Seguimento Meteorológico Livre 2016

Estado
Fechado para novas mensagens.
Justificar o injustificável..ninguém é posto de lado. Quem faz montanhismo e se lhe chamas montanhistas a regar numero é a segurança, segurança e segurança! Alguma coisa falhou e a partir do momento que saem para aquela zona num dia como hoje para fazer montanhismo não é preciso dizer mais nada!
De manhã não chovia! Se fossem montanhistas profissionais teriam todo o cuidado. Com certeza eram amadores. Não fui eu que disse que eram montanhistas. Estava escrito no artigo.
É óbvio que pensaram que estaria bom fazer este tipo de atividade. Mesmo assim não é por isso que devem ser desvalorizados como alguns desvalorizaram...

• Gosto
Reactions: TekClub
Isto já foi aqui discutido aquando um anterior acontecimento. Altamente noticiado e explicado nos media e aqui no fórum. Até as consequências para as vítimas relativamente aos custos do salvamento etc...

Não se alonguem mais :)

O Problema destes excursionistas de montanha é que se convencionou que Portugal tem um clima calminho e sem milagres meteorológicos. E depois, estes excursionistas metem - se numa Serra como o Gerês como se fossem passear para o parque da terra deles.

As montanhas do Norte, na sua maioria, são bastante escarpadas, com muitos precipícios e que, sob más condições climatéricas, podem tornar - se bastante perigosas, como em qualquer sistema montanhoso europeu.

• Gosto
Reactions: TekClub e MSantos
De manhã não chovia! Se fossem montanhistas profissionais teriam todo o cuidado. Com certeza eram amadores. Não fui eu que disse que eram montanhistas. Estava escrito no artigo.
É óbvio que pensaram que estaria bom fazer este tipo de atividade. Mesmo assim não é por isso que devem ser desvalorizados como alguns desvalorizaram...
Se pensavam que ia estar bom tempo que se informassem. Imprudência e estupidez. Num dia em que as previsões davam bastante chuva foram-se meter numa serra como a do Gerês? Ainda por cima amadores? Ok.

• Gosto
Reactions: MSantos
Se pensavam que ia estar bom tempo que se informassem. Imprudência e estupidez. Num dia em que as previsões davam bastante chuva foram-se meter numa serra como a do Gerês? Ainda por cima amadores? Ok.
Deixem-nos ser assim. A vida é deles. Não sabemos as circunstâncias em que se encontravam mas mesmo assim continuam a julgar e a fazer juízos de valor...impressionante. Mas o que interessa é que já foram encontrados e pronto.

Deixem-nos ser assim. A vida é deles. Não sabemos as circunstâncias em que se encontravam mas mesmo assim continuam a julgar e a fazer juízos de valor...impressionante. Mas o que interessa é que já foram encontrados e pronto.

Não percebo a tua insistência em defender quem se pôs em perigo e aos outros que os tiveram que ir socorrer. Foi inconsciência pura e dura nada mais tenho a dizer.

Não percebo a tua insistência em defender quem se pôs em perigo e aos outros que os tiveram que ir socorrer. Foi inconsciência pura e dura nada mais tenho a dizer.
Simplesmente olho pelos dois lados da situação. Temos que perceber o que realmente aconteceu. Uma coisa é o que nos transmitem, outra coisa é a realidade. Não acho justo criticarem um grupo de pessoas sem saberem o que realmente aconteceu. Tudo tem um motivo. Não vou seguir pelo mesmo caminho de alguns que criticam e lhes chamam nomes.
Sim, eles bem podem ter-se aventurado sem terem pesquisado melhor sobre as condições que iriam estar, mas também pode ter uma história por trás. Acho incorreto criticarem e criticarem sem tentarem perceber o que realmente se passou. É muito fácil chamar nomes pela internet. Criticar alguém só porque fez algo de errado é muito incorreto! Sim, podem fazer críticas construtivas que os ajudem a perceber o que é que erraram. Agora, chamarem nomes é que já passa dos limites. Atenção, não estou a acusar, nem a provocar ninguém. Paz!

• Gosto
Reactions: TekClub
Bom dia companheiros!
Os modelos até estão jeitosos a prazo... as previsões automáticas do IPMA a por neve para Montalegre, Vinhais... no próximo fim de semana, os meteogramas desta casa a colocar as cotas a baixas aos 650m... vai começar o tira e põe do costume... continua a nossa saga!

Bem hajam!

Tu não tens noção é do que dizes...felizmente que pertences a uma minoria que pensa assim. Esles que façam o que quiserem da vida deles, mas que não não incomodem terceiros com a sua irresponsabilidade e estupidez. A mania de de acharem que podem fazer o que bem lhes apetece sem arcarem com consequências e depois ainda há para-quedistas que batem palmas e apoiam estas situações como tu.

E para que não restam dúvidas eu sei o que se passou naquela situação e digo e repito. Imprudência, estupidez e no mínimo irresponsabilidade irem fazer uma caminhada para um local que não conhecem, perigoso, pior que tudo que é proibido fazer caminhadas sem prepararem e planearem o que estavam a fazer. De uma multa não se vão safar.

