james
Cumulonimbus
O GFS já tirou tudo no Natal e coloca a super tempestade da praxe às 240 horas, que nunca se confirma.
Vamos ver o ECM...
Vamos ver o ECM...
Bom, estaria tramado se tivesse que ignorar cada vez que não gosto de algo que postam. Se calhar mais valia não participar no fórum para não ter que lidar com isso.No caso nem tens muita razão porque este é o tópico das lamúrias e divagações. Se aqui entras tens que estar preparado para as ler. Se não queres ler, ou ignoras ou não entras
Bom, estaria tramado se tivesse que ignorar cada vez que não gosto de algo que postam. Se calhar mais valia não participar no fórum para não ter que lidar com isso.
Só estou a tentar chamar à atenção, porque é realmente chato para muita gente (não sou o único que fica incomodado com este tipo de posts).
E atenção que não é só neste tópico.
Bom, estaria tramado se tivesse que ignorar cada vez que não gosto de algo que postam. Se calhar mais valia não participar no fórum para não ter que lidar com isso.
Só estou a tentar chamar à atenção, porque é realmente chato para muita gente (não sou o único que fica incomodado com este tipo de posts).
E atenção que não é só neste tópico.
Bom, alguém tem de se expressar.A negrito... para muita gente ou estás a generalizar a tua opinião? Não é isso projeção freudiana? Decerto que há outras pessoas que ficam incomodadas mas és dos poucos que a expressam de forma relativamente periódica. Há que ter um pouco mais de paciência
É isso! Para quê queixar do tempo também?A sublinhado... Exato. Para quê comprar conflitos desnecessários? A malta queixa-se por diversos motivos (uns mais importantes do que outros). Azar o 'vosso'. Escolheram um mau país para serem fãs de meteorologia não-desértica
Só estou a aconselhar para que diminuam esse tipo de posts de modo que haja um melhor ambiente no fórum.Sim, tens todo o direito para expressar a tua frustração decorrente dos comentários também carregados de frustração dos outros. Mas daí até querer silenciar a malta (que é o teu objetivo implícito) vai um passo grande não achas?
O problema, se calhar, também é geracional. Os membros mais novos não têm ideia do que se passou, por exemplo, nos anos 80 ( eh pá estou a ficar velho ) e com os grandes nevões de 83 e 87 no Litoral e à cota zero. Em 83 nevou com acumulação 3 vezes em 5 dias, em 87 houve um pós - frontal sempre a cair neve durante 2 dias, recordo - me também da TMAX de 0 graus em Fevereiro de 83 e de percorrer com os meus pais as praias minhotas totalmente cobertas de neve e todos os montes em redor.
Não mais se repetiu algo do género em Portugal até hoje. O pessoal mais velho ficou mal habituado e os mais novos não têm a noção do que foi essa década.
Muitas vezes as percepções pessoais levam-nos a ideias erradas, temos de ter algum cuidado e analisar um pouco mais friamente o assunto. Fui olhar para o histórico da bóia ondógrafo de Sines para verificar se notava alguma tendência. Classifiquei cada "Inverno" com 4 cores diferentes: Vermelho para Invernos onde a altura significativa (Hs) superava os 6 metros e a altura máxima 10 metros em 5 ou mais episódeos, laranja onde superou esses limites 3 ou 4 vezes, amarelo de 1 a 2 vezes e verde em Invernos em que nem esse "modesto" limite foi atingido.
Eu, para os últimos 16 anos, não observo nenhuma diferença significativa. Houve um período entre 2000 e 2003 em que houve bastantes tempestades mais severas, um período entre 2004 e 2007 muito fraco em termos de tempestades, um período com uma ligeira retoma entre 2007 e 2010, seguido de Invernos mais rigorosos culminando no excepcional Inverno 2013/14 (ano da tempestade Hércules mas não só). Nos últimos 2 Invernos voltámos a ter poucas tempestades. Dá a ideia de haver uma certa ciclidade de 8/10 anos , com picos de 2/3 anos mais calmos e 2/3 anos mais fortes, seguido de anos de "transição", mas a amostra de dados ainda é muito curta para se poder concluir alguma coisa.
Para ir mais longe no tempo (antes dos registos), há um dado que me ajuda a perceber o rigor dos Invernos, que é o nível de areia pela altura do Verão nas praias do Rogil (Aljezur, Costa Vicentina), onde passo férias anualmente. De facto, nos últimos 16 anos, houve apenas 2 Verões em que a Praia Vale dos Homens estava por completo sem areia nenhuma (2003 e 2014), coincidindo com anos que assinalei como "vermelho" (depois de Invernos muito rigorosos). Por outro lado, anos em que a praia ficou com o substrato rochoso quase coberto de areia na totalidade foi em 2004, 2005 e 2012, 2 anos a verde e um a amarelo (onde houve apenas 1 episódeo acima dos 6 m). Ora, a minha mãe e os meu tios sempre passaram lá férias também desde que nasceram (início dos anos 60), e lembram-se de anos seguidos em que esta praia não tinha areia nenhuma. Essa sucessão de vários anos é algo que não sucede desde o tempo em que eram adolescentes (anos 70). Além disso, pescadores da região dizem-me por vezes que já não há tempestades como antigamente. A excepção foi agora a Tempestade Hércules, onde muitos me disseram ter sido a maior que se lembram.
Posto isto, parece-me evidente que houve um período mais contínuo com tempestades muito fortes no Inverno nos anos 60 e 70, que não se voltaram a repetir até hoje. Desde então, provavelmente o cenário tem sido mais ou menos constante, com alguns ciclos de poucos anos alternando entre períodos mais ou menos tempestuosos. Quem tiver paciência pode ir às reanálises dessas décadas e verificar que o número de tempestades atlânticas nas décadas de 60/70 foram bem acima da média.
Para o futuro, modelos apontam para um cenário em que o AA terá tendência para se estender a latitudes mais elevadas, levando a que o storm track no Inverno se situe mais a norte, diminuindo a Hs média a atingir a costa portuguesa nesta época. No Verão, os modelos atmosféricos apontam para um maior número de dias de nortada na Costa Ocidental. Sendo que no Verão o regime de ondulação em PT continental é dominado (não sendo exclusivo) pelo regime de vento local, os modelos de futuro prevêm um ligeiro aumento da Hs na Costa Ocidental no Verão. Vale o que vale. Espero ter ajudado
PS: Neste post omiti a questão do período que também é importante. A Tempestade Hércules aparece nos registos como uma das mais fortes, mas acompanhada de 3 ou 4 eventos semelhantes em termos de Hs e Hmax na última década. Relembro que o que a distinguiu das demais foi o período extraordinariamente elevado que teve.
Fotografias da Praia Vale dos Homens (Verão de 2014 e 2005, respectivamente)
Portanto a definição de não estar aborrecido é acontecerem episódios de alguma gravidade com perdas que podem até nem ser só materiais todos os anos?