Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Infelizmente os regimes torrenciais vão sendo cada vez mais frequentes no nosso clima, desde 2014 que não há um inverno em que chova decentemente e que encha o rio varias vezes. No ano passado apenas foi bom para isso no norte. Enfim, é o que temos, seria bom que isto mudasse de vez, mas com o AA sempre a rondar é complicado. Os modelos andam à nora e já não falta muito para isso, o GFS prevê 100mm em praticamente apenas 3 dias, o ECM voltou a retirar tudo e prevê apenas 12mm só para segunda. Realmente está mesmo a ser um inverno atípico :wacko:

Há que aproveitar bem este evento, pois ao que tudo indica a seguir regressa o AA.

Grande corte nos modelos relativamente á precipitação, o ECM para aqui dá uns fantásticos 5mm e só 2ª feira, o GFS também não está melhor, parece-me que no litoral é que a chuva terá relevância... não sei não, mas este inverno vai dando sinais de ser uma pasmaceira...

pois ao que tudo indica a seguir regressa o AA.

Regressa o AA e numa posição que nem para frio decente dá, frio a sério só lá para a Grécia e norte de África..

jKRNSHu.png

• Gosto
Reactions: luismeteo3
Grande corte nos modelos relativamente á precipitação, o ECM para aqui dá uns fantásticos 5mm e só 2ª feira, o GFS também não está melhor, parece-me que no litoral é que a chuva terá relevância... não sei não, mas este inverno vai dando sinais de ser uma pasmaceira...

Mesmo no Litoral já esteve melhor. E mesmo assim será um evento rápido ( vamos ver se não corta ainda mais) depois de novo o AA a reinar.

Este Inverno está mesmo bom para o AA e a pasmaceira. :facepalm:

A previsao para aqui na proxima segunda está algo agressiva.
Vento a 60 km/h(imagine-se as rajadas...)
50 mm de acumulado.
Os solos talvez voltem a saturar.

Última edição:
Há que aproveitar bem este evento, pois ao que tudo indica a seguir regressa o AA.
Acho que já não vou aproveitar nada, os modelos já estão no modo de cortar, o ECM dá uns fantásticos 6mm, o GFS prevê 20mm mas já esteve nos 80mm, é mais um evento igual ao do início de dezembro, bom para o litoral. E depois o AA está de volta, também não é assim que os invernos são bons em chuva, um dia com 100mm e depois voltar o sol durante o mês todo. E quando o AA voltar nem frio vai haver.

• Gosto
Reactions: algarvio1980
Diferença das bebedeiras.

ECM coloca 1.5 mm na 2ª feira, já o GFS coloca 10 mm, na saída das 6, porque na saída anterior, colocava mais de 100 mm. :cheers: Conclusão, o GFS nem a 48 h, funciona quanto mais a mais horas. :buh: O ECM nunca mostrou nada de relevante e não irá acontecer nada de relevante. :D

Diferença das bebedeiras.

ECM coloca 1.5 mm na 2ª feira, já o GFS coloca 10 mm, na saída das 6, porque na saída anterior, colocava mais de 100 mm. :cheers: Conclusão, o GFS nem a 48 h, funciona quanto mais a mais horas. :buh: O ECM nunca mostrou nada de relevante e não irá acontecer nada de relevante. :D
É de ser véspera de ano novo :D enfim, quando vi o ECM a insistir em acumulados miseráveis vi logo que o GFS ia fazer o mesmo. Normalmente o GFS só ganha quando não prevê chuva nenhuma :lol:porque quando prevê, é só delírios. Resumindo: a rega tão esperada não Virá.

Última edição:
Já são varios modelos a apontar para rajadas de 90 km/h, nomeadamente Gfs,Wrf e Arpege.
Para mim o Arpege é de longe o melhor modelo na previsao de vento, superando o Gfs.
Sim é verdade, acho as previsões do Arpege a nível de velocidade média e rajada máxima de vento muito mais fiáveis que qualquer outro modelo.

Enviado do meu SM-G361F através de Tapatalk

ivQ6KbS.jpg

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-12-30-Inicio-de-2017-sera-de-frio-e-chuva

Para já não é metereologistas que se diz senhores " jornaleiros" é meteorologistas..:D

A primeira semana do ano? Vai chover a semana toda com fortes chuvas? Os meteorologistas avisam que o "pior do Inverno" está para vir? Quando?

E depois qual a fonte da informação para falar num Janeiro e Fevereiro de Inverno muito rigoroso?, o IPMA? :unsure:

E finalmente, o que é Fruio? :D

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e james
Acho que já não vou aproveitar nada, os modelos já estão no modo de cortar, o ECM dá uns fantásticos 6mm, o GFS prevê 20mm mas já esteve nos 80mm, é mais um evento igual ao do início de dezembro, bom para o litoral. E depois o AA está de volta, também não é assim que os invernos são bons em chuva, um dia com 100mm e depois voltar o sol durante o mês todo. E quando o AA voltar nem frio vai haver.

Aqui no Litoral Norte também já não dá grande coisa. Já andou nos 140 mm, depois foi sempre a descer, agora já vai nos 30/40 mm.
Provavelmente na próxima saída vai para aí para os 15 mm.
Vai cair uma chuvinha para regar as couves, depois vem o nosso companheiro inseparável AA, sabe - se lá até quando. :suicidio:

ivQ6KbS.jpg

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-12-30-Inicio-de-2017-sera-de-frio-e-chuva

Para já não é metereologistas que se diz senhores " jornaleiros" é Meteorologistas..:D

A primeira semana do ano? Vai chover a semana toda com fortes chuvas? Os Meteorologistas avisam que o "pior do Inverno" está para vir? Quando?

E depois qual a fonte da informação para falar num Janeiro e Fevereiro de Inverno muito rigoroso?, o IPMA? :unsure:

E finalmente, o que é Fruio? :D

Isto parece mais um desejo de um meteolouco do que uma previsão meteorológica...

Estado
Fechado para novas mensagens.