verão. Vale o que vale. Espero ter ajudado :thumbsup:

PS: Neste post omiti a questão do período que também é importante. A Tempestade Hércules aparece nos registos como uma das mais fortes, mas acompanhada de 3 ou 4 eventos semelhantes em termos de Hs e Hmax na última década. Relembro que o que a distinguiu das demais foi o período extraordinariamente elevado que teve.

Fotografias da Praia Vale dos Homens (Verão de 2014 e 2005, respectivamente)

bYex12y.jpg

QwpGjAo.jpg

cPVcr

7qI2x

Última edição:
Muitas vezes as percepções pessoais levam-nos a ideias erradas, temos de ter algum cuidado e analisar um pouco mais friamente o assunto. Fui olhar para o histórico da bóia ondógrafo de Sines para verificar se notava alguma tendência. Classifiquei cada "Inverno" com 4 cores diferentes: Vermelho para Invernos onde a altura significativa (Hs) superava os 6 metros e a altura máxima 10 metros em 5 ou mais episódeos, laranja onde superou esses limites 3 ou 4 vezes, amarelo de 1 a 2 vezes e verde em Invernos em que nem esse "modesto" limite foi atingido.

As ondas também não são um bom indicador para 'medir' as alterações meteorológicas tendo em conta a vastidão habitual. Cá vai a carta da tempestade Hércules:

KJaFYz8.png

E janeiro de 2014 nem foi grande coisa no que concerne a chuva:

Zih4Ecv.png

Mais, amanhã estão previstas ondas jeitosas para o G. Ocidental:

ohqsR2a.png

... mas não está previsto um temporal.

A temperatura e a precipitação médias também são indicadores incompletos. Há que complementar com outros -> mudanças na quantidade de dias de precipitação e/ou de geada, número de dias acima ou baixo de valores médios ou em percentis... 300 milímetros de chuva em 20 dias é muito diferente de 300 milímetros em 15 dias ou menos. E muitas vezes isso é ignorado.

Só acho que o pessoal já está farto de abrir este tópico e deparar sempre com o mesmo assunto e com alguns a lamuriarem-se como se fosse o fim do mundo. Provavelmente, dirias que estás no teu direito, mas nós também temos o direito de não levar com isso constantemente. Isso chateia, e, falando por mim, tira a vontade de participar neste fórum. Mas enfim, como disse, também têm o vosso direito e usem-no como bem entenderem, mas pensem no que escrevi aqui.

No caso nem tens muita razão porque este é o tópico das lamúrias e divagações. Se aqui entras tens que estar preparado para as ler. Se não queres ler, ou ignoras ou não entras :p

O anticiclone não está simpático para ninguém. Se ele se curvasse o suficiente, alguma pluma tropical até podia chegar ao continente com alguma intensidade. Mas nem isso:

6U5oS2u.png

Ainda nesse tópico, a meteorologia portuguesa (continental) é semelhante à da Califórnia. Há uns dias atrás o anticiclone curvou-se o suficiente e formou-se mais um 'Expresso Ananás':

dqCfxd9.gif

Lá também neste tipo de eventos é o norte que recebe mais chuva. Já o sul tipicamente fica a ver as nuvens a passar.

O problema, se calhar, também é geracional. Os membros mais novos não têm ideia do que se passou, por exemplo, nos anos 80 ( eh pá estou a ficar velho :D) e com os grandes nevões de 83 e 87 no Litoral e à cota zero. Em 83 nevou com acumulação 3 vezes em 5 dias, em 87 houve um pós - frontal sempre a cair neve durante 2 dias, recordo - me também da TMAX de 0 graus em Fevereiro de 83 e de percorrer com os meus pais as praias minhotas totalmente cobertas de neve e todos os montes em redor.
Não mais se repetiu algo do género em Portugal até hoje. O pessoal mais velho ficou mal habituado e os mais novos não têm a noção do que foi essa década.

Estado
Fechado para novas mensagens.