Só um aparte...
Estou situado numa zona de castanheiros (a maior mancha contínua da Europa) e neste ano, com o verão infernal que teve e ausência de chuva, tivemos a maior produção de sempre de castanha, principalmente acima dos 750m de altitude.
Concordo que a chuva faz falta, principalmente no inverno, mas não podemos generalizar de que a chuva faz sempre bem às colheitas agrícolas, no caso do castanheiro só agradecemos que não chova em Julho e Agosto! Porque em 2013, com temperaturas relativamente baixas no verão e muita humidade a produção foi zero em muitos locais.
Já o meu avô dizia: "O melhor ano (agricultura) é quando as chamiças secam na serra".
Tudo indica que será seco e frio.............Como vai ser o fim de ano.?
Pois na minha terra o ano foi de tal modo uma desgraça que este ano nem matança do porco há lá em casa... a terra nada deu para dar de comer aos porcos... o Inverno foi sequíssimo, choveu a partir de Abril e as batatas que já estavam nos campos apodreceram, muitos tiveram de voltar a plantar... os centeios caíram com a chuva, as vinhas atrasaram imenso, a falta de chuva no Verão mirrou as poucas uvas, etc etc etc... água para regar foi canalizada para as poucas batatas, as abóboras, beterrabas etc que ficariam para os animais não resistiram logo este ano não há chouriças pra ninguém.
Irá este ano seguir o exemplo do ano passado? Veremos!
É um tira e põe constante, mas desde a saída das 18z de ontem que o GFS não dá nada de jeito principalmente para a região sul, agora na das 12z já só dá alguma para o litoral norte. O ECM está otimista mas não me admirava nada se fosse atrás do GFS.Nem vale a pena comentar esta saída do GFS das 12h.. é muito deprimente, va lá que o ECMWF está mais optimista.
Ainda existe algum produto livre que mostre a precipitação do ECWMF?É um tira e põe constante, mas desde a saída das 18z de ontem que o GFS não dá nada de jeito principalmente para a região sul, agora na das 12z já só dá alguma para o litoral norte. O ECM está otimista mas não me admirava nada se fosse atrás do GFS.
Para ver a precipitação do ECMWF, eu acompanho o site yr.noAinda existe algum produto livre que mostre a precipitação do ECWMF?