O próprio estado do mar, antigamente era muito mais constante em termos de grandes tempestades, certo que em 2014 tivemos a pior de todas, que alguma vez assolou Portugal, tempestade Hercules e por esse motivo pouco ou nada representa. Tinha por habito na altura do natal e passagem de ano ir com a familia ver o mar do Guincho, a estrada estava cheia de espuma eram vagas enormes, agora vou ver o que? ondas de 2 metros? lol Talvez esteja a divagar,o que é certo é que vou notando algumas diferenças com o passar dos anos. O membro
@Jorge_scp que sabe muito sobre mar poderá dizer algo.
Muitas vezes as percepções pessoais levam-nos a ideias erradas, temos de ter algum cuidado e analisar um pouco mais friamente o assunto. Fui olhar para o histórico da bóia ondógrafo de Sines para verificar se notava alguma tendência. Classifiquei cada "Inverno" com 4 cores diferentes: Vermelho para Invernos onde a altura significativa (Hs) superava os 6 metros e a altura máxima 10 metros em 5 ou mais episódeos, laranja onde superou esses limites 3 ou 4 vezes, amarelo de 1 a 2 vezes e verde em Invernos em que nem esse "modesto" limite foi atingido.
Eu, para os últimos 16 anos, não observo nenhuma diferença significativa. Houve um período entre 2000 e 2003 em que houve bastantes tempestades mais severas, um período entre 2004 e 2007 muito fraco em termos de tempestades, um período com uma ligeira retoma entre 2007 e 2010, seguido de Invernos mais rigorosos culminando no excepcional Inverno 2013/14 (ano da tempestade Hércules mas não só). Nos últimos 2 Invernos voltámos a ter poucas tempestades. Dá a ideia de haver uma certa ciclidade de 8/10 anos , com picos de 2/3 anos mais calmos e 2/3 anos mais fortes, seguido de anos de "transição", mas a amostra de dados ainda é muito curta para se poder concluir alguma coisa.
Para ir mais longe no tempo (antes dos registos), há um dado que me ajuda a perceber o rigor dos Invernos, que é o nível de areia pela altura do Verão nas praias do Rogil (Aljezur, Costa Vicentina), onde passo férias anualmente. De facto, nos últimos 16 anos, houve apenas 2 Verões em que a Praia Vale dos Homens estava por completo sem areia nenhuma (2003 e 2014), coincidindo com anos que assinalei como "vermelho" (depois de Invernos muito rigorosos). Por outro lado, anos em que a praia ficou com o substrato rochoso quase coberto de areia na totalidade foi em 2004, 2005 e 2012, 2 anos a verde e um a amarelo (onde houve apenas 1 episódeo acima dos 6 m). Ora, a minha mãe e os meu tios sempre passaram lá férias também desde que nasceram (início dos anos 60), e lembram-se de anos seguidos em que esta praia não tinha areia nenhuma. Essa sucessão de vários anos é algo que não sucede desde o tempo em que eram adolescentes (anos 70). Além disso, pescadores da região dizem-me por vezes que já não há tempestades como antigamente. A excepção foi agora a Tempestade Hércules, onde muitos me disseram ter sido a maior que se lembram.
Posto isto, parece-me evidente que houve um período mais contínuo com tempestades muito fortes no Inverno nos anos 60 e 70, que não se voltaram a repetir até hoje. Desde então, provavelmente o cenário tem sido mais ou menos constante, com alguns ciclos de poucos anos alternando entre períodos mais ou menos tempestuosos. Quem tiver paciência pode ir às reanálises dessas décadas e verificar que o número de tempestades atlânticas nas décadas de 60/70 foram bem acima da média.
Para o futuro, modelos apontam para um cenário em que o AA terá tendência para se estender a latitudes mais elevadas, levando a que o storm track no Inverno se situe mais a norte, diminuindo a Hs média a atingir a costa portuguesa nesta época. No Verão, os modelos atmosféricos apontam para um maior número de dias de nortada na Costa Ocidental. Sendo que no Verão o regime de ondulação em PT continental é dominado (não sendo exclusivo) pelo regime de vento local, os modelos de futuro prevêm um ligeiro aumento da Hs na Costa Ocidental no Verão. Vale o que vale. Espero ter ajudado
PS: Neste post omiti a questão do período que também é importante. A Tempestade Hércules aparece nos registos como uma das mais fortes, mas acompanhada de 3 ou 4 eventos semelhantes em termos de Hs e Hmax na última década. Relembro que o que a distinguiu das demais foi o período extraordinariamente elevado que teve.
Fotografias da Praia Vale dos Homens (Verão de 2014 e 2005, respectivamente)