Em relação aos montanhistas também acho uma perfeita irresponsabilidade, não só colocaram a sua vida em perigo como a de outros.
Deviam-se ter informado das condições meteorológicas e não o fizeram.
Pelo que sei a serra do Geres é acidentada e perigosa ainda para mais nesta altura do ano, onde os Invernos costumam ser rigorosos por lá.
Que isto sirva de exemplo para os demais.

Mesmo tendo em conta que pode haver algum percalço ou azar, as caminhadas nestas serras têm que ser préviamente bem planeadas. Não estamos a falar de uma simples caminhada pelo bosque. As serras no Norte no geral e algumas no Centro são muito escarpadas, com muitos abismos ( alguns alucinantes, que se alguém puser o pé em falso não sobra nada para a amostra) e estão frequentemente sob condições climatéricas muito , muito adversas, mesmo no verão em muitas ocasiões. Ao contrário do que muitas vezes se tem ideia de que em Portugal não há montanha a sério, nada mais falso.

Eu próprio já fiz muitas vezes montanhismo no Gerês e noutras serras do Norte. O planeamento para uma caminhada tem que ser muito minucioso, quer ao nível de mantimentos, da nossa forma física ( tem que se estar muito bem preparado, para ninguém ter que nos levar às costas) e principalmente no acompanhamento da previsão meteorologica ( um grupo amador não se deve meter numa Serra como o Gerês , no inverno, nem com chuviscos, quanto mais com um temporal em aproximação, é de loucos) .

Mas como estava a dizer, damos tanta importância à previsão meteorologica, que já chegamos a ponderar o adiamento de uma caminhada na montanha apenas pela previsão de uma mera possibilidade de trovoada.

Infelizmente este ano já é a segunda vez que acontece. Mais do que a irresponsabilidade, estas situações evidenciam que parte da população não tem em conta as condições meteorológicas na preparação das suas actividades. E isso é o que mais me preocupa no meio disto tudo.

Infelizmente este ano já é a segunda vez que acontece. Mais do que a irresponsabilidade, estas situações evidenciam que parte da população não tem em conta as condições meteorológicas na preparação das suas actividades. E isso é o que mais me preocupa no meio disto tudo.

Tem existido montes de acidentes, também com turistas estrangeiros, no meu entender também um pouco devido a uma falta de cultura climatológica do publico em geral no que respeita ao verdadeiro clima português e dos seus reais riscos.
Já consultei sites de turismo com chamada publicidade enganosa, onde aparecem imagens de praias do mediterrâneo referentes a praias portuguesas. Todos sabemos que no periodo estival entre Maio e Outubro as praias mediterrâneas são mais que estáveis no que respeita a ondulação, temperaturas da agua do mar,etc, sabemos que em Portugal a coisa não é bem assim, aliás os riscos do nosso mar são tremendos, já assisti em praias da linha, onde os chamados "camones" tem atitudes totalmente irresponsáveis, mesmo quando o mar estar aparentemente calmo.
Esta falta de cultura climatológica acho que estende também as serras e lá está por vezes acontecem estes acidentes que são sempre de lamentar, mas no meu entender devem-se a uma percepção errada que muitas pessoas têm dos riscos clima português.

• Gosto
Reactions: TekClub e dahon
Tu não tens noção é do que dizes...felizmente que pertences a uma minoria que pensa assim. Esles que façam o que quiserem da vida deles, mas que não não incomodem terceiros com a sua irresponsabilidade e estupidez. A mania de de acharem que podem fazer o que bem lhes apetece sem arcarem com consequências e depois ainda há para-quedistas que batem palmas e apoiam estas situações como tu.

E para que não restam dúvidas eu sei o que se passou naquela situação e digo e repito. Imprudência, estupidez e no mínimo irresponsabilidade irem fazer uma caminhada para um local que não conhecem, perigoso, pior que tudo que é proibido fazer caminhadas sem prepararem e planearem o que estavam a fazer. De uma multa não se vão safar.
Não vamos a lado nenhum. Tu defendes uma coisa e eu defendo outra. Fiquemos por aqui.

Concordo, foi pura incúria e mau planeamento felizmente sem consequências mais graves, quando é um acidente , um infortúnio, algo inesperado, um azar, é uma coisa, agora isto aconteceu unica e exclusivamente por culpa deles. Em situações de mau tempo seja chuva, vento, nevoeiro, neve, frio , não se pode facilitar, eu por exemplo era para ter ido à Sanábria este fim de semana, mas atendendo às condições do tempo prefiro ir lá com tempo mais calmo e claro, boa visibilidade, acessos etc ...as coisas tem que ser bem planeadas, para não ocorrerem surpresas e situações destas, primeiro a segurança, e depois a neve ou aventura/passeios na montanha.

A serra do Gerês esconde muito perigos e até com bom tempo tem que se ter cuidado, quanto mais em situações como as do fim de semana passado..

• Gosto
Reactions: jonas_87 e TekClub
Estado
Fechado para novas mensagens